ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/11/2022 11:11 ENCONTRO COM O MESTRE
Dr. Daisaku Ikeda
Neste Encontro com o Mestre, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, direciona seus incentivos para que nós, discípulos diretos, compreendamos os sofrimentos da vida como oportunidade para o desenvolvimento. Ele também incentiva as integrantes da Divisão Feminina e da Divisão Feminina de Jovens sobre a felicidade.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda discursa no Centro Soka da Divisão Feminina de Jovens, em Shinanomachi, Tóquio, próximo da sede da Soka Gakkai (Tóquio, jun. 2009). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS
Nós nascemos neste mundo como seres humanos. Esse fato é uma solene verdade. Quando pensamos em como viver daqui para a frente, isso pode até parecer um destino implacável.
Para que estou vivendo? De que forma posso ser feliz? Qual é o meio para vencer na vida? Como viver prazerosamente e sem remorsos?
Shakyamuni surgiu neste mundo e pregou o budismo para solucionar essas questões fundamentais da vida. Nichiren Daishonin, por sua vez, legou-nos solenemente o caminho correto que faz pulsar nossa vasta e ilimitada vida com abundante vitalidade e esperança em direção à conquista da felicidade.
O budismo e a prática da fé expõem a grandiosa filosofia que nos ensina como desfrutar uma juventude suprema e valorosa em nossa jornada da vida.
Já que nascemos neste mundo, devemos conquistar a felicidade. Não devemos, de forma alguma, ser derrotados pela infelicidade. Caso contrário, perderemos a capacidade de compreender o real propósito da vida. Por isso, devemos empreender uma luta para consagrar nossa própria vitória.
Eu também, como um ser humano independente em busca da alegria e da felicidade, superei as adversidades do meu destino infeliz, ultrapassei todas as intempéries sem recuar um passo sequer e conquistei a vitória chamada felicidade, adornando a estrada da minha juventude e a trajetória da minha vida com flores em plena exuberância.
Da mesma maneira, minhas amigas, quero ver em seus olhos o brilho da vitória conquistada com a beleza em seu rosto e em seu coração. Eis aqui o símbolo da nossa amizade.
A vida parece longa, mas é, na verdade, muito curta
A partir de agora e avançando pelos anos vindouros, vivam de forma íntegra embasadas [Integrantes da Divisão Feminina (DF) e Feminina de Jovens (DFJ)] na verdadeira Lei. Esse caminho é o budismo, e sua ação, a prática da fé. Seja qual for sua circunstância de vida ou posição social, uma vez que avançam passo a passo pelo grande caminho envidando contínuos esforços, serão condecoradas com uma felicidade tão radiante como o esplendor das joias ou do sol nascente. Este constituirá o novo mundo de felicidade que ninguém será capaz de tomar de vocês.
Ser famoso não significa ser feliz. Ter popularidade também não é sinônimo de felicidade. Por mais que alguém seja louvado ou tenha fortuna, não quer dizer que seja um indivíduo realmente feliz.
A verdadeira felicidade está no ato de desbravar as potencialidades da própria vida, ao mesmo tempo em que buscam fortalecer o elo com o sublime sangue vital que transmite a felicidade absoluta, eterna e indestrutível chamada Nam-myoho-renge-kyo, e que cintila nas profundezas de sua vida ainda em fase de aperfeiçoamento. Essa é a essência do budismo.
A vida é como uma batalha. Não sejam derrotados. E a prática da fé existe justamente para vocês serem vitoriosos. O budismo é, sobretudo, a lei para conquistar a vitória.
Para que se orgulhem da vitória em sua vida, trilhem pela estrada do kosen-rufu com passos ainda mais vigorosos, cumprindo as tarefas diárias de acordo com o ritmo do seu cotidiano. Nessa postura brilhará o mais nobre e grandioso espírito.
Não sejam arrastadas pelas ilusões. Jamais alcançarão a felicidade indo atrás de indivíduos que desconhecem a lei da verdadeira felicidade. Seguir o grandioso caminho do budismo legado solenemente por Nichiren Daishonin é a suprema rota para a felicidade. (…)
Um ponto decisivo da vida é a quem se aliar. (…) Aliem-se a Nichiren Daishonin, a suprema entidade do universo, para quem o ato é que decide fundamentalmente a caminhada pela vida.
Seja quem for o papai, a mamãe, os irmãos e as irmãs, somente poderão salvá-los se vocês próprias se tornarem budas. Edificarem a si mesmas como uma pessoa forte e feliz é a síntese do princípio Soka.
Muitas pessoas se iludem pensando que o casamento é sinônimo de felicidade. Não se casar também não é absolutamente uma infelicidade. O ato de descobrir a base da felicidade e de construir efetivamente a felicidade sobre essa base é a verdadeira felicidade.
Trabalhar por algo! Lutar por algum objetivo! Essa é a regra da história!
Um pássaro que não voa esquecerá como voar. Perderá as asas da felicidade e não conseguirá mais voar pelo vasto céu da felicidade. Um atleta olímpico que não treina, que não corre, não conseguirá vencer.
Uma pessoa estagnada, que não luta, não se move, não avança, será no final derrotada na vida.
Lutar por algo, avançar por algum objetivo — essa disposição é essencial para conquistar a felicidade.
A atitude de atuar desde a juventude em prol das pessoas e em prol da Lei Mística é o que fará de vocês pessoas grandiosas.
Como sua vida será extraordinária ao promoverem a própria revolução humana! Como é do conhecimento de vocês, minha esposa, que na época era responsável por um bloco, esteve presente na cerimônia de fundação da Divisão Feminina de Jovens. Foi aqui em Tóquio, palco principal de sua juventude, que ela empreendeu as atividades pelo kosen-rufu.
Na histórica Campanha de Fevereiro, do Distrito Kamata, minha esposa atuou com vivacidade em meio ao gélido vento, visitando as amigas para fazer shakubuku ou para incentivar as companheiras, mantendo no coração o orgulho de pertencer à Divisão Feminina de Jovens de Tóquio.
Como ela oferecia a casa para as reuniões, convidava seus superiores e colegas de trabalho para as palestras e tomava também a iniciativa de animar as atividades. Quase todas as noites, era ela quem recebia os participantes com um agradável sorriso no rosto. Era também sua função, como integrante da Divisão Feminina de Jovens, tratar com carinho e ler contos infantis para os filhos das senhoras que ali se reuniam.
Para cumprir o juramento feito ao presidente Tsunesaburo Makiguchi, proteger o presidente Josei Toda e não se importando se alguém a observava ou a elogiava, ela atuou com seriedade, perseverança e sinceridade, apoiando sua mãe, que era responsável pela Divisão Feminina de distrito, e incentivou seu pai, o qual era responsável pela comunidade. Ela relembra a juventude e diz que a época da Divisão Feminina de Jovens foi a mais inesquecível e a mais importante por ter criado nesse período a sólida base da prática da fé e de sua vida.
As amigas da minha esposa estão atuando em diversos países, entre os quais Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Inglaterra, França, Alemanha; nos da África, Coreia, Filipinas, Malásia, Singapura, Austrália; enfim, no mundo inteiro. Suas companheiras do mundo estão trilhando firmemente o caminho da felicidade absoluta.
Grandiosa Lei Mística que permeia o universo
Não há outro caminho a não ser este para a paz no século 21. Vamos caminhar juntos!
A felicidade não depende de posição social, de riqueza ou da condição de sua família. Como seria feliz se me tornasse assim ou assado, se agisse desta ou daquela forma, se tivesse isto ou aquilo… Isso não é o verdadeiro budismo.
Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei incentiva as integrantes da banda feminina da DFJ no Centro Cultural de Hong Kong (Kowloon, fev. 1988). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS
As palavras de Daishonin nos ensinam claramente: “O que importa é o coração”.1 O “coração” significa “prática da fé”, e a “prática da fé” é o requisito principal para a felicidade. Com base nesse requisito, é fundamental criar a felicidade em seu próprio ambiente, no local em que se encontram neste momento e do jeito que vocês são agora.
Oh! Minhas nobres jovens!
Sejam desbravadoras da vida!
Tornem-se grandiosas conquistadoras da felicidade!
Desviem os olhos dos prazeres fúteis, da vaidade
e da ociosidade!
Sigam na vanguarda rumo
à felicidade fundamental!
Nessa conduta, resplandecem os seres celestiais, os budas e os bodisatvas que hão de proteger sua vida no bailar corajoso, louvando-as plenamente, e de servi-las como guias na viagem para a felicidade.
Glória a todos os seus preciosos familiares!
Viva a Divisão Feminina
Viva a Divisão Feminina de Jovens da Soka Gakkai!
Leia o discurso na integra no Brasil Seikyo, ed. 1.604, 19 maio 2001, p. 3.
No topo: Presidente Ikeda discursa no Centro Soka da Divisão Feminina de Jovens, em Shinanomachi, Tóquio, próximo da sede da Soka Gakkai (Tóquio, jun. 2009)
Nota:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 214, 2017.