ROTANEWS176 11/05/2024 11:10 INCENTIVO DO LÌDER Por Thaís Midori Nakamura
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: Getty Images
Estamos no mês de maio de 2024. Esses cinco primeiros meses do “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial” passaram de forma bastante rápida e marcante para mim.
Nesta era essencial, após o memorável 18 de novembro de 2023, e em meio aos intensos preparativos para a tão aguardada Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, percebo, em meu coração, que a grandiosa extensão da nossa missão como genuínos discípulos Ikeda, não nos permite termos uma tímida e acanhada atuação, principalmente agora como integrantes da Juventude Soka do Brasil.
Logo após o falecimento de Ikeda sensei, fiz as seguintes reflexões: “Como será a Thaís no futuro? Como será a vida da Thaís daqui a dez ou vinte anos como discípula de Daisaku Ikeda?”. Mais que tudo, sinto em minha vida a seriedade que esta época exige. Somos a extensão da vida do nosso mestre. Somos a tradução do árduo esforço e da sincera dedicação de nossos avós, pais e veteranos que dedicaram a vida para corresponder a Ikeda sensei na jornada da luta pelo kosen-rufu.
Fico imaginando a empolgação e expectativa do meu querido e saudoso avô, em meio a esses dias que antecedem a convenção do dia 26 de maio. Certamente, ele estaria cantarolando as músicas da Gakkai e planejando qual seria o próximo jovem que incentivaria.
E justamente por não permitir que a nobre luta do nosso mestre e o sentimento dos nossos veteranos se percam no tempo é que, mesmo em meio às ondas bravias da nossa vida, precisamos nos levantar com seriedade, coragem e forte determinação, não permitindo que as dificuldades da época nos impeçam de nos lapidar e de avançar em nossa revolução humana.
Ikeda sensei diz:
Os jovens são os protagonistas da nova era. Quais são suas aspirações? Com que seriedade eles estão se dedicando aos estudos, atuando com determinação e lapidando a si mesmos? — todo o futuro depende disso.1
Não podemos mais adiar! É chegada a hora de todos nós, membros da Juventude Soka do Brasil, com límpida consciência de nossa missão, em união harmoniosa com nossos veteranos, manifestarmos nosso potencial e habilidade. Vamos nos empenhar para ler e aprender ainda mais sobre a vida e o coração do Mestre, criando em nossa própria vida as reais e sólidas condições para ser verdadeiramente esse genuíno discípulo de Daisaku Ikeda.
Relendo as orientações do nosso mestre, encontrei um episódio ocorrido logo após a vitória na Campanha de Osaka, em 1956. Nele, Ikeda sensei dialoga com seu mestre, Josei Toda:
— À medida que o kosen-rufu avançar, criaremos pessoas capazes em todos os âmbitos da sociedade. Haverá membros da Soka Gakkai empenhando-se sinceramente pela prosperidade da sociedade e pela paz da humanidade em todas as áreas — política, negócios, no mundo acadêmico, artes e educação. Não importando para onde olhar, qualquer que seja a direção, encontrará alguém da Soka Gakkai. Penso que a época em que o kosen-rufu estiver se concretizando será exatamente assim — afirmou Josei Toda. (…)
— Tenho certeza de que a Soka Gakkai se tornará a soberana do mundo religioso.2
Estamos nos aproximando do dia 26 de maio. Juntos, uma vez mais, façamos a decisão de aproveitar o momento ideal para alcançar a vitória pessoal e a da nossa organização.
Afinal, todo o futuro depende disso!
Thaís Midori Nakamura
Coordenadora da Divisão dos Jovens de coordenadoria
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Brado da Vitória. Nova Revolução Humana, v. 30-II. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, Seikyo, p. 9, 2020.
- Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.439, 13 out. 2018, p. B3.
Ilustração: Getty Images
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO