ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/04/2022 18:04
NOTÍCIAS / REDAÇÃO
Brasil Seikyo inicia série de publicações mostrando como integrantes das organizações de base da BSGI estão se empenhando para estudar e aplicar na própria vida o conteúdo do romance Nova Revolução Humana (NRH), de autoria do presidente Ikeda. Nesta edição, vamos saber como três organizações de São Paulo estão empreendendo essa iniciativa.
Reprodução/Foto-RN176 Integrantes do Distrito Castelo Brasil em reuniões de estudo realizado recentemente on-line – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, expressa:
Venho redigindo os romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana, as grandes epopeias do povo, como se fossem um diário de ouro compartilhado com todos os praticantes da Lei Mística. Portanto, esse diário não termina com o fim da publicação em série. [Continuaremos solenemente registrando nosso diário da canção triunfal da gloriosa vitória em nossa vida e na vida de outras pessoas com o tema “Juramento Seigan de Luta Conjunta de Mestre e Discípulo” por todo o futuro e por toda a eternidade. E bradaremos: “Que irradie brilhantemente a nossa revolução humana!”.]1
E, em sua série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, o vice-presidente da SGI, Hiromasa Ikeda, afirma:
A chave da vitória no futuro dependerá de como nos aprofundaremos e poremos em ação a Nova Revolução Humana na posição de discípulos, e de que maneira vamos incorporar e transmiti-la corretamente às gerações posteriores.
Com esse espírito e consciência, os membros da BSGI de diversas organizações estão se empenhando para promover encontros de estudo da obra, utilizando seu rico conteúdo para incentivar uns aos outros e promover o autoaprimoramento a partir da relação de mestre e discípulo Soka.
Ler com a própria vida
O Distrito Castelo Brasil fica na zona leste da capital paulista e iniciou o estudo pelo volume 30-I, durante o segundo semestre de 2021, com uma atividade mensal aberta a todos os membros. Os participantes se revezavam na leitura dos trechos publicados no Brasil Seikyo e um líder do distrito conduzia as reflexões. Neste ano, a atividade passou a ser quinzenal e os responsáveis pelas comunidades participam da coordenação do estudo também. Além disso, contam com o apoio de líderes de RM e acima.
Reprodução/Foto-RN176 Reunião do Distrito Castro Brasil em reuniões de estudo on-line realizado recentemente – Editora Brasil Seikyo – BSGI
A atividade é carinhosamente chamada de Encontro com o Mestre – Estudo e Reflexões sobre a NRH e, a cada realização, os participantes se sensibilizam com os episódios lidos, recordam-se dos momentos marcantes de sua prática budista e aprofundam a compreensão sobre a grandiosidade do Mestre.
Glaucia Pereira Yasuhara, responsável pela Divisão Feminina (DF) do distrito, compartilha: “Nosso sentimento é o de sintonizar cada vez mais nossa vida com a de Ikeda sensei, tendo contato com o romance, que conta com veracidade a história da profunda relação de mestre e discípulo. A cada encontro, percebo que os participantes sentem gratidão por todo o aprendizado que o presidente Ikeda nos proporciona com seu próprio exemplo e luta incansável pelo kosen-rufu”.
Criatividade e dedicação
Próximo à região em que foi proclamada a Independência do Brasil, no tradicional bairro do Ipiranga, os membros do Distrito Independência se dedicam a propagar os ideais humanísticos da SGI.
As atividades de estudo da NRH nessa organização tiveram início em maio de 2021. Antes disso, era promovido um curso de budismo todas as quartas-feiras, com os participantes bem animados e engajados. Nesse mesmo ritmo, começaram a estudar a NRH.
Nos primeiros encontros, duas pessoas se voluntariavam para coordenar as ações. Uma delas apresentava um resumo das duas partes publicadas no BS, e a outra, uma pesquisa com pontos complementares como a história das personalidades, locais, acontecimentos e outros pontos citados. Em seguida, todos dialogavam tecendo comentários sobre os trechos, fazendo perguntas e opinando, com apoio de um dos líderes da organização.
Reprodução/Foto-RN176 Membros do Distrito Independência em momento de estudo em on-line da Nova Revolução Humana – NRH – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Agora, eles estudam utilizando os livros da coleção da Nova Revolução Humana, dez páginas por semana, com mais tempo para o diálogo e cada um trazendo pontos de destaque.
“Atualmente, todos apresentam alguma pesquisa e, no diálogo, refletimos sobre as dificuldades enfrentadas e as realizações do presidente Ikeda para cumprir seu juramento pelo kosen-rufu. Com as contribuições dos participantes, incluindo indicações de músicas, imagens e histórias diversas, estimula-se o interesse dos presentes no aprofundamento dos conteúdos, sempre com base nos fundamentos do budismo”, comenta Tânia Gimenez Macul, responsável pela DF de bloco.
Beneficiar a todos
No Distrito Taipas, localizado na zona oeste de São Paulo, aliada ao estudo da NRH, outra iniciativa chama a atenção: um grupo de pesquisas se dedica a confeccionar um mapeamento da obra para facilitar o estudo de todas as pessoas.
Rosália Linares, que atualmente é vice-responsável pela DF da RM Jaraguá, deu essa sugestão quando ainda atuava no Distrito Taipas. Ela declara que começou a colecionar a NRH nessa época, adquirindo cada volume com muito custo, devido à situação financeira, mas sempre sentiu como era importante aquela leitura. Hoje, revela que conseguiu transformar as condições, pode até presentear as pessoas e já renovou toda a coleção com as últimas edições.
Reprodução/Foto-RN176 Participantes de atividade de estudo on-line do Distrito Taipas. – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Com o sentimento de incentivar o estudo da preciosa obra e após dialogar com outros membros, incluindo sua mãe, Maria de Fátima, propôs aos líderes dos níveis acima a composição do grupo. Com o apoio de todos, dialogou com os responsáveis pelo bloco e acima do distrito, incluindo os jovens, e colocaram a mão na massa. Dividiram-se para ler, estudar e registrar as informações de cada volume para disponibilizá-las futuramente para quem desejar realizar alguma pesquisa. Essa iniciativa visa ao próprio estudo por parte dos envolvidos, assim como ao encorajamento dos demais para que tenham contato com a Nova Revolução Humana e apliquem seu conteúdo de forma concreta na própria vida.
“Temos companheiros que comentam como esse estudo tem ajudado a ultrapassar os desafios da vida diária. Uma jovem utilizou um exemplo histórico citado na obra em um trabalho escolar e adorou. Cada encontro está sendo bacana porque as pessoas se conscientizam da importância da sua leitura e aplicação. Quando estamos na órbita do Mestre, a vida se transforma a nosso favor”, comenta Rosália. Ela complementa: “É um trabalho de formiguinha, mas percebemos o reflexo dele ao vermos como é maravilhoso podermos ajudar a levar a NRH às pessoas”.
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.434, 8 set. 2018, p. B3.
- IKEDA, Daisaku. Prefácio. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 7-8.