Soka Gakkai e a política: mobilizando transformações sociais a partir do indivíduo

ROTANEWS176 12/08/2023 13:25                                                                                                                            MATÉRIA DA DIVISÃO SÊNIOR

Reprodução/Foto-RN176 Desenho ilustrativo da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES

Caros amigos da Divisão Sênior!

Em meio à tempestade de desafios enfrentada pela sociedade contemporânea, a Soka Gakkai surge como um farol iluminando o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. No Budismo de Nichiren Daishonin, somos guiados para a grandiosa ideia de que a mudança social genuína se inicia com a mudança individual. Essa crença impulsiona nossa missão de transformar o mundo, começando pela profunda transformação do coração e da mente das pessoas.

Com a prática budista, cultivamos um grande apreço pela vida e pela dignidade humana. Esse discernimento não se limita aos aspectos pessoais, mas permeia todos os setores da vida, inclusive o político. A política, em sua essência, é o conjunto de regras que regem uma sociedade, uma comunidade ou uma coletividade. Portanto, deve ser vista como meio de alcançarmos nossa aspiração de construir uma sociedade harmoniosa, e não um fim em si mesma. Utilizada com retidão, a política pode ser uma ferramenta poderosa na edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, em vez de ser um instrumento para obtenção de poder, lucro ou dominação.

No capítulo “Contínuas Vitórias” da Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda apresenta uma perspectiva bastante ampla da política, do ponto de vista do princípio budista do “caminho do meio”, dizendo:

O caminho do meio não se refere a moderação política ou a atitude passiva diante da realidade da vida e do mundo. É um princípio universal que esclarece a visão correta da vida com base em três verdades (santai, em japonês) expostas no budismo: verdade da não substancialidade (kutai), verdade da existência temporária (ketai) e verdade do caminho do meio (chutai). (…) Essas três verdades revelam o aspecto verdadeiro da vida e foram desenvolvidas como a visão perfeita da vida no Budismo de Nichiren Daishonin, com base no Sutra do Lótus. O caminho do meio é um conceito que implica numa visão equilibrada dos aspectos espiritual e material, uma transcendência e conciliação dos extremos e de opiniões opostas.1

Ikeda sensei conclui:

A política baseada no caminho do meio não é uma política que ocupa uma posição neutra ou central entre governistas e oposicionistas, ou entre direitistas e esquerdistas. Não é também uma política que adota uma combinação dos aspectos positivos dessas posições. Está fundamentada na filosofia de vida do budismo e seu propósito é defender a dignidade da vida humana e promover a paz e a felicidade para as pessoas. Seu objetivo maior é beneficiar a população sem qualquer interesse político-partidário.2

A importância de uma política centrada em valores éticos e morais é primordial. Com base nesses princípios, os políticos devem ter como prioridade o bem-estar da sociedade, sem se concentrarem unicamente nos interesses de grupos ou indivíduos específicos. Cada decisão política tomada deve ser guiada pela capacidade deles de promover uma sociedade equilibrada e pacífica.

A concretização dessa visão não depende só dos políticos, mas também do cidadão consciente e em busca de autodesenvolvimento. O engajamento político como cidadão propicia melhores resultados sociais, pois uma população informada toma decisões mais benéficas para a sociedade. Por outro lado, a negligência política conduz à passividade gover-namental, frequentemente resultando em decisões não benéficas para o bem-estar coletivo. Além disso, na obra Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda orienta: “A atuação na política sem benevolência e distante dos anseios do povo não possibilita a realização do bem-estar social. Ficar somente lamentando essa situação não gera nenhuma mudança”.3

Em um diálogo com o ex-presidente da União Soviética antiga e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Mikhail Gorbachev, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, perguntou-lhe qual a atitude apropriada e o papel dos líderes políticos. Gorbachev respondeu:

Após um longo processo de evolução, a humanidade chegou à forma de governo chamada democracia com a finalidade de reconciliar os interesses de muitos indivíduos diferentes — pessoas de diversas culturas, religiões, idiomas, histórias, paixões, interesses e formas de pensamento — e uni-los. Mas hoje a democracia está sendo ameaçada. Não está claro por quais interesses os políticos, supostos representantes do povo, estão atuando ou para o bem de que pessoas eles estão utilizando a democracia. A única maneira de assegurar que os líderes políticos sigam a direção correta é o amadurecimento da sociedade civil. Se a humanidade se desenvolver ainda mais, podemos chegar a ponto de a própria sociedade civil, em vez dos políticos, realizar as funções do governo. O importante é elevar a consciência de cada cidadão. E devemos criar sociedades que respeitem as diferenças entre as pessoas e aceitem a diversidade, sociedades encontradas no diálogo.4

O compromisso da Soka Gakkai com a paz e a justiça social é demonstrado por sua ênfa-se na educação e no diálogo como meios para resolver conflitos e superar preconceitos. Valorizamos a promoção da paz, da cultura e da educação, o que reflete nossa visão para uma sociedade melhor. A prática do diálogo sincero e respeitoso serve para criar uma atmosfera de compreensão e cooperação essencial para a construção de uma sociedade justa. Esse é um ponto crucial e fica o questionamento individual: “Será que pratico o verdadeiro diálogo, com o desejo de ouvir e compreender o outro, ou pratico o diálogo somente para refutar ou impor uma opinião?”.

Reprodução/Foto –RN176 Niéliton no ambiente profissional – Foto: Arquivo pessoal

Dedicando-nos à transformação individual e social, derrubamos as barreiras que separam as pessoas e promovemos uma cultura de paz e de respeito mútuo. Estamos incentivando a criação de uma sociedade em que as pessoas possam florescer e alcançar a felicidade. Essa é a maneira pela qual a Soka Gakkai contribui para a pacificação e o equilíbrio da sociedade, mesmo diante das turbulências e mudanças sociais.

No livro Valores Humanos num Mundo em Mutação, o presidente Ikeda observa: “Em nossa visão budista, a realização desse autoaperfeiçoamento interior imensamente difícil será conseguida pelo que chamamos de revolução humana”.5

Essa visão fundamenta nossa abordagem humanística norteia também nossa atuação política como membros da Soka Gakkai. Em nossa trajetória, nós temos o potencial para causar um impacto significativo, inclusive os componentes da Divisão Sênior (DS) cujo compromisso é ainda mais direto. Pela transformação individual — a revolução humana —, desencadeamos ondas de mudança que reverberam por toda a sociedade. Isso exalta nosso potencial ilimitado e nos possibilita avançar o humanismo, transformando cada vez mais o mundo, bem como a mente e o coração das pessoas.

Nessa perspectiva, assumimos a responsabilidade de ser cidadãos engajados, infundindo o humanismo em todas as dimensões da vida. A participação ativa como cidadão não é apenas uma escolha, mas um compromisso vital com a transformação da sociedade. Cada um de nós, ao acolher a prática budista e a atuação social consciente, pode se tornar um agente efetivo de mudança.

Estamos destinados a nos envolver na sociedade e na política de maneira consciente e alinhada aos nossos princípios éticos e morais, contribuindo assim para a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, que valoriza a vida e a dignidade de todos os seres humanos.
Reflexão sobre a matéria

Estamos vivenciando momentos desafiadores e, como integrantes da Divisão Sênior com nosso novo levantar, vamos juntos reverberar a esperança para a construção de uma sociedade mais justa e feliz. Assumirmos o importante papel de nos fortalecer em primeiro lugar, vamos crescer e nos desenvolver como excelente cidadão com perseverança, sem jamais desistirmos, alicerçados no avanço contínuo de “Josho”. Certamente alcançaremos a felicidade permeando um mundo cada vez melhor ao nosso redor.

O ponto essencial é promovermos a reforma do ser humano. E tudo começa comigo e começa agora, neste momento (niji), pois minha transformação refletirá na mudança em todos os campos da sociedade. Cultivando a natureza de buda, tendo a fé como eixo fundamental e fonte de energia, demonstremos a benevolência em nosso cotidiano, irradiando empatia que emana da própria revolução humana.

Compartilho uma passagem de uma orientação de Ikeda sensei:

Sua revolução humana é como empreender o movimento pelo kosen-rufu no microcosmo do próprio mundo interior. Quando várias pessoas buscarem a revolução humana, poderão propagar o kosen-rufu em toda a sociedade. Em outras palavras, o kosen-rufu avançará na mesma medida em que vocês avançarem na própria revolução humana. Simultaneamente, quando deixarem de lado seus interesses egoísticos e se devotarem ao kosen-rufu, um movimento que existe para conduzir as pessoas à felicidade, sua revolução humana também progredirá. É dessa forma que os dois estão intimamente relacionados.6

Reprodução/Foto –RN176 Niéliton com sua família – Foto: Arquivo pessoal

Vamos continuar nossa jornada expandindo o brilho da vitória na família, na organização e cada vez mais alçando a condição como pilar da sociedade!

Muito obrigado!

Takao Sakamoto, vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Vitória absoluta – DS de comprovação

Meu contato com o budismo começou em 1992, aos 19 anos, e foi um divisor de águas em minha vida. Nesse ano, enfrentei uma das maiores tristezas: a perda do meu pai. Porém, essa dor aguda e profunda trouxe consigo uma força inesperada, a fé budista, com a qual consegui enfrentar e superar os desafios da vida. Assim começa minha relação com a Soka Gakkai. Perdi meu pai, contudo, encontrei meu mestre da vida, Daisaku Ikeda.

Em 1995, assumi a função de integrante do Departamento de Relações Públicas da BSGI. Como membro desse departamento, meu foco sempre foi estabelecer relações positivas com o poder público, o Congresso Nacional, os organismos internacionais e a coletividade. Tenho orgulho do trabalho que realizamos, abrindo portas para o diálogo e a cooperação, ressaltando o valor da tolerância e da compreensão mútua.

Minha carreira na área de tecnologia sempre esteve interligada com minha fé, pois, mesmo enfrentando inúmeras adversidades, consegui alcançar vitórias significativas. Por mais de trinta anos, a tecnologia da informação foi minha arena. Meu foco sempre foi atuar de maneira estratégica em órgãos federais, com especial atenção para as políticas públicas da educação, área de tão grande relevância para todos nós. Hoje, meu papel como coordenador de Soluções Digitais no Centro de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) me proporciona a oportunidade de aprimorar a gestão pública brasileira, ao implementar projetos que têm o potencial de transformar a vida dos cidadãos dos municípios e estados brasileiros.

A participação política, para mim, vai além de um direito, é um dever, uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade justa e equilibrada. E acredito que os princípios da Soka Gakkai, norteados pelo nosso mestre, Daisaku Ikeda, que enfatizam o valor inestimável de cada vida e a capacidade de cada pessoa de fazer o bem, têm muito a dizer sobre como a política deve ser conduzida. Essa é a minha missão, assim como meu compromisso.

Niéliton Leite Gomes, responsável pela Sub. DF e coordenador do Grupo Alvorada da CRE Oeste.

Saiba mais

Significado de “três verdades” (jap. santai): A verdade da não substancialidade, a verdade da existência temporária e a verdade do caminho do meio. Três aspectos da verdade formuladas por Tiantai. A verdade da não substancialidade indica que todos os fenômenos carecem de substância e se encontram num estado que transcende os conceitos de existência e não existência. A verdade da existência temporária significa que, apesar de carecerem de substância por natureza, todas as coisas possuem uma realidade transitória que está em constante fluxo ou mudança. A verdade do caminho do meio ensina que todos os fenômenos são não substanciais e temporários; porém, em essência, não são nem um nem outro.

Ilustração: GETTY IMAGES


Fotos:
 Arquivo pessoal

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 11, p. 190, 2020.
  2. Ibidem, p. 191.
  3. Ibidem, v. 6, p. 146.
  4. Brasil Seikyo, ed. 1.710, 9 ago. 2003, p. A3.
  5. IKEDA, Daisaku; BRYAN, Wilson. Valores Humanos num Mundo em Mutação. Em um Diálogo sobre o Papel Social da Religião. Rio de Janeiro e São Paulo: Editora Record, 1999. p. 92.
  6. Brasil Seikyo, ed. 1.496, 20 fev. 1999, p. 3.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO