Transformar a sociedade com o estudo do budismo

ROTANEWS176 12/10/2024 10:00                                                                                                                                  EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Reprodução/Foto-RN176 Banner azul com a palavra “Editorial” escrita no meio, em branco

Um dos principais pilares da prática da fé é o estudo do budismo. Por essa razão, a Soka Gakkai, desde a sua fundação, sempre primou pelo estudo do budismo, como requisito essencial, para que os membros compreendessem e aplicassem no cotidiano os fundamentos budistas, a fim de transformar as questões elementares da vida e orientar outras pessoas a superar seus desafios.

Certa ocasião, a Soka Gakkai estabeleceu como tema central das atividades organizacionais o “Ano do Estudo de Budismo”. Nesse período, o intuito do presidente Ikeda era alicerçar na sociedade japonesa princípios budistas tais como benevolência e respeito pela dignidade da vida.

[Isso] significa o surgimento de uma era na qual a sabedoria budista que ecoa dentro da Soka Gakkai permeará a sociedade e será a herança comum de toda a humanidade. Para tanto, devemos retornar ao ponto inicial da fé, entendendo e validando os ideais budistas que servirão como inspiração para a construção de uma nova sociedade e cultura. Esse é o motivo pelo qual denominamos este [1973] como o “Ano do Estudo”. Nichiren Daishonin registrou: “Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem prática e estudo não pode haver budismo. Deve não só perseverar como também ensinar aos outros”.1 “Prática”, nesse contexto, refere-se a promover o avanço da ampla propagação. “Estudo” indica estudar os ensinamentos do budismo e aprofundar nossa compreensão. Esses dois fatores são como as duas rodas de uma bicicleta.

Para que haja um desenvolvimento renovado, é imprescindível efetuar esforços para estudar o budismo e para compreender totalmente os ensinamentos e princípios budistas. Este ano assinala o ponto de partida do nosso grandioso movimento para propagar esta maravilhosa filosofia de vida. Prática sem estudo não tem eco junto ao público em geral nem o convence; não passa de prática para satisfação própria. De modo similar, estudo sem prática se restringe a um mero jogo intelectual destituído da força para mudar o mundo.2

Em vista disso, a BSGI promoveu de 27 a 29 de setembro, em São Paulo, o Curso Latino-Americano de Budismo com a participação de diversos representantes de todo o Brasil e de outros países da América Latina. Acompanhe a notícia nas p. 6-9 da edição.

Ótima leitura!

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 405, 2020.
  2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. v. 17. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017. p. 11.

FONTE: JORNALBRASIL SEIKYO