Teste Rápido: VW Golf 2020, o melhor hatch que os SUVs estão matando

LANÇAMENTO DA VW

ROTANEWS176 E POR MOTOR SHOW 03/02/2020 11:16                                                                                      Por Motor Show | Matteo Valenti (da Quattroruote) / Flávio Silveira

O VW Golf sumiu do Brasil, mas chegou à oitava geração na Europa. Confira nossa primeira avaliação do hatch médio que está em extinção por causa de SUVs como o VW T-Cross

Reprodução/Foto-RN176 VW Golf ainda não tem data para chegar ao Brasil, onde apenas a versão híbrida GTE, da sétima geração está à venda – Divulgação

Duas faces: assim é o novo VW Golf 2020. Por fora, o modelo que foi aposentado no Brasil por causa do avanço dos SUVs (leia mais aqui) – para dar lugar ao T-Cross – é irritantemente fiel às origens. Por dentro, porém, ele é tão diferente que ficou quase irreconhecível.

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O estilo externo do VW Golf 2020 segue a tradição até o osso. E mesmo sob a carroceria podemos falar em tradição, já que essa oitava geração nasceu na mesma plataforma MQB multifacetada e não tem mudanças substanciais na distância entre-eixos (nem no comprimento). Isso também é confirmado pelo porta-malas, que permaneceu idêntico em capacidade: 380 litros.

IGUAL, MAS DIFERENTE

Reprodução/Foto-RN176 VW Golf. Foto: Divulgação

Embora as proporções do VW Golf 2020 sejam facilmente reconhecíveis, há mudanças importantes. Os grupos ópticos agora são de LED (Matrix nas versões mais caras) e têm aparência bem diferente do que no passado. Talvez por isso também o novo Golf pareça estar mais plantado no chão. As poucas mudanças no estilo também possibilitaram melhorar a aerodinâmica, com o Cx passando de 0,30 para 0,275, tudo em benefício da eficiência.

Mas são apenas detalhes, comparados à revolução no interior do VW Golf 2020. A sensação, à primeira vista, é que este Volkswagen se distanciou da concorrência direta, pelo menos no nível da cabine.

Não apenas porque quase todas as versões tem duas telas emparelhadas de 10,25” (a central é de 8,25 nas versões básicas), mas também porque o sistema multimídia exibe uma interface simples e perfeita.

Reprodução/Foto-RN176 VW Golf. Foto: Divulgação

As teclas físicas desapareceram e isso confere ao painel uma aparência limpa e moderna. É claro que as soluções tradicionais permanecem para funções rápidas, para menos distrações, mas é preciso admitir que todas as as telas respondem perfeitamente ao toque.

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A qualidade da cabine do VW Golf é a mesma de sempre (não piorou como no segmento baixo, do Polo ). Há até detalhes intrigantes, como os acabamentos escovados e as luzes ambiente, enquanto o plástico rígido aparece só nas áreas inferiores, mais afastadas dos olhos, e no túnel central: aqui, talvez demais.

AO VOLANTE DO VW GOLF 2020

Quando você começa a dirigir o VW Golf 2020, descobre outras pequenas novidades. Pela primeira vez, o hatch alemão mais amado pelos entusiastas também está disponível em uma versão híbrida “suave” (mild) de 48 volts, que permite recuperar boa quantidade de energia de frenagem.

Reprodução/Foto-RN176 VW Golf. Foto: Divulgação

Você nunca viaja usando eletricidade, mas, nas versões mais caras, graças a um alternador-gerador alimentado por uma bateria de íons de lítio pequena, há uma ajuda nas partidas. Um pequeno impulso, ligeiramente perceptível, que ocorre apenas nos primeiros metros, quando você sai com o carro.

De qualquer forma, o sistema também é usado para reiniciar rapidamente o carro. Por exemplo, após a intervenção do Start & Stop ou, em velocidade, quando a fase de “banguela” termina (quando o carro prossegue não só desengatado, mas com o motor a combustão desligado).

Reprodução/Foto-RN176 VW Golf. Foto: Divulgação

O propulsor do VW Golf 2020, portanto, continua sendo o motor a gasolina 1.5 turbo de 150 cavalos (mais moderno que o 1.4 que o Golf tinha; nem o Audi Q3 o terá, a princípio). Depois de alguma insegurança inicial, como ocorre sempre com turbos pequenos, ele mostra convicção em rotações médias.

O VW Golf 2020 acelera de 0-100 km;h em 8,5 segundos – mérito do bom pico de torque, 25,5 kgfm a 1.500 rpm, e também da transmissão automatizada DSG de sete marchas, rápida e pontual, com mudanças de marchas imperceptíveis. e que permite o sistema híbrido (as versões manuais tem só o motor térmico clássico, sem auxílio elétrico). Que pena, já que essa solução do VW Golf 2020 parece ajudar, a julgar pelo que o computador de bordo disse ao final do meu teste nas estradas portuguesas: mais de 17 km/l.

QUESTÃO DE DETALHES

Apesar das inevitáveis ​​semelhanças do VW Golf 2020 com a geração anterior, toda a carroceria foi redesenhada do zero. De qualquer modo, você precisa se concentrar nos detalhes para ver as novidades. Por exemplo, os grupos ópticos de LED, os quais frontal e traseiro exibem uma arquitetura de luz muito complexa.

Reprodução/Foto-RN176 VW Golf. Foto: Divulgação

Botões físicas permaneciam apenas no volante, no túnel central e nos painéis das portas. Todos os outros controles, incluindo aqueles entre sa saídas de ventilação central, são sensíveis ao toque. A nova alavanca da transmissão automática é totalmente eletrônica – e deliciosa.

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TUDO É FEITO COM A VOZ

Os comandos de voz do VW Golf 2020, ativados com um pouco original “Olá, Volkswagen”, funcionam muito bem. Permitem procurar pontos de interesse, como restaurantes e hotéis, e também aproveitar os serviços do Alexa. Além disso, é possível ajustar o ar-condicionado (opcionalmente, pode ser de três zonas) com frases espontâneas e não predefinidas. Nada mal, e o sistema reconhece se o comando de voz vem do lado direito ou esquerdo do compartimento de passageiros, modificando o fluxo de ar só nas saídas de ventilação em questão.

FICHA TÉCNICA

VW GOLF 1.5 E-TSI DSG STYLE
Motor • Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha, gasolina
Cilindrada 1.498 cm3
Potência máxima 150 cv a 5.000 rpm
Torque máximo 25,5 kgfm de 1.500 a 3.500 rpm
Transmissão automatizada, dupla embreagem e 7 velocidades
Velocidade máxima 224 km/h
0-100 km/h 8,5 s
Consumo médio não disponível
Entre eixos 2,63 m
Comprimento 4,28 m
Largura 1,78 m
Altura 1,45 m