Toda as pessoas possuem o estado de buda

ROTANEWS176 E BRASIL SEIKYO 21/10/2017 17:44

O Sutra do Lótus desperta para a realidade suprema da vida

O Sutra de Lótus é amplamente reconhecido como um dos sutras ou escritos sagradas do budismo. Nele Shakyamuni expõe a verdade suprema da vida para a qual ele foi iluminado. A mensagem principal do sutra é que o estado de buda, o estado supremo da vida caracterizado pela infinita compaixão, sabedoria e coragem, é inerente a todas as pessoas sem distinção de gênero, etnia, posição social ou capacidade intelectual.

         O Sutra do Lótus é um ensinamento que incentiva o envolvimento ativo com a vida cotidiana e todos os seus desafios. O estado de buda não é uma fuga desses desafios, mas fonte inesgotável de energia positiva para enfrentar e transformar os sofrimentos e contradições da vida e criar felicidade. Como o presidente da SGI. Daisaku Ikeda tem escrito, o Sutra do Lótus é fundamental um ensinamento de empoderamento. Ele “nos ensina que a determinação interior de um indivíduo pode transformar tudo; confere expressão máxima ao potencial infinito e à dignidade inerente a cada vida humana”.

        Realidade suprema

        No início do sutra, Shakyamuni (Siddhartha Gautama) declara aos seus discípulos que o princípio, ou “lei”, para o qual ele se tornou iluminado é de tal profundidade que é complexo expressá-lo, e que pode ser compreendido somente por meio da sabedoria do buda. É a realidade suprema da vida – a Lei fundamental que sustenta o funcionamento de toda a vida e do universo e é expressa como todos os fenômenos.  Embora esta Lei Mística não possa ser facilmente explicada, está contida no sutra, e dedicando-se a este sutra e compartilhando-o com os outros, Shakyamuni diz que seus discípulos e seguidores futuros podem despertar para essa lei na própria vida.

“A mensagem principal do sutra é que o estado de buda, o estado supremo da vida caracterizado pela infinita compaixão, sabedoria e coragem é inerente a todas as pessoas sem distinção de gêneros, etnia, posição social ou capacidade intelectual”

          Embora sânscrito, a língua em que foi escrito primeira vez, o titulo do sutra é Saddharma-pundarika-sutra. Várisa traduções distintas para o chinês foram feitas a partir da versão em sânscrito do sutra, entre as quais a tradução realizada por Kumarajiva (344-413), intitulada Mioo-fa-lian-hua-jing (Myoho-renge-kyo, em japonês), foi considerada particularmente notável e facilitou a disseminação do ensinamento na China e no Japão.

         Caminho supremo

          No século 6, o grande professor budista chinês. Tiantai (538-597) teve papel decisivo para asseverar a supremacia do Sutra do Lótus em ter os ensinamentos de Shakyamuni. Tiantai contratou uma distinção profundamente significativa entre a primeira e a segunda metade do sutra, em que uma perspectiva radicalmente nova sobre o budismo é aberta. Nesta Shakyamuni refuta a ideia de que primeiro a iluminação durante a sua vida na Índia e revela que ele era de fato um buda desde o passado inconcebivelmente remoto. Este ensinamento aponta para a verdade de que o estado de buda existe como uma realidade presente e eterna na vida de todas as pessoas.

           Cerca de 1.500 anos após a morte de Shakyamuni, Nichiren Daishonin (1222-1282), sacerdote budista no Japão, cristalizou a realidade suprema exposta no Sutra do Lótus de forma universalmente acessível. Ele a definiu como “Nam-myoho-renge-kyo”, a Lei fundamental que é a essência de toda a vida e de todos os fenômenos. Seus ensinamentos abriram o caminho para as pessoas despertarem para sua natureza de buda. Eles são a realização da intenção do Sutra de Lótus, a intenção que equivale ao desejo compassivo que é a essência do budismo, como expresso pelas palavras de Shakyamuni no 16º capitulo [“A Extensão da vida”, do Sutra do Lótus] que são recitadas diariamente pelos membros da SGI:

            Medito constantemente: Como posso conduzir as pessoas ao caminho supremo e fazer com que adquiram rapidamente o corpo de um buda?