Somos pessoas afortunadas

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 15/02/2020 12:20

Capítulo “Frescor”, volume 29

Caderno Nova Revolução Humana

PARTE 35

Os Kaneki se preocupavam sempre primeiro com os membros, mais que consigo próprio. Para oferecer sua residência como local de diversas reuniões, o casal se mudou para uma casa próxima à estação de trem, apenas para que todos conseguissem chegar com maior facilidade. Às vezes, ao observar os membros da Soka Gakkai que promoviam atividades na cidade de Aomori e tinham de retornar à noite de trem, o casal os acolhia em sua residência dizendo: “Como está frio, espere aqui em casa o trem chegar”. Então lhes oferecia sopa quente e bolinhos de arroz.

Quando tomava conhecimento de alguém passando por dificuldades, prontamente o visitava para encorajá-lo. Com frequência, Tadashi Kaneki dizia: “Os membros são todos nobres missionários do Buda e valiosos tesouros. É imperdoável que todas as pessoas, sem exceção, não se tornem felizes”.

Nas montanhas e na zona rural de Aomori, após uma visita familiar, a próxima residência a ser visitada comumente ficava a uma distância de um a dois quilômetros. O casal caminhava bravamente em meio a fortes ventanias capazes de varrer até mesmo a neve acumulada no chão. Manifestando a “teimosia” (em dialeto típico da região) característica de Aomori, lutara de corpo e alma, com forte paixão.

Os Kaneki desbravaram o kosen-rufu do grande solo de Aomori se incentivando: “O caminho do kosen-rufu se abrirá à medida que conseguirmos andar. As flores de ‘valores humanos’ desabrocharão dependendo de quantas pessoas incentivarmos. A boa sorte se acumulará conforme nos movimentarmos”.

Com emoção, Shin’ichi afirmou:

— Já se passaram vinte anos desde a fundação do Distrito Aomori. O progresso do kosen-rufu de Aomori nesse período salta aos olhos. Isso é devido à presença de pessoas, como o casal Kaneki, que se empenharam com afinco, dedicando-se pensando unicamente no kosen-rufu. Sem essa decisão e ação, não há avanço do kosen-rufu. A Soka Gakkai entrará a partir de agora na etapa de conclusão do kosen-rufu. Equivale dizer que chegou a época da região de Toho- ku, aquela em que resplandece o “espírito teimoso” de Aomori, cujas pessoas jamais distorcem sua convicção, independentemente das circunstâncias, e continuam avançando a passos concretos.

Parte 36

No dia 15 de janeiro, cerca de 50 centímetros de neve se acumulavam na cidade de Aomori. Era o “Dia da Maioridade”, data bastante festiva. No Centro Cultural de Aomori, estava prevista a realização da reunião de orientação, comemorativa do início da primavera a partir das 13h30.

Em meio ao clima em que ora a neve cessava, mas logo continuava com pequenas nevascas, os participantes se reuniram com espírito exultante com a alegria estampada no rosto.

Antes da reunião, Shin’ichi Yamamoto tirou foto comemorativa com os jovens que recebiam a maioridade com o sentimento de felicitar a todos. Alguns jovens usando quimono e outros com roupas sociais estavam repletos de frescor. Havia inclusive jovens alunos da Universidade Soka que, ao tomarem conhecimento da visita de Shin’ichi a Aomori, viajaram de Tóquio até o local.

— Parabéns! Sejam muito bem-vindos. Fico muito feliz. Vocês são a minha esperança, e a esperança da Soka Gakkai. Para o bem de vocês, abrirei o caminho sem poupar minha própria vida. Vamos nos encontrar daqui a dez anos. Não, em cinco anos, pois daqui a dez anos está muito longe. Venham até mim, sem se esquecerem. Tenham boa disposição! Conto com vocês!

Observando os jovens, ele pensou: “Todos estão com um brilho reluzente. Eles possuem um enorme potencial. Se cultivarmos esses jovens, o futuro de Aomori se abrirá maravilhosamente. Gostaria que se dedicassem muito com o poder de perseverança. Sem árduos esforços, não há o fortalecimento deles nem compreenderão o sofrimento das pessoas. Quero que elevem cada vez mais a grande paixão pelo kosen-rufu. Se eles próprios não tiverem paixão, não conseguirão aquecer o coração dos companheiros. Não dissolverão a espessa camada de neve dos sofrimentos.

Além da foto comemorativa com os membros que alcançavam a maioridade, Shin’ichi também tirou uma foto com os jovens das comissões.

— Os pais e as mães de vocês, que são membros pioneiros, realizaram uma luta séria de vitória ou derrota. No início, mesmo sem um único simpatizante ao redor, em um ambiente de ostracismo no vilarejo, promoveram o shakubuku corajosamente, sem se importar com o que faziam. O caminho do kosen-rufu é sempre de rigorosas nevascas. Porém, não há outra forma senão avançar e superar tais adversidades. Os campos do kosen-rufu só podem ser abertos se vocês herdarem essa decisão e ação.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.