Ter e ser um bom amigo

ROTANEWS176 14/09/2024 12:55                                                                                                                          JUVENTUDE SOKA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustração  da matéria – Getty Images.

REDAÇÃO

Encontramos no livro Budismo de Harmonia e Esperança1 uma explicação de Ikeda sensei sobre o termo “bons amigos”. Ele afirma:

O termo budista chishiki (de zen-chishiki, traduzido como “bom amigo”) é a tradução para o chinês da palavra original mitra em sânscrito. A palavra chishiki significa “sabedoria”, porém, em sânscrito, esse termo mitra possuía o significado de “pessoa amiga”.

Portanto, zen-chishiki (“bons amigos”) indica as pessoas que nos direcionam para o ensinamento do Budismo Nichiren. Elas abrangem um bom mestre e bons companheiros de prática.

Em tempos conturbados, dialogar com quem confiamos, tanto nos bons momentos quanto nos ruins, cria uma onda de felicidade. Muitos já devem ter ouvido falar da pesquisa feita pela Universidade Harvard sobre o assunto. Essa pesquisa teve início em 1937 e monitora a vida de voluntários, além do questionamento: “O que faz uma pessoa ser saudável? O resultado é surpreendente: O fator que mais influi no nível de saúde das pessoas não é a riqueza, a genética, a rotina nem a alimentação e sim os amigos”.2

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Foto colaboração local

Ikeda sensei, ao ser questionado sobre a importância da amizade, direciona:

Se sempre forem sinceros com os outros, naturalmente ficarão cercados de bons amigos. E, entre essas pessoas, criarão uma amizade que durará a vida inteira e será tão forte e inabalável como uma enorme árvore. Não sejam impacientes. Por favor, em primeiro lugar empenhem-se em desenvolver a si próprios e tenham certeza de que um número infinito de maravilhosos encontros os aguarda.3

Acompanhe, nesta edição, o movimento da Juventude Soka nas organizações de base, aplicação prática do significado de “bons amigos”, como também o ímpeto de jamais desistir.

No topo: Getty Images.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Avançando com Nossos Companheiros do Mundo Todo — A Soka Gakkai é o Encontro de “Bons Amigos”. Budismo de Harmoniae Esperança: Rumo à Era do Humanismo. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024.
  2. Disponível em: https://news.harvard.edu/gazette/story/2017/04/over-nearly-80-years-harvard-study-has-been-showing-how-to-live-a-healthy-and-happy-life/. Acesso em: 4 set. 2024.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.144, 18 ago. 2012, p. D2.

Leia mais

Poema de Ikeda sensei sobre bons amigos no Brasil Seikyo, ed. 2.251, 15 nov. 2014, p. B1. Acesse clicando aqui. 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de  ilustração  da matéria – Foto colaboração local

A força dos jovens

Sou Vinícius Faustino e atuo como responsável pelo bloco. com o objetivo de dar continuidade à luta empreendida na convenção da Juventude Soka, realizamos o primeiro encontro esportivo do Distrito Paranaguá, Sub. Penha-Ermelino, comemorativo do mês de agosto, com apoio de toda a organização.

Escolhemos o dia 24 de agosto para promover nossa reunião de palestra. A atividade foi dividida em duas partes: na primeira, gongyodaimoku e matéria do mês; na sequência, futebol, dança e vôlei com a participação de todas as divisões e grande comparecimento de convidados.

A Divisão dos Jovens da sub. Madureira, CRO, realizou a segunda edição das Olimpíadas da Divisão dos Jovens (DJ) da Sub Madureira, em 1o de setembro. Essa atividade serviu como mais uma oportunidade de fortalecer a união e a determinação dos integrantes da organização. O encontro contou com a participação de cerca de 113 membros e convidados, os quais competiram em diversas modalidades, como futebol, dança, jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, entre outras, promovendo a integração entre os jovens, estreitando os laços de amizade e inspirando a todos.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Foto colaboração local

“Nós, integrantes da Divisão dos Jovens da Comunidade Vila brasil nos reunimos em julho para pensar, elaborar e promover uma reunião de palestra que unisse a tradição da Gakkai. confeccionamos enfeites, lembrando-nos da luta que nossos pais faziam quando éramos da Divisão dos Estudantes, e incorporamos a inovação da Juventude Soka — o shikai [apresentador], por exemplo, foi sorteado na hora da atividade. Nós nos encontramos três vezes on-line para recitar daimoku e planejar a reunião; além do encontro para produzir os enfeites. As outras divisões deram total apoio e tivemos um encontro repleto de diálogo, alegria, esperança e vitórias”, compartilha Kaynan Juan Pereira Oliveira, responsável pelo Distrito Imbaçal, cclP.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO