“Ter esperança, pois ‘O inverno nunca falha em se tornar primavera’’’

ROTANEWS176 10/05/2025 11:30                                                                                                                              MATÉRIA DA DIVISÃO FEMININA

Matéria para os encontros comemorativos dos 74 anos da Divisão Feminina

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria

Querida amiga,

Esperamos sinceramente que você esteja muito bem!

Nos últimos anos, especialmente após o período de pandemia, o isolamento social e tantas mudanças, temos ouvido e sentido, ainda com mais profundidade, quanto é essencial manifestarmos esperança diariamente e nos reconectar. Mais que nunca, precisamos ser faróis que iluminam e inspiram nossos familiares e amigos a manter viva a chama da esperança.

Como nos ensina Ikeda sensei, “A esperança é o comandante que conduz a vida para a vitória. É uma arma secreta, a mais poderosa do arsenal da vida humana”.1

Com alegria e gratidão, vamos comemorar os 74 anos de fundação da amada Divisão Feminina (DF) no próximo mês de junho. Nosso desejo é que nossas companheiras possam realizar encontros inspiradores, que façam o coração se encher de esperança e de renovada decisão.

Para isso, com base no tema “Ter Esperança, pois ‘O inverno nunca falha em se tornar primavera’”, nós, da liderança da divi-são, promovemos um diálogo para ser utilizado nos encontros; ou, com base no tema sugerido, cada qual fique à vontade ao elaborar a matéria da atividade comemorativa de sua localidade.

Participaram do diálogo as líderes da Divisão Feminina da BSGI: Selma Inoguti, coordenadora; Meiry Hirano, coordenadora-geral; Jeni Ikeda e Sueli Ogawa, consultoras; Célia Oda, Cláudia Nakamassu e Márcia Carvalho; vice-coordenadoras; e Renata Nakamatsu, secretária.

Renata Nakamatsu: Márcia, como a rede de solidariedade das mulheres Soka pode contribuir para a superação dos desafios individuais e para a transformação de vida das integrantes da Divisão Feminina e suas amigas?

Márcia Carvalho: Fazemos parte de uma extraordinária e grandiosa rede solidária de mulheres que praticam o Budismo Nichiren na Soka Gakkai. Nossa relação com as amigas e pessoas que estão à nossa volta nos permite manifestar o que há de melhor em cada uma de nós. Por exemplo, temos amigas que, em meio a várias dificuldades, superaram a doença, e essa vitória nos inspira a vencer também. Outras compartilharam seus sofrimentos e orando juntas conseguiram extrair o máximo potencial inerente à própria vida e, assim, elevar sua condição de vida. Isso nada mais é que a força do encorajamento das integrantes da Divisão Feminina (DF), as quais conduzem as amigas e companheiras à primorosa transformação de vida chamada “revolução humana”.

Ikeda sensei reforça:

Vocês, mulheres Soka, avançam sem interrupção rumo ao grandioso objetivo chamado kosen-rufu unidas pelo princípio de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), formando a mais bela e esplêndida rede de mulheres — nada é mais caloroso e tão admirável.2


Renata:
 Célia, como a prática budista transforma as dificuldades em oportunidades de crescimento e de inspiração?

Célia Oda: “Persistência é a fonte original da força que realiza grandiosos feitos.”

Essa frase do escritor francês Balzac, Ikeda sensei cita em uma de suas orientações, enfatizando a importância de termos perseverança diante dos desafios. Porém, muitas vezes nos perguntamos: “Por que tantas dificuldades?”.

Nosso mestre responde:

Porque ao superá-las, transmitimos esperança e coragem a quem está lutando neste mundo conturbado; é como se disséssemos: “Mesmo confrontando tal obstáculo, não fui derrotado. Resisti e venci no final”. Por essas razões, por favor, enfrentem os desafios sem medo nem hesitação. Determinem vencer com confiança e serenidade.3

Com a prática diária e lendo as orientações de Ikeda sensei, as dificuldades ganham novo significado. Encaramos como uma oportunidade para comprovar a veracidade desse budismo, a prova real, conforme ele ressalta:

Por meio da recitação do Nam-myoho-renge-kyo, vocês transformam essas preocupações e inquietações em um combustível que irá impulsioná-los a avançar ainda mais. Poderão transformá-las em energia vital, boa sorte e desenvolver um caráter mais forte e sólido. Espero que desafiem todos os tipos de problemas, que recitem abundante daimoku direcionado a essas questões e que, nesse curso, se empenhem para se desenvolver ainda mais.4

Renata: Cláudia, de que forma a transformação do carma em missão pode nos ajudar a enfrentar as dificuldades da vida com coragem e esperança?

Cláudia Nakamassu: Ikeda sensei afirma:

Todos nós temos nosso próprio carma ou destino. Mas quando olhamos para nosso carma e compreendemos seu verdadeiro significado, todas as dificuldades podem servir para nos ajudar a construir uma vida mais rica e profunda. E nossas ações na batalha contra nosso destino se tornam exemplo e inspiração para muitas pessoas. Em outras palavras, quando transformamos nosso carma em missão, transformamos nosso destino. Em vez de permitir que o carma desempenhe papel negativo, atribuímos a ele uma função favorável.5

Com base nessa orientação de Ikeda sensei, em nosso dia a dia, vivenciamos diversas oportunidades, seja na saúde, nas condições financeiras, seja cuidando de outras pessoas, na harmonia familiar. Por mais desafiador que seja a situação, o fato de orarmos e agirmos, avançando mesmo um passo por vez, causa a transformação da tristeza em alegria, do sofrimento em felicidade, da incerteza em esperança.

Praticar o Budismo Nichiren é viver com a convicção inabalável de que os momentos de maior dificuldade e de sofrimento são oportunidades de transformar o carma, de realizar nossa revolução humana e de, por pior que seja a situação, ser capaz de transformá-la em algo positivo, infalivelmente.

Renata: Meiry, Sueli e Jeni, por que a continuidade na prática da fé é essencial para alcançar a vitória e a felicidade absoluta?

Meiry: Ikeda sensei diz que a continuidade na prática da fé é o ponto essencial para a vitória. E seu maior desejo é ver todas se tornarem grandes vitoriosas na vida. No transcorrer dos nossos dias, nós nos deparamos com várias situações que, às vezes, tentam nos desviar do caminho da felicidade: a regularidade na prática da fé.

Sueli: Na Nova Revolução Humana, volume 11, obra de autoria de Ikeda sensei, consta essa preciosa orientação:

Como terceiro ponto, recomendo a continuidade na prática da fé. Por mais que se esforcem por algum tempo, de nada adiantará se se afastarem da prática da fé e da Gakkai. O importante é a continuidade e o resultado final. Mesmo que construam uma linda casa, se não tiverem um cuidado constante, ela poderá virar cinzas. Se o motor de um avião falhar no momento da aterrissagem, os passageiros não chegarão ao seu destino. De toda forma, devemos nos esforçar até o fim sem desistir no meio do caminho. Por isso, como primeira meta, recomendo que se empenhem continuamente visando os dez anos de prática. Depois desse período, renovem a decisão por mais dez anos e assim sucessivamente.6

Jeni: Por isso, amigas, estes são pontos fundamentais, que aprendemos para vencer em nossa vida:

  1. Orar ao Gohonzon.
  2. Estudar o budismo.
  3. Ter continuidade na prática da fé.

Ikeda sensei nos incentiva que, para conseguir essa grandiosa vitória, é necessário recitar daimoku e estudar o budismo a fim de manifestar esperança, coragem e convicção. E, dessa forma, dar continuidade à prática da fé e vencer os desafios. Esses pontos devem ser a base da nossa vida diária.

Com certeza, se vivermos a cada dia renovando esse sentimento em nosso coração, o inverno não falhará em se tornar primavera.

Renata: Selma, para finalizar nosso diálogo, gostaríamos que deixasse suas considerações finais.

Selma: Querida amiga, Ikeda sensei fala sobre o espírito de “jamais ser derrotada” e orienta:

Anuncie a primavera

dentro do seu sofrimento!

Anuncie a primavera

dentro do seu coração!

Tudo tem um limite,

mas o Gohonzon é

de um poder ilimitado!

A oração no Budismo Nichiren consiste em extrair esperança com convicção indomável. A prática da recitação do Nam-myoho-renge-kyo é a fonte da sabedoria e do poder do Buda.7

Sabe aquele objetivo que você está tentando concretizar e não está conseguindo ou se neste momento você está passando por uma séria questão familiar, doença, relacionamento, financeiro, perda de um ente querido, saúde mental e outros desafios?

O momento de se levantar é agora!

Vamos anunciar a primavera em nossa vida, com a certeza da vitória. Vamos “Ter esperança, pois ‘O inverno nunca falha em se tornar primavera’”.

Na mensagem comemorativa dos 73 anos [em 2024] de fundação da Divisão Feminina, Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, nos incentiva:

Sensei sempre nos ensinou que os pontos mais importantes são: coragem, união harmoniosa e daimoku.

Por favor, haja o que houver, imbuídas de ardente coragem, recitem daimoku com a determinação de que conquistarão a vitória por meio da oração, brilhando, cada qual, como “sol da esperança”, “sol da felicidade” e “sol da vitória” a iluminar a família e a comunidade local. Então, vamos expandir cada vez mais a rede solidária da paz e da amizade num movimento harmonioso.8

Queridas amigas, membros e convidadas, desejo que este encontro comemorativo seja um marco de renovação e de inspiração de mudança rumo aos 75 anos em junho de 2026. “Façam de todos os dias os melhores da sua vida e vivam ‘Mais um Dia Feliz’, com uma pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza)”.

Um forte e carinhoso abraço!

Reprodução/Foto-RN176 Líderes da Divisão Feminina da BSGI participantes do diálogo desta matéria

Checklist para os 74 anos da Divisão Feminina em junho

Compartilhamos dicas para garantir o sucesso dos encontros comemorativos.

Tema do nosso encontro: “Ter Esperança, pois ‘O inverno nunca falha em se tornar primavera’!”.

Oração para nutrir o coração: Vamos fortalecer nossa conexão, iniciando o planejamento da atividade pela recitação de “muito mais daimoku”.

Matéria e vídeo comemorativo: Matéria publicada no BS Digital de 8 de maio e nesta edição do BS físico. O vídeo comemorativo será disponibilizado até o dia 31 de maio.

“Bora” visitar? Que tal mandar uma mensagem de carinho “Amiga, posso te visitar?” e garantir que ninguém fique de fora? Se possível, faça uma lista nominal com todas as amigas, pois quem dá atenção aos detalhes, não esquece de ninguém.

Vamos divulgar! Aproveite qualquer chance para divulgar e convidar todas as amigas (membros e convidadas) para o encontro.

Cada encontro, um jeitinho especial! Use a criatividade e alegria para fazer uma programação incrível e acolhedora!

Confira aí! Anote tudo e revise os detalhes uns dias antes.

Registre e celebre! No dia, abrace muito, tire fotos lindas e curta cada momento!

CompartilheAh, e não se esqueça de enviar as fotos e os relatos para [email protected] ou marcar a sua foto no @zenshinbsgi

Comparecimento na Extranet: O comparecimento será na página da Extranet e poderão ser consideradas as visitas realizadas após os encontros até o dia 30 de junho de 2025, bem como a participação na reunião de palestra.

Relembrando

Sob o tema “Ter Esperança, pois ‘O inverno nunca falha em se tornar primavera’”, este diálogo poderá ser utilizado nos encontros; ou, com base neste tema sugerido, as integrantes da DF podem ficar à vontade ao elaborarem a matéria da atividade comemorativa em sua localidade.

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.037, 29 maio 2010, p. A6.
  2. Idem, ed. 2.578, 4 set. 2021, p. 14-15.
  3. Idem, ed. 2.233, 28 jun. 2014, p. A7.
  4. Idem, ed. 2.301, 28 nov. 2015, p. C2.
  5. Terceira Civilização, ed. 433, set. 2004, p. 18.
  6. IKEDA, Daisaku. Arando a Terra.Nova Revolução Humana. v. 11. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
  7. Cf. Terceira Civilização, ed. 639, nov. 2021, p. 50-65.
  8. Brasil Seikyo, ed. 2.660, 8 jun. 2024, p. 07.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO