“Sensei, o seu juramento é o meu juramento!”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 03/01/2020 06:23

CADERNO DAS DIVISÕES

Divisão dos Jovens se empenha em criar uma sociedade com mais esperança por meio do movimento #JuntosSomos100mil

Reprodução/Foto-RN176 Foto de desenho humano de ilustrativo Editora Brasil Seikyo – BSGI

A Convenção Mundial dos Jovens e o Brasil

No dia 27 de setembro, ocorreu a inédita Convenção Mundial dos Jovens, reunindo discípulos Ikeda do mundo inteiro com um único sentimento: herdar a missão de expandir o kosen-rufu mundial das mãos de Ikeda sensei e perpetuar o espírito do Mestre por todo futuro (veja reportagem nesta edição).

Para os jovens da BSGI, a convenção teve um significado ainda maior, pois o presidente Ikeda fundou, em sua primeira viagem para o mundo, o primeiro distrito fora do Japão: o Distrito Brasil. Naquele momento, Ikeda sensei lutava contra a doença e quase foi impedido de viajar ao Brasil. Ao ser questionado sobre o seu estado de saúde, afirmou:

Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. O senhor sabe perfeitamente que o maior objetivo desta viagem é a visita ao Brasil. Chegamos até aqui exatamente para isso. Não podemos desistir na metade do caminho. Houve alguma vez em que o presidente Toda recuou em meio a uma luta?! Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou. Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura pode haver nisso?! (Nova Revolução Humana, v. 1, p. 216)

Temos a oportunidade de conhecer o Budismo de Nichiren Daishonin, o orgulho de pertencer à Soka Gakkai e de transformar nossa realidade devido ao nobre juramento do presidente Ikeda feito ao seu mestre, não poupando a própria vida, para se encontrar com os membros no Brasil e assinalar uma nova era do kosen-rufu mundial. Quanta gratidão!

Na mensagem para a recente 46ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era, Ikeda sensei declarou:

A década entre o 90º e o 100º aniversário de fundação da Soka Gakkai é o período decisivo, de vitória ou de derrota, para se concretizar finalmente a transformação do destino da humanidade, mudando toda a espécie de “grande mal” em “grande bem”, e estabelecendo a comprovação crescente da vitória da revolução humana de cada pessoa. A Convenção Mundial dos Jovens vindoura será a partida esperançosa dessa longa e distante jornada de mestre e discípulo. (Brasil Seikyo, ed. 2.530, 5 set. 2020)

Hoje, vivemos outro momento ímpar da história do kosen-rufu: o primeiro ano da década que nos levará a 2030 — centenário da Soka Gakkai. Em uma realidade diferente de sessenta anos atrás, jovens do mundo inteiro estão se levantando pela “transformação do destino da humanidade”, cada qual em seu país, desafiando sua revolução humana e expandindo o ensinamento da dignidade da vida a todos ao seu redor.

No Brasil, estamos vivenciando uma realidade ainda mais desafiadora com a insistente pandemia do coronavírus, a crise econômica e as ações irrefreáveis no meio ambiente. É justamente neste contexto que bradamos ao Mestre: “Sensei, o seu juramento é o meu juramento!”. Basta que um único discípulo se levante! Em nosso país, 100 mil jovens se levantarão com esse mesmo sentimento! Vamos juntos fazer parte dessa história!

A canção Eterna Jornada com Sensei!

A Divisão dos Jovens do Brasil teve a grandiosa oportunidade de integrar a comissão que criou a nova canção dos jovens da SGI. A letra foi composta com base no romance Nova Revolução Humana, que conta toda a luta do presidente Ikeda em prol do grandioso ideal do kosen-rufu. Em seu prefácio, ele afirma: “Tenho pensado também que é preciso perpetuar o espírito de meu mestre para todo o futuro, deixando como herança o registro do ‘caminho do discípulo’ para todos os meus sucessores” (Brasil Seikyo, ed. 2.436, 22 set. 2018, p. A2).

Como primeira música a ser apresentada após a conclusão da Nova Revolução Humana, e considerando como eterna diretriz o “caminho do discípulo” eternizado pelo presidente Ikeda, ela foi escrita representando o juramento de luta de todos os jovens.

No início da canção, são citadas palavras do capítulo “Juramento Seigan” do volume 30: “Vamos partir juntos! Enquanto houver vida, vamos lutar!” (Let us Soar, You and I! Let us Strive as Long as We Live!), em que sensei clama aos jovens. Correspondendo a esse profundo sentimento do Mestre, expressa a determinação da vitória do discípulo em seu eterno avanço.

O tema da primeira estrofe foi inspirado no capítulo “Alvorecer” do volume 1. Há sessenta anos, Ikeda sensei registrou seu primeiro passo para desbravar o kosen-rufu mundial. Imaginamos a cena em que o Mestre parte para o mundo, onde inúmeros companheiros iluminados pelo sol do Budismo Nichiren transformam a tristeza em decisão, iniciando o grande drama do renascimento.

O tema da estrofe seguinte inspira-se novamente no capítulo “Juramento Seigan”. Os jovens emergidos da terra que foram chamados pelo Mestre fazem desabrochar em todas as partes do mundo as flores da diversidade, descrevendo sua atuação dinâmica como folhas verdes. Expressa a alegria do bailar no palco da missão como discípulos Ikeda e, firmando o juramento de mestre e discípulo, enfatiza a decisão de alçar voo rumo a um futuro de avanço e de conquistas.

No final de cada refrão, todos os discípulos do mundo bradam juntos “Sensei!” e, fazendo do juramento do Mestre o próprio juramento (cantado em inglês, expressando o idioma e a decisão comum a todos), decidem ter uma vida de vitórias.

A canção procura expressar e manifestar a gratidão dos membros Soka ao inabalável espírito de luta do presidente Ikeda durante esses sessenta anos. Portanto, ao cantar agora essa música em data tão significativa, estamos na verdade bradando o nosso indestrutível juramento de trilhar o caminho de unicidade de mestre e discípulo.

Brasil e Japão com um único coração

Nos dias 14 e 15 de setembro, representantes da Divisão dos Jovens tiveram a inédita oportunidade de realizar um intercâmbio com líderes da Soka Gakkai no Japão. Nesses diálogos, foi possível conhecer a luta de jovens que estão desafiando a dura realidade, como o desemprego e a doença, adaptando-se ao ambiente virtual com a forte decisão de avançar e vencer juntos com o Mestre. No Japão, os jovens estão focados na luta pelo shakubuku, entrando em contato com amigos, distribuindo cartões de incentivo, compartilhando as publicações de Ikeda sensei, com o forte sentimento de incentivar a pessoa que se encontra à sua frente.

Para esses jovens, o fato de estarmos enfrentando uma pandemia no ano em que se comemoram os noventa anos da Soka Gakkai possui um profundo significado, pois sinaliza o momento de travarmos uma luta ainda com mais determinação em prol do kosen-rufu. “Estamos desbravando um novo momento da história como pioneiros. Por isso, se houver a determinação de estar sempre com o Mestre, poderemos avançar sem falta”, assim incentivaram.

E no Brasil? A rede de esperança dos 100 mil jovens já começou!

Mais que nunca, a rede solidária de 100 mil jovens faz todo o sentido diante do cenário vivido hoje. Nosso país já perdeu mais de 130 mil pessoas para o Covid-19. Portanto, o sentimento é que cada um desses 100 mil jovens, cada qual em meio à sua realidade, possa se lançar a algo nobre e grandioso e fazer com que o “eu maior” se evidencie como verdadeiro sol a iluminar este país e o mundo. E isso começa com uma única pessoa. Começa comigo. Começa com você!

No posfácio da Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda afirma:

O ato de vencer resolutamente as intempéries do destino comprovará a justiça e a grandiosa força do budismo, possibilitando promover o avanço do kosen-rufu. Ou melhor, nascemos carregando sofrimentos e dificuldades nas costas exatamente com essa finalidade. Em outras palavras, o destino e a missão são os dois lados de uma mesma moeda. O destino se torna propriamente a nobre missão específica da pessoa. Por isso, quando vivemos pelo kosen-rufu, não há absolutamente nenhum destino que não possa ser transformado.

Além disso, no jornal Soka Shimpo de 16 de setembro, foi publicada a decisão da Divisão dos Jovens da BSGI rumo à Convenção Mundial dos Jovens e à vitória dos 100 mil na primeira página. E, manifestando imensa consideração, o presidente Ikeda colocou sua chancela pessoal, a chancela do leão, ao lado da decisão dos jovens brasileiros, demonstrando sua confiança e expectativa na vitória de todos. Maravilhoso, não é?

Por isso, convide e incentive um, dois, três amigos! E faça desse compromisso, o seu levantar enquanto jovem vitorioso e orgulhoso de ser discípulo do grande mestre, o presidente Ikeda!

#JuntosSomos100mil

Cadastre seu amigo em: https://extra2.bsgi.org.br/dj/geracao2030/organizacao/.

DÊ UM CHECK E POSTE NAS REDES

♦ Participei da Convenção Mundial dos Jovens

♦ Cantei a nova canção dos jovens Eterna Jornada com Sensei!

♦ Estou compartilhando incentivos com meus amigos

♦ Cadastrei alguns deles na rede #JuntosSomos100mil

♦ Tenho orgulho de fazer parte da Geração Seigan

@seigangeneration

#JuntosSomos100mil