Temer se preocupa com impacto econômico de Carne Fraca

ROTANEWS176 E BLOG DE KENNEDY 17/03/2017 21:18

Investigações podem trazer danos domésticos e internacionais

KENNEDY ALENCAR 
BRASÍLIA

O presidente Michel Temer está preocupado com o impacto econômico, doméstico e internacional da Operação Carne Fraca, que investiga venda de carne imprópria para consumo.

Essas investigações podem afetar as exportações e as negociações para um acordo comercial entre o Brasil e a União Europeia. O setor tem uma enorme cadeia produtiva no país.

Ou seja, uma grave crise dos grandes frigoríficos pode aumentar o desemprego e criar mais dificuldades para uma recuperação econômica, que já tem se mostrado muito lenta.

Outra preocupação de Temer é punir quem vendeu produto inadequado para consumo. São revelações graves que atingem funcionários públicos, políticos e executivos de grandes empresas.

Desafios da Lava Jato

Após três anos, as investigações passaram a ser questionadas por diversos políticos. No começo, o PT sofreu mais do que outros partidos e perdeu a Presidência, entre outros motivos, pelo desgaste com a revelação da corrupção na Petrobras.

Agora, a Lava Jato obteve informações que comprometem figuras das cúpulas do PSDB e do PMDB, os dois principais partidos que apoiam o governo Temer. Esse grupo político tem maior capacidade de articulação e de resistência do que o PT.

Há uma tentativa de aprovar a anistia ao caixa 2 para tentar estender o perdão a crimes investigados pela Lava Jato. Evitar um acordão e punições seletivas são o maior desafio da Lava Jato.