Testamento do Buda

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  14/04/2022 19:15

EDITORIAL DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do BS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Uma pessoa pode deixar registrado como quer que seu patrimônio seja distribuído depois de seu falecimento por meio de um testamento. Esse documento expressa qual é a sua vontade.

Nichiren Daishonin, que propagou o budismo no Japão do século 13 com base no ensinamento do Sutra do Lótus, deixou eternizado qual a sua aspiração para o futuro da humanidade, o seu testamento: a rea­lização do kosen-rufu.

A Soka Gakkai, como herdeira do desejo de Daishonin, eternizou essa herança com a publicação dos escritos de Nichiren Daishonin em abril de 1952 e vem pondo em prática suas palavras, orientada pelos Três Mestres, como Ikeda sensei descreve no prefácio da versão em português da obra:
Podemos afirmar que o notável avanço da Soka Gakkai sob a liderança do professor Toda, após o término da Segunda Guerra Mundial, teve início com a publicação do Gosho. A partir de então, os membros da Soka Gakkai do Japão fizeram deste gosho zenshu a base de sua prática da fé e de sua vida diária, e se empenharam em prol da felicidade e da paz da humanidade, ou seja, da realização do kosen-rufu, o testamento de Nichiren Daishonin. (…) O Budismo de Nichiren Daishonin se propagou, então, para diversos países do mundo e a SGI se expandiu para 192 países e territórios.1

Leia neste Brasil Seikyo matéria especial sobre os setenta anos de publicação do Nichiren Daishonin Gosho Zenshu.

Quando você abre o testamento de Nichiren Daishonin e o lê, se dá conta de que recebeu uma grande fortuna — o mapa para que jamais esteja num impasse, as instruções para resolver todos os seus problemas.

Os escritos de Nichiren Daishonin permitem que o leitor expanda sua condição de vida. Para isso, Ikeda sensei recomenda ler, nem que seja uma ou duas linhas, todos os dias. O Gosho transmite palavras de esperança e de encorajamento para enfrentarmos as adversidades da realidade, com orientações concretas para transformar a vida.

Nosso mestre afirma:

Hoje, pessoas de todo o mundo estão estudando o Gosho. Ao estudarem juntas e se envolverem no ilimitado estado de vida de Daishonin, elas fortalecem os laços entre as pessoas em todos os lugares e elevam o estado de vida da humanidade.2

 

No mês de comemoração da publicação dos escritos de Nichiren Daishonin, vamos fazer a luz que emana do Gosho envolver cada vez mais nosso planeta.

Boa leitura!


Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. xi, 2020.
  2. Terceira Civilização, ed. 596, abr. 2018, p. 6-9.