Trilhando eternamente o grande caminho do “Gosho como base”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  29/01/2022 10:51

ENSAIO

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei em sua juventude dedicando-se à leitura e à correção das provas de Nichiren Daishonin Gosho Zenshu. Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Lançando o grande brilho do humanismo

Comemorando o 800º ano de nascimento de Nichiren Daishonin,1 foi publicada no dia 18 de novembro do ano passado [2021] a nova edição de Nichiren Daishonin Gosho Zenshu. Ao mesmo tempo em que supervisionou o lançamento da obra, Ikeda sensei dedicou uma diretriz imortal no prefácio, escrevendo: “Nós, da Soka Gakkai, trilhamos eternamente o grande caminho do ‘Gosho como base’”. Neste início do ano, gostaria de renovar esse juramento seigan Soka do “Gosho como base”.

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Kyogaku Zaiho (“Tesouro do Estudo do Budismo”) — eis a caligrafia inscrita por Ikeda sensei que ele nos apresentou para celebrar a publicação do Gosho por ocasião da Reunião de Líderes comemorativa de fundação da Soka Gakkai [veja foto nesta matéria]. Muitos sentiram uma profunda emoção pelo registro Zaiho (“Valioso Tesouro”).

Os “valores humanos” que desenvolvem ações diretamente ligadas a Nichiren Daishonin na vida diária e em sua existência, estudando o budismo com a postura de “Gosho como base”, são não apenas o tesouro da Soka Gakkai, mas também o tesouro da sociedade e ainda o tesouro da humanidade.

Desnecessário dizer que o Budismo de Nichiren Daishonin é o “budismo do povo”. É a religião para a transformação da realidade, na qual as pessoas que despertaram para este ensinamento comprovam o poder benéfico do budismo na vida diária e na sociedade, descobrindo a alegria de viver a felicidade absoluta. De início, para se basear no Gosho, não é necessário realizar alguma prática especial além da recitação do daimoku nem se retirar para as montanhas e florestas. Há pessoas que se dedicam em meio à realidade social chamada mundo saha e promovem ações pela felicidade de si e de outros, visando concretizar a “pacificação da terra”. A imagem real do budismo se encontra justamente nas ações vigorosas dessas pessoas.

Portanto, não é exagero afirmar que o kosen-rufu se realiza pelas pessoas que se levantam com o juramento seigan. Em outras palavras, a real natureza do kosen-rufu se encontra na construção de uma sociedade de paz e de harmonia alicerçada no pensamento de respei­to a todos e à dignidade da vida promovida por pessoas comuns do povo que se tornam fortes, boas e sábias, e transformam a si próprias. Nesse sentido, não há dúvida de que as pessoas comuns são as protagonistas do kosen-rufu.

O estudo do budismo de ligação de mestre e discípulo é tradição da Gakkai

Por essa razão, o Gosho deve ser uma escritura sagrada aberta ao povo. Uma escritura em que pessoas comuns a tenham em mãos e a leiam como nutriente de sua fé e prática. Estou certo de que o Gosho deva ser uma escritura viva, familiar para as pessoas de cada época, sempre pelo bem de todas da mesma geração.

Porém, há um espírito universal que jamais deve ser mudado. É justamente o espírito tradicional de “Gosho como base” construído pelos três primeiros presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda. Trata-se da prática vívida do budismo com o mesmo espírito de Nichiren Daishonin, baseada na ligação direta entre as pessoas e o buda Nichiren Daishonin relacionando-se com o seu coração. Ao longo da história de pouco mais de noventa anos, quem nos ensinou sobre essa nobre tradição do “Gosho como base” foram os três primeiros presidentes da Soka Gakkai, em especial Ikeda sensei.

Creio que o “grande caminho com ‘Gosho como base’”, registrado no prefácio dessa nova edição do Gosho, seja a cristalização do espírito de mestre e discípulo Soka. Para os membros da nossa organização, o Gosho é a escritura da luta conjunta que se põe em prática o modo de viver tendo o “Gosho como base” ensinado pelo Mestre. Portanto, é propriamente a escritura da unicidade de mestre e discípulo.

O que se deve gravar na vida é o fato de que o Gosho é o escrito no qual Daishonin registrou a comprovação de sua própria retidão como devoto do Sutra do Lótus enfrentando as tempestades de obstáculos e de maldades, e os “três poderosos inimigos”. Ele afirma: “Se existe um devoto do Sutra do Lótus, também têm de existir os três tipos de inimigos. Como estes já apareceram, quem, então, é o devoto do Sutra do Lótus? Vamos buscá-lo e segui-lo como nosso mestre”.2

O Sutra do Lótus indica que, ao propagá-lo na era maléfica após a morte do Buda, certamente ocorrerão grandes dificuldades. Não há ninguém além de Nichiren Daishonin que, nos Últimos Dias da Lei, tenha lido com a própria vida a estrofe de vinte versos do capítulo “Encorajamento à Devoção”, o qual elucida os “três poderosos inimigos”. Portanto, Daishonin é o mestre dos Últimos Dias da Lei.

Essa grande convicção se torna a força motriz para trilharmos imponentemente o caminho de nossa fé em meio aos obstáculos e às maldades sem nos abalarmos. Pelas suas ações dedicadas sem poupar a vida, os três primeiros presidentes nos ensinaram e nos indicaram esse grandioso caminho em que as dificuldades são a própria honra.

Os membros da Soka Gakkai que leram com a vida diária e com sua existência

Assim, os mestres e discípulos Soka vieram superando muitas dificuldades e perseguições contra a Lei da época atual com o orgulho de estarem diretamente ligados ao Buda: “É exatamente como está descrito no Gosho” e “Não há o menor erro em nossa prática dos ensinamentos do Buda”.

Esse princípio se aplica igualmente no âmbito de cada indivíduo, tal como inúmeros membros da Soka Gakkai que vieram enfrentando e transformando seu destino, e amenizando os efeitos cármicos.

São numerosas passagens do Gosho que os membros da Soka Gakkai gravaram no coração, lendo-as com a vida, mesmo em condições adversas, e fazendo delas o ponto de inflexão para uma vida de esperança e de vitórias: “O sofrimento do inferno desvanecerá instantaneamente”; “O inverno nunca falha em se tornar primavera”; “Myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’”; “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão”; “O que importa é o coração”.

A experiência e a comprovação da leitura devotada do Gosho de cada pessoa são o “tesouro [do estudo do budismo]” da Soka Gakkai, o poema épico da vitória do povo e a prova do Budismo Nichiren.

Nesses dois anos, o mundo inteiro foi invadido pela pandemia do coronavírus. Porém, tanto no Japão como no mundo, não houve interrupção do movimento Soka. Sua força motriz foi o estudo do budismo, conforme os líderes de cada país vêm relatando nas matérias deste jornal [Seikyo Shimbun], tais como Companheiros do Mundo, Hoje e Companheiros do Mundo, Hoje, em 2021. Em todos os países, o estudo do budismo se tornou a fonte de luz da esperança por diversas iniciativas, como as reuniões virtuais.

De fato, diante das calamidades de âmbito mundial, em vez de parar, o avanço da caminhada do “Gosho como base” da Soka Gakkai se fortaleceu ainda mais. Pode-se dizer que o princípio do “Gosho como base” vem sendo o eixo da promoção do kosen-rufu mundial.

O precioso tesouro da sabedoria a unir toda a humanidade

No trecho final do prefácio da nova edição do Gosho, sensei escreve que “O Gosho é o tesouro imortal capaz de extrair a ‘sabedoria que opera de acordo com as mudanças das circunstâncias’ (zuien-shinnyo-no-chi) no desafio dos problemas globais”. Na mensagem enviada para a Reunião de Líderes, citada no início do texto, ele declara: “O estudo do budismo é, na verdade, o tesouro para nossa vida, como também o tesouro insubstituível para toda a humanidade”.

Reprodução/Foto-RN176 caligrafia Kyogaku Zaiho (“Tesouro do Estudo do Budismo”) apresentada por Ikeda sensei na Reunião de Líderes, realizada em novembro do ano passado [2021]. Houve manifestações como: “Sinto que aprendi, mais uma vez, que as pessoas que estudam o budismo e lutam na organização de base são os ‘valores humanos’ e o tesouro da Soka Gakkai”. Aqueles que avançam com “Gosho como base” são o tesouro da Soka Gakkai! São o tesouro da humanidade! – Editora Brasil Seikyo – BSGI

De fato, “criação de valor”, que deu origem ao nome Soka, nada mais é que a prova final da “sabedoria que opera de acordo com as mudanças das circunstâncias” (zuien-shinnyo-no-chi). Com o grande brilho do humanismo, da teoria do valor, da filosofia de vida e do ideal da revolução humana, a Soka Gakkai já iniciou o desafio de visualizar a transformação do destino da humanidade, promovendo o reviver das pessoas e a mudança da sociedade. Recebemos uma época em que as ações e a filosofia do “Gosho como base” da Soka Gakkai lançam enorme brilho na sociedade global.

O estudioso do budismo, Dr. Lokesh Chandra, afirma: “A Soka Gakkai é a grande esperança da humanidade para criar valor, como também para seu progresso e desenvolvimento” (cf. edição de 13 de novembro de 2021 do Seikyo Shimbun).

A sabedoria contida no Gosho é aguardada pelo mundo e, ao mesmo tempo, é sua esperança. Até para corresponder a isso, desejamos trilhar com toda a força o grande caminho do “Gosho como base”.

Artigo publicado no jornal Seikyo Shimbun do dia 1º de janeiro de 2022.

Reprodução/Foto-RN176 exemplar do Gosho utilizado pelo primeiro presidente Tsunesaburo Makiguchi. Observam-se muitos trechos sublinhados e diversas anotações – Editora Brasil Seikyo – BSGI

No topo: Ikeda sensei em sua juventude dedicando-se à leitura e à correção das provas de Nichiren Daishonin Gosho Zenshu

Notas:

  1. Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222. De acordo com o método de contagem tradicional japonês, a pessoa possui um ano de vida no dia em que nasce.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 291, 2020.