ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 28/08/2021 07:09
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
PARTE 47
Respondendo à pergunta do repórter, Shin’ichi Yamamoto em seguida falou sobre as suas ações futuras:
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI
— Como organização visando a paz do mundo, a Soka Gakkai seguirá desenvolvendo os movimentos em prol da paz num âmbito ainda mais amplo, assim como os da educação e da cultura, tendo como base o budismo. Quero destinar meu tempo para essas atividades e continuar atuando nesse sentido.
As perguntas a Shin’ichi prosseguiram:
— Com essa substituição do presidente, haverá alguma mudança na relação da Soka Gakkai com o Partido Komei a partir de agora?
O assunto de maior interesse dos repórteres parecia ser a relação da Soka Gakkai com a política. Sorrindo, Shin’ichi, disse:
— Isso é algo que devem perguntar ao novo presidente. Mas acredito que continuará da mesma forma, não é?
Então, ele olhou para o rosto de Kiyoshi Jujo, que estava ao seu lado.
Jujo meneou profundamente a cabeça em concordância.
— É, ele disse vai continuar da mesma forma.
Novamente as risadas se espalharam.
— Assim como tem feito até agora, a Soka Gakkai continuará a ser o grupo de apoio do Partido Komei, isso não mudará. Meu desejo é que o Komei se desenvolva ainda mais como o partido aclamado pelos cidadãos como aquele que mais contribui para o povo.
Ele respondeu a todas as perguntas de modo sincero e franco.
A coletiva da imprensa foi encerrada antes das 20 horas.
As funcionárias da recepção observavam Shin’ichi com expressão de preocupação. Ele disse sorrindo:
— Está tudo bem! Não mudarei em nada!
Depois disso, ele se dirigiu a outra sala e dialogou com líderes da Divisão dos Jovens. Como que imbuísse as palavras com sua alma, disse-lhes:
— Não importando em que situação eu seja colocado, se os jovens atuarem com seriedade, o caminho do futuro será aberto. O verdadeiro momento decisivo do discípulo não é quando ele está lutando dia a dia sob a orientação do mestre. Podemos dizer que isso é um período de treinamento. O momento decisivo, da vitória ou derrota, é quando o mestre deixar de liderar pessoalmente. Contudo, quando o mestre sai de cena, há pessoas que, aproveitando-se disso, fazem somente o que querem, e abandonam a organização, esquecendo-se do espírito da Soka Gakkai. O mesmo ocorreu também quando Toda sensei deixou o cargo de diretor-geral. Vocês não devem ser assim, de modo algum. Devem se levantar vigorosamente em meu lugar! Todos devem se tornar “Shin’ichi”!
PARTE 48
Era perto das 22 horas quando Shin’ichi Yamamoto saiu do prédio do Seikyo Shimbun em direção à sua casa.
O céu estava encoberto pelas nuvens, e tanto a lua como as estrelas estavam escondidas.
Ao pensar que o primeiro ato do drama de sua vida tinha se encerrado, sentiu uma profunda emoção vindo à tona em seu coração.
Tudo havia sido decidido por ele mesmo, pensando no futuro do kosen-rufu e da Soka Gakkai, na harmonia entre clero e membros e nos seus amados companheiros.
Ele ponderou:
“De agora em diante também, diversas investidas de ondas furiosas certamente surgirão na jornada futura da Soka Gakkai, e será necessário avançar superando-as. Por um tempo, os ataques vão se acalmar por eu ter renunciado assumindo toda a responsabilidade, mas a questão é que opressões insanas dos reverendos do clero já aconteceram no passado, e com certeza continuarão se repetir daqui para a frente também. Não há dúvida de que este se tornará um assunto pendente da mais elevada importância da organização. As ações dos reverendos que arquitetam o domínio sobre a Soka Gakkai e as manobras obscuras daqueles que se afastaram da fé e de traidores são funções do rei demônio do sexto céu que tentam destruir o kosen-rufu e o aspecto das maldades se apossando do corpo. Se não houver bravos guerreiros que desmascarem essa verdadeira natureza pelos olhos da fé e lutem com ardente espírito de combate, isto é, uma chama resoluta que não permita absolutamente que toquem nos nobres filhos do buda, não se conseguirá proteger a Soka Gakkai jamais. Não há dúvida de que o caminho do kosen-rufu também seria totalmente obstruído”.
A apreensão de Shin’ichi era profunda ao visualizar o futuro.
Mineko, sua esposa, o aguardava sorrindo no rol de entrada. Ao entrar em casa, ela lhe serviu um chá.
— Concluí a presidência.
Ela sorriu e meneou afirmativamente a cabeça diante dessas palavras de Shin’ichi e disse:
— Muito obrigada pelos seus sinceros esforços por tanto tempo. Que bom que não ficou doente e se manteve saudável. De agora em diante, poderá se encontrar com muito mais membros. Também poderá ir ao encontro dos companheiros do mundo inteiro. Enfim, terá liberdade. Poderá realizar seu verdadeiro trabalho, não é mesmo?
Shin’ichi sentiu como se um feixe de luz tivesse iluminado seu coração. No dia de sua posse presidencial, Mineko havia considerado como dia do “funeral da família Yamamoto”, e o apoiou com todas as suas forças, lutando sempre ao seu lado durante esses dezenove anos. Ela conhecia perfeitamente o coração de Shin’ichi, que havia enfim decidido iniciar sua jornada pela paz rumo ao “kosen-rufu de todo o Jambudvipa [o mundo inteiro]”. Ele sentiu fortemente essas palavras de sua “companheira de luta” com um profundo sentimento de gratidão.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.