ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 05/09/2020 12:12
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Não parece incompatível o gesto de oferecer mais ao outro justamente quando você mais precisa? O movimento natural das coisas não seria querer guardar mais para si, sem saber o dia de amanhã? Normalmente as pessoas associam o ato de doar ao fato de ter condições favoráveis para tal. O próprio movimento demonstrado pela sociedade diante da atual pandemia e também o que vivemos dentro da BSGI nos provam o contrário. E o budismo explica como a compaixão, mesmo quando se está em condições desfavoráveis, pode se converter em benefício para si mesmo.
Ikeda sensei desvenda brilhantemente como isso acontece por meio de uma analogia: quando comemos, nosso organismo digere os alimentos e os absorve ou os transforma em energia. Se nossa digestão não estiver adequada, certos alimentos podem até nos fazer mal. Mas, se nosso organismo estiver funcionando plenamente, tudo o que comermos será absorvido ou descartado da forma correta. Dos “dez mundos”, o mundo dos budas (que corresponde ao estado de buda) é como o sistema digestório e os outros nove são como os alimentos. Quando o mundo dos budas está ativo em nós, mesmo as dificuldades dos mundos do inferno, dos espíritos famintos ou dos animais podem ser transformadas em causas para maior desenvolvimento. Essas experiências não nos enfraquecerão, ao contrário, nos fortalecerão. No livro Vida, um Enigma, uma Joia Preciosa, o Mestre afirma:
Quando uma pessoa direciona sua vida com base no estado de buda, ela é capaz de realizar mais do que apenas enfrentar sofrimentos. As experiências nos estados de vida mais baixos tornam-se oportunidades para o crescimento. A dor e a tristeza transformam-se em fontes de solidariedade e compaixão para com as outras pessoas, pois, em análise final, somente aqueles que sofreram podem de fato compreender as angústias do outro. (p. 190)
Este editorial o convida a aprender mais sobre o espírito de doação, que compreende, inclusive, o ato do Kofu, dentro da Soka Gakkai. Leia o Especial desta edição.
Tudo o que fizer a partir da condição de buda é impulso para a sua revolução humana.
Ótima leitura!