ROTANEWS176 E TUDOGOSTOSO 12/01/2018 08:50 Elisa Provenzano
O TudoGostoso vai te contar quais são as 10 pimentas mais consumidas no Brasil e te explicar mais sobre a ardência, curiosidades e harmonização nos pratos. Corre para conferir!
Existem diferentes tipos de pimentas e seus graus de ardência são bem variados. As pimentas têm diversos benefícios para a saúde e deixam os pratos doces e salgados ainda mais gostosos! Mas entre tantas pimentas diferentes, como saber o quão fortes são ou em quais receitas utilizá-las? O TudoGostoso fez uma seleção com as 10 pimentas mais populares no Brasil , com as suas características e indicações de uso, e você ainda vai ver uma última pimenta de bônus, para os que gostam de se aventurar na cozinha.
Reprodução/Foto-RN176 Diferentes tipos de pimentas: geleia de pimenta biquinho Foto: TudoGostoso/DilmaPimentellima / TudoGostoso
Diferentes tipos de pimentas
Pimenta biquinho
Assim como o nome já indica, essa pimenta é caracterizada por um prolongamento na ponta, formando um bico. Vermelha, com sabor suave, é muito consumida pura, como aperitivo. Além de ser utilizada em receitas leves, como saladas e grelhados, seu uso é comum em decorações, trazendo uma delicadeza ao prato. Outra sugestão é aproveitar a doçura da pimenta em uma geleia leve e deliciosa.
Pimenta dedo-de-moça
Uma das pimentas brasileiras mais conhecidas, a dedo-de-moça pode ser encontrada na forma de molho, moída, desidratada, em conserva e natural, fresca. A sua ardência é média, podendo ficar mais suave se as sementes forem retiradas. É muito usada no preparo de molhos, e combina bem com carnes, peixes mais gordurosos e até mesmo em sobremesas, como no doce de pimenta dedo-de-moça.
Reprodução/Foto-RN176 Diferentes tipos de pimenta: pimenta rosa, pimenta-do-reino preta e pimenta-do-reino branca Foto: Shutterstock / TudoGostoso Pimenta rosa
Originária do Brasil, a pimenta rosa tem um sabor leve e um aroma forte. Na realidade, a sua leveza se dá pelo fato de ela não ser exatamente uma pimenta e sim o fruto da árvore aroeira. Por conta disso, ela tem apenas um leve ardor, sendo principalmente usada para aromatizar os pratos. Seu uso é comum tanto em receitas doces, como no famoso chocolate com pimenta, quanto em salgadas, como no risoto de filé mignon com pimenta rosa.
Pimenta-de-cheiro
Originária da Bahia, essa pimenta é marcada pelo seu aroma forte e ardência leve à moderada. Muito utilizada em pratos típicos nordestinos, seu sabor harmoniza bem com peixes, como cação com pimenta-de-cheiro.
Pimenta cumari
Pequena, arredondada e de coloração vermelha quando madura, essa pimenta entra para a lista das mais ardidas. Caracterizada por ser muito picante, seu sabor tem um tom amargo no final, não sendo aconselhada para o preparo de molhos. É muito usada para temperar pratos do dia-dia, como arroz ou feijão, garantindo um sabor diferenciado.
Reprodução/Foto-RN176 Diferentes tipos de pimentas: pimenta malagueta Foto: Shutterstock / TudoGostoso
Pimenta malagueta
Uma das pimentas mais populares, a malagueta é conhecida pela seu formato alongado e coloração vermelha forte. É extremamente ardida, mas seu uso, quando moderado, garante um sabor singular ao prato. É muito usada em pratos como o vatapá, tucupi e a moqueca.
Pimenta jalapeño
Originária do México, essa pimenta é conhecida por sua ardência forte e coloração verde. Quando seca e desidratada, constitui o molho picante chiplote. Clássica na culinária mexicana, é comumente usada no chilli, tacos e burritos, ou comida com azeite e sal.
Reprodução/Foto-RN176 Diferentes tipos de pimentas: pimenta caiena Foto: Shutterstock / TudoGostoso
Pimenta caiena
Constituída por uma mistura de pimentas vermelhas (malagueta, dedo-de-moça e chifre-de-veado), tem um teor de ardência bem forte. É muito utilizada na cozinha tailandesa e mexicana, conhecidas por seus pratos picantes. Seu uso é aconselhado para o preparo de receitas como asinhas de frango apimentadas.
Pimenta-do-reino preta
Queridinha da culinária mundial, a pimenta-do-reino é muito usada no preparo de receitas salgadas. Sua ardência é mediana e pode ser usada em muitas receitas, realçando o sabor dos ingredientes. Um dos pratos em que é mais utilizada é o filé mignon à poivre.
Pimenta-do-reino branca
Com ardência leve e aroma acentuado, a pimenta-do-reino branca é extraída do grão maduro da planta Piper Nigrum , nativa na Ásia. É uma das pimentas mais populares na cozinha, como as suas irmãs, a pimenta-do-reino preta e a verde. Seu sabor suave harmoniza bem com carnes brancas, como peixes e frangos, como no salmão ao champignon.
Reprodução/Foto-RN176 Diferentes tipos de pimentas: pimenta Bhut Jolokia Foto: Shutterstock / TudoGostoso Pimenta Bhut Jolokia: a mais ardida
Famosa por ter sido reconhecida pelo Livro dos Recordes (Guinness World Records) como a pimenta mais picante existente, é aconselhada para os que gostam de pratos bem fortes. Seu manuseio deve ser feito com uma luva, já que a sua ardência pode causar queimaduras na pele! Ela é muito usada na cozinha indiana, e seu consumo deve ser moderado, para não irritar o organismo.
I have been surfing online more than 3 hours today, yet I by no means
found any fascinating article like yours. It is pretty
worth sufficient for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made excellent content material as
you did, the web will likely be a lot more useful than ever
before.