Sikorsky é derrotada em apelação contra escolha do Bell V-280 Valor para o Exército dos EUA

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 09/04/2023 07:20                                                                                                      Por Ricardo Meier

Fabricante do helicóptero Defiant X havia entrado com recurso em dezembro após o governo selecionar o tilt-rotor da Bell para substituir os UH-60 Black Hawk no Exécito dos EUA.

 

Reprodução/Foto-RN176 O Defiant X utiliza a tecnologia X2 (Divulgação)

Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO), um órgão auditoria independente, negou um protesto feito pela Sikorsky contra a decisão do Exército dos EUA de selecionar a aeronave de rotores basculantes Bell V-280 Valor na concorrência FLRAA (Future Long-Range Assault Aircraft).

O anúncio do vencedor foi feito em dezembro de 2022, mas semanas depois a Sikorsky entrou com um recurso contra a decisão que desclassificou sua aeronave de rotores duplos coaxiais Defiant X.

Na época, não estava claro quais critérios técnicos haviam sido apontados para apontar o V-280 como vencedor, mas o relatório do GAO revelou que o Exército considerou o Defiant X “inaceitável” por conta de aspectos de engenharia e desenvolvimento.

Um dos requerimentos do programa é a velocidade de cruzeiro, que é maior no V-280 (547 km/h) que no Defiant X (426 km/h).

A aeronave da Bell é um “tilt-rotor” que se aproveita da experiência da fabricante com o modelo V-22 Osprey, em serviço nas forças armadas dos EUA desde os anos 90.

Já Sikorsky apostou numa nova tecnologia que une rotores coaxiais com uma hélice propulsora na cauda. A empresa disputa outra concorrência com a Bell, para um helicóptero de escolta para o Exército dos EUA, e também oferece um conceito similar

Reprodução/Foto-RN176 O V-280 Valor, vencedora da concorrência FLRAA para substituir o UH-60 Black Hawk (Bell)

“Continuamos confiantes de que a Lockheed Martin Sikorsky e a equipe da Boeing apresentaram a solução de aeronave de assalto de longo alcance futura mais capaz, acessível e de menor risco. Iremos rever a decisão do GAO e determinar os nossos próximos passos”, declarou o fabricante do Defiant X. Caso não aceite a decisão do GAO, a Sikorsky poderá levar o caso para um tribunal federal.

O programa FLRAA pretende substituir o helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk, que atualmente reúne mais de 2 mil aeronaves.