ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/10/2020 18:01
INCENTIVO DO LIDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. (…) Houve alguma vez que o presidente Toda recuou em meio a uma luta? Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou! Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! (Nova Revolução Humana, cap. “Raios Benevolentes”, p. 216)
Não há como não nos emocionarmos ao relermos o capítulo “Raios Benevolentes”, do volume 1, da Nova Revolução Humana! Em especial, nós, do Brasil, nos sentimos completamente envolvidos com a firme coragem e extrema benevolência do presidente Ikeda que, mesmo enfermo, seguiu firme em sua decisão de vir ao encontro dos membros brasileiros. Eis aqui uma profunda reflexão que nos permite questionar até onde vai nossa determinação de buscar um objetivo.
“Contudo, eu irei.” Que inabalável convicção, não é mesmo? Trazendo isso para nossa vida, podemos nos perguntar: “Será que conseguimos manifestar essa força?”. Naquela época, o presidente Ikeda tinha apenas 32 anos, ou seja, a idade de muitos de nós da Divisão dos Jovens.
Para nós, jovens, tão idealizadores e ao mesmo tempo tão imediatistas, será que conseguimos manifestar, cultivar e manter tamanha decisão mesmo diante de diferentes obstáculos, ou sucumbimos e nos deixamos levar pelas circunstâncias externas? Na verdade, mais que uma simples decisão, esse é o próprio juramento seigan de corresponder ao Mestre. E esse juramento é que deve nortear nossa atuação em prol do grande ideal do kosen-rufu. Ao seguirmos pelo caminho da unicidade de mestre e discípulo, o avanço é certo! Quando a base é profunda, e o propósito, grandioso, a vitória é absoluta!
É lógico que não é algo fácil ou imposto. Por diversas vezes, também já me deparei com muitas questões cruciais. Nosso intenso cotidiano, com os desafios pessoais e profissionais, acabam por esgotar nosso corpo físico e até nossa saúde mental. Mas, revitalizados com a prática do daimoku e com as orientações do sensei, conseguimos dar um passo a mais, seja para fazer uma visita ou participar de uma reunião, ir ao encontro de um amigo, ler um trecho do Gosho ou desafiar um pouco mais na recitação de daimoku. Ao nos lembrar do Mestre, sempre temos a certeza do caminho a seguir, por mais que a decisão seja árdua e desafiadora. A verdade é que vencer a nós mesmos é o que nos possibilita vivenciar grandiosas oportunidades e nos fortalecer cada vez mais como seres humanos.
Seigan é algo realmente muito profundo, pois mexe e provoca, em primeiro lugar, nossa própria vida. Uma vez que temos a missão de levar esperança e felicidade para as pessoas com a ação benevolente do shakubuku, compreendemos que esse é exatamente o único meio de fazer pulsar em nossa vida o estado de buda. Dessa maneira, conseguimos “tocar” o estado de buda de outras pessoas. Foi com essa corajosa decisão que o jovem presidente Ikeda, em 1960, cumpriu seu juramento feito a Toda sensei de semear o Budismo Nichiren no mundo. Aqui no Brasil, por meio dos veteranos, surgiu uma grande correnteza, e hoje estamos caminhando para a consolidação de 100 mil jovens até o dia 18 de novembro, e 200 mil jovens até 2030.
Ikeda sensei diz: “A vitória e a felicidade podem ser conquistadas pela maneira com que se assume a decisão em seu coração. A história é testemunha dessa verdade” (RDez, ed. 111, mar. 2011, p. 8). Ele ainda afirma:
O dia de hoje nunca mais voltará. Por isso, precisamos vencer energicamente cada dia com o espírito do rei leão. Passado é passado. Por isso, não importando o que tenha sido até agora, vivam do presente para o futuro abrindo caminhos de avanço e de progresso. Daí se inicia a verdadeira história da revolução humana. (Brasil Seikyo, ed. 2.158, 1º dez. 2012, p. A2)
Com coragem e união, vamos expandir a rede de solidariedade Soka e a firme aliança da juventude vitoriosa no Brasil!
Anderson Yoshikawa
Coordenador da Divisão dos Jovens