Steak Tartar – uma delícia e fácil de fazer

ROTANEWS176 E POR RECEITA  27/09/2018 16:32                                                                                              Chef Márcio Valenti

Chef Márcio Valenti mostra todas as dicas e como fazer esse prato delicioso

A receita de hoje vai dividir as opiniões… tem gente que adora o Steak Tartar, mas também tem a turminha que não gosta de comer carne crua. Porém, eu não poderia deixar de mostrar como preparar este prato tão saboroso e fácil de fazer.

Reprodução/Foto-RN176 Steak Tartar

Steak Tartar é de origem alemã, porém se difundiu na França. Uma das versões mais populares é que a receita foi criada pelos Tártaros, um povo bárbaro, onde eles transportavam a carne do animal já limpa em baixo das selas de seus cavalos, para amaciar a carne e quando consumiam, tinha uma textura similar à carne picada na ponta da faca.

Veja também: Chesse Steak de Bombom de Alcatra

E como estou sempre buscando novidades e sabores, resolvi fazer o Steak Tartar com carne de Dry Aged, maturada por 60 dias. O Dry aged é um processo de maturação a seco, onde a carne ao entrar neste processo, as enzimas consomem as fibras e tornam a carne super macia e com um sabor específico que se assemelha à amendoas e blue cheese.

Aqui algumas dicas para fazer o Steak Tartar perfeito:

1 – Use sempre carne bovina de qualidade – No meu caso estou usando uma parte do contra filé (ancho) maturado.
2 – A carne deve ser sempre picada em pequenos cubos, e não moída. A carne moída forma uma pasta e prejudica a textura
3 – Use sempre temperos que não abafem o sabor da carne. No meu caso usei Azeite, Cebola Roxa, Cebolinha, Coentro, Salsinha e Mostarda Dijon.
4 – Sempre prepare logo antes de servir, pois a carne escurece após certo tempo e o visual fica feio.