Sete países da UE pedem acordo com Mercosul

ROTANEWS176 E POR ESTADÃO CONTEÚDO 22/06/2019 10h23                                                                         Agências internacionais

 Dirigentes europeus, entre eles de Alemanha e Espanha, pedem conclusão de acordo ‘histórico’

 Os dirigentes de sete países europeus, entre eles Espanha e Alemanha, pediram a Bruxelas que conclua um “histórico” acordo comercial com o Mercosul, negociado desde 1999 e que, em sua reta final, enfrenta reservas dentro do bloco.

Reprodução/Foto-RN176 Foto: Reuters

“Temos uma oportunidade histórica, estratégica, para fechar um dos acordos mais importantes da política comercial comum europeia”, ressaltam em uma carta enviada na quinta-feira para o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, à qual a Agência France Presse teve acesso.

No momento em que as negociações parecem se aproximar do fim, o Executivo comunitário, encarregado de negociar em nome da União Europeia (UE), é alvo de uma campanha de pressão — tanto dos partidários do acordo quanto de seus críticos.

Dias atrás, em outra carta, os líderes da França, Irlanda, Bélgica e Polônia expressaram sua “profunda preocupação” sobre o impacto de um acordo na agricultura, um setor sensível que teme ser sacrificado em benefício da indústria.

“Ambas as partes devem estar dispostas a fazer algumas concessões finais para conseguir este acordo histórico”, respondem os presidentes de Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, Suécia, Letônia e República Checa.

Os dirigentes defendem que “o comércio é chave para o crescimento econômico e a criação de emprego na UE” e ressaltam os benefícios para a indústria de veículos e autopeças, de maquinário, produtos químicos e farmacêutica.

A Comissão Europeia confirmou a recepção de ambas as cartas.

Os chefes negociadores de ambos os blocos iniciaram ontem , em Bruxelas, discussões em nível técnico. Se houver avanço, o encontro levará a uma reunião de ministros na próxima semana, disse o comissário de Agricultura, Phil Hogan.

Segundo fontes ligadas à negociação, o encontro de ministros dos países do Mercosul com o irlandês Hogan e a comissária europeia do Comércio, a sueca Cecilia Malmström, será em Bruxelas, em 27 de junho.