Teriam mesmo fotografado um lobisomem no México?

ROTANEWS176 25/11/2023 16:03

Imagens misteriosas de um suposto ‘lobo’ cujas patas têm cinco “dedos humanos” estão se tornando virais nas redes sociais. Seria um lobisomem?

 

Reprodução/Foto-RN176 Teria um lobisomem sido fotografado no México?

O gerente da Fazenda “Ojo de agua”, em Oaxaca (México), divulgou imagens do que chama de um nahual rondando sua fazenda.

Segundo as crenças indígenas, um nahual é um xamã ou, às vezes, um ser sobrenatural, que tem a capacidade de assumir a forma animal.

O códice Borgia descreve essas criaturas metamórficas como capazes de mudar sua morfologia para qualquer forma animal ou humana à vontade, já que a tradição garante que quando nascemos cada pessoa tem o espírito de um animal que é responsável por protegê-la e guiá-la.

O nahual de acordo com o códice Borgia

Os moradores da região mencionam que o suposto nahual fotografado por Román Ochoa, em Oaxaca, é um homem identificado como Benjamín Andrade, de 32 anos e natural de Catemaco, comunidade do estado mexicano de Veracruz. El Heraldo de México/Oaxaca diz que ele teria “1,80 metros de altura e grandes olhos negros”.

As imagens mostram um canídeo cujas pernas possuem mãos com cinco dedos. O rosto do animal também tem aparência humanizada. A cena apresenta um borrão típico de quem tirou a foto com o celular rapidamente porque se preparava para fugir a toda velocidade. Por conta do enquadramento, o suposto nahual devia estar muito próximo de Román Ochoa… O que levantou minhas dúvidas.

O mais provável é que se trate de uma criação com IA (Inteligência Artificial) que, aos poucos, vai sendo implementada nas redes, ou uma imagem retocada digitalmente visto que, quando fizemos a pesquisa reversa de imagens no Google, ficamos surpresos ao encontram referências no Reddit a uma “filmagem” do Skinwalker Ranch, onde aliás há testemunhas de lobisomens, embora outros sub-Reddits coloquem o avistamento na cidade de Gambela, na Etiópia, que teria sido realizado por um homem do Sul Sudan que caminhava pela floresta às 4h30 da manhã. Estranho, muito estranho…

A falta de fontes confiáveis ​​coloca o acontecimento no reino da lenda urbana, ou seja, uma história que está ligada ao folclore e à superstição, que se espalha de boca em boca, mas quando você tenta localizar a fonte sempre encontra alguém que conta sobre o evento, mas nunca sobre sua origem.

Nas redes sociais as opiniões são variadas: desde quem acredita que se trata de uma hiena, até a maioria que fala em uma farsa, uma criação digital. O próprio Heraldo de Oaxaca garante que a maioria das publicações do Facebook são uma “copy page” com as mesmas informações, além disso, apenas mencionam “fazenda de Oaxaca” para se referir ao local onde as fotos foram supostamente tiradas. Este tipo de ambiguidade é muito comum em notícias falsas.

Por fim, observe que, na verdade, existe uma Fazenda chamada Ojo de Agua em Oaxaca dedicada a shows de rodeio. Poderia isto ser publicidade viral?

Definitivamente não. Em sua página no Facebook não há menção ao incidente e seu proprietário também não responde ao nome de Román Ochoa. É possível que a notícia não tenha nada a ver com esta fazenda, mas sim com o pequeno povoado de mesmo nome, localizado a 5,7 quilômetros de Macuilxóchitl de Artigas Carranza. É um município indígena com apenas uma dezena de habitantes segundo o censo de 2020. Também não localizamos nenhum Ochoa lá. Tudo nos leva a pensar que se trata de uma lenda urbana que circula nas redes para impressionar.

FONTE: OVNIHOJE