Ser invencível

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/05/2023 09:50                                                                        DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSG

Muitas pessoas, quando gostam de alguma coisa, logo correm para recomendá-la nas redes sociais. Livros são um dos itens comuns mais consumidos a partir de uma dica.

O Romance dos Três Reinos foi uma das obras indicadas por Josei Toda aos seus discípulos, incluindo o jovem Daisaku Ikeda. A canção Uma Estrela Cai ao Vento do Outono sobre a Planície de Wuzhang, que fala dos anos finais de Chuko K’ung-ming (Zhuge Liang), um dos protagonistas da história, era muito apreciada por Toda sensei.

Em uma ocasião, Ikeda sensei organizou uma apresentação dessa canção para a comemoração do Ano-Novo de 1953. Ao ouvir a música preparada pelos jovens, Josei Toda ficou tão tocado por ela que pediu para cantá-la seis vezes seguidas.

Toda sensei, emocionado, disse:

— Chuko K’ung-ming morre no fim. Esse verso é um canto de lamento pelo fracasso de sua missão. Sem dúvida, ele entrou para a história como um grande herói, mas mesmo assim fracasso é fracasso. Não posso me permitir falhar. Se a grande obra do kosen-rufu fracassar, o futuro da humanidade será profundamente obscuro.1

Ao ouvir essa explicação do seu mestre, Ikeda sensei registra:

Shin’ichi, portanto, estava determinado a jamais admitir a derrota ou o fracasso de nenhuma luta em prol do kosen-rufu. Ele tomou para si a decisão:

“Vou me tornar invencível. Até mesmo a menor derrota poderia obstruir o ideal do kosen-rufu do presidente Josei Toda. Um discípulo genuíno prossegue vencendo, haja o que houver!”.2

Para o presidente Josei Toda, Daisaku Ikeda é esse discípulo. Graças à luta de Ikeda sensei, entramos no significativo mês de maio com o orgulho de desfrutarmos uma organização humanística que pratica o Budismo Nichiren e está presente no mundo inteiro. O triunfo delineado pelo mestre e conquistado pelo discípulo.

Setenta anos depois desse episódio entre mestre e discípulo e entrando no quarto ciclo dos “Sete Sinos”, Ikeda sensei nos envia uma mensagem comemorativa do 3 de Maio (veja nesta edição) na qual clama:

Rumo a 2025, quinquagésimo aniversário de fundação da SGI, e a 2030, centenário da Soka Gakkai! Com o daimoku do rugido do leão, vamos extrair uma transbordante energia vital do sol nascente e, com harmonia e alegria, incentivar sinceramente a pessoa diante de si, bem como formar a relação dela com o budismo. Criemos, dessa forma, os verdadeiros companheiros, um após o outro, expandindo a rede solidária da paz e da felicidade.3

Assim como Ikeda sensei comprova essa unicidade com seu mestre, vamos nos tornar esses discípu­los invencíveis a garantir o fluxo da grande obra pela felicidade da humanidade, empenharmo-nos na criação de verdadeiros companheiros e então criar uma nova época do kosen-rufu do Brasil.

Ótima leitura!

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 20, p. 93, 2020.
  2. Ibidem.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.634,13 maio 2023, p. 3.