ROTANEWS176 14/12/2024 12:15 CONHEÇA O BUDISMO DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Fé, prática e estudo formam a base do Budismo Nichiren e de nossa transformação interior para construir uma vida verdadeiramente feliz
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Getty Images
A prática do Budismo de Nichiren Daishonin, que visa à transformação da própria vida, é embasada no exercício da fé, da prática e do estudo (em japonês, shin-gyo-gaku).
“Fé” corresponde a acreditar no Budismo de Nichiren Daishonin, em especial no supremo objeto de devoção, o Gohonzon. Essa “fé” é o ponto de partida e de chegada do exercício budista.
O segundo item, “prática”, indica a ação concreta para transformar a vida, aplicando os ensinamentos budistas na vida diária.
Por fim, o “estudo” é a busca pelos ensinamentos budistas de forma a obter uma diretriz para a correta prática da fé, apoiando a “prática” e fortalecendo ainda mais a “fé”.
Se carecer de qualquer um desses três itens, o exercício budista deixará de ser uma prática correta.
“A fé, a prática e o estudo são preceitos básicos para um praticante budista. (…) O estudo é uma base indispensável que nos permite discernir se uma religião é profunda ou superficial e obter clara compreensão sobre quais constituem os verdadeiros ensinamentos e o espírito de Daishonin. O presidente Josei Toda declarou: “A razão origina a fé, e a fé busca a razão”. Se a sua compreensão sobre a “razão”, ou seja, sobre os princípios budistas se aprofundar, sua fé também irá se aprofundar. Se sua fé se aprofundar, sua compreensão acerca dos princípios budistas também se aprofundará”1
Dr. Daisaku Ikeda
Fé
Significa “acreditar e abraçar”, isto é, acreditar e abraçar os ensinamentos do buda. A fé é o ponto fundamental para ingressar na condição de vida do Buda.
Para evidenciarem na própria vida a extraordinária sabedoria e a condição iluminada do Buda, não há outro meio senão pela fé. Ao abraçar os ensinamentos do Buda com fé, pode compreender a verdade dos princípios de vida expostos no budismo.
Nichiren Daishonin materializou o Nam-myoho-renge-kyo, a Lei fundamental do universo para a qual ele próprio despertou, na forma de Gohonzon. Em outras palavras, o Gohonzon é o objeto de devoção no qual Daishonin inscreveu o próprio estado de vida do Buda em prol de todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei.
Portanto, o ponto fundamental da prática do Budismo de Nichiren Daishonin está em acreditar profundamente que este Gohonzon é o único objeto de devoção para manifestar o estado de buda em nossa vida.
Quando nos dedicamos intensamente à recitação do daimoku com fé no Gohonzon, podemos manifestar o poder benéfico da Lei Mística e consolidar a condição de buda em nossa vida.
“Creia no Gohonzon, o supremo objeto de devoção de todo o Jambudvipa. Fortaleça ainda mais sua fé e receba a proteção de Shakyamuni, de Muitos Tesouros e dos budas das dez direções. Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem prática e estudo não pode haver budismo. Deve não só perseverar como também ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar os outros, mesmo que seja uma única sentença ou frase”2
Nichiren Daishonin
Prática
Corresponde à ação concreta da prática budista abraçando a fé no Gohonzon.
O budismo explica que a condição de vida do Buda, repleta de compaixão e sabedoria, isto é, o estado de buda, é originalmente inerente à própria vida do ser humano. O objetivo da prática budista consiste em evidenciar essa condição de buda, oculta no interior da própria vida, e conquistar a felicidade absoluta.
Porém, para que essa força, inerente à vida, seja manifestada na existência real da pessoa, é necessário um trabalho concreto para desbravar e transformar essa condição de vida. Em outras palavras, para manifestar a condição de buda, são necessárias contínuas ações centradas na razão. Essas ações correspondem à “prática”.
Dois tipos de prática
Há dois aspectos na “prática”: a individual, ou para si próprio; e a altruística, voltada para os outros. Assim como as rodas de um carro, a falta de qualquer um desses dois aspectos não conduz a uma prática completa.
A “prática individual” refere-se ao exercício budista visando à conquista dos benefícios da Lei para si mesmo. E a “prática altruística” corresponde à ação de ensinar o budismo às outras pessoas para elas obterem benefícios.
Nos Últimos Dias da Lei, tanto a prática individual, que objetiva atingir seu estado de buda, como a prática altruística, de ensinar e conduzir outras pessoas à felicidade, são essencialmente, a prática do Nam-myoho-renge-kyo, a lei fundamental para se tornar Buda.
Assim, o exercício budista correto no Budismo de Nichiren Daishonin consiste nas práticas individual e altruística, isto é, a recitação do daimoku com fé no Gohonzon e a ação de ensinar sobre seus benefícios às outras pessoas, recomendando-lhes a prática budista.
De forma concreta, a “prática individual” é composta pela recitação do gongyo e do daimoku; e a “prática altruística”, pelo shakubuku e pela propagação dos ensinamentos. As diversas atividades da Soka Gakkai em prol do kosen-rufu também são exercícios que correspondem à “prática altruística”.
Compartilhar a felicidade
A prática altruística consiste basicamente em ensinar sobre o Gohonzon aos outros (shakubuku) e as atividades e visitas para incentivar alguém a aprofundar a fé no budismo. O shakubuku é o exercício budista que possibilita cumprir a missão como bodisatva da terra. Ikeda sensei nos incentiva:
Ao ajudar outras pessoas a se tornarem felizes, nós também nos tornamos felizes. (…) O simples ato de louvar a Lei Mística quando estamos dialogando com os outros é o próprio ato de realizar um esplêndido shakubuku. Se a pessoa decidirá ou não se converter é outra questão. O simples ato de falarmos às pessoas sobre a Lei Mística já é uma causa para infalivelmente recebermos benefícios.3
Esse princípio nos ensina não somente a lutar pela própria felicidade, mas também conduzir outras pessoas ao mesmo caminho.
Estudo
Refere-se ao estudo dos ensinamentos budistas, buscando o correto aprendizado dos princípios do budismo, tendo como base a leitura respeitosa do Gosho deixado por Nichiren Daishonin.
Com o correto aprendizado dos princípios do budismo, podemos aprofundar ainda mais a fé e desenvolver uma verdadeira prática.
Sem o estudo do budismo, corre-se o risco de fazer interpretações com base no próprio pensamento ou ser enganado por pessoas que expõem ensinamentos errôneos.
Estudar o budismo não é acumular teorias. Ele serve para esclarecer as dúvidas, aprofundar a convicção e ensinar o caminho de esperança a outras pessoas.
O budismo não está contido unicamente nos sutras, livros ou ideogramas com que são escritos. Ele existe e se manifesta somente na vida de cada uma das pessoas que estudam os escritos e praticam a fé estritamente de acordo com os ensinamentos de Nichiren Daishonin.
O presidente Ikeda sintetizou a finalidade do estudo do budismo nos seguintes itens:
- Estuda-se o budismo para adquirir uma correta visão da vida, da sociedade e dos objetivos.
- Estuda-se o budismo para nutrir a prática da fé e o empenho nas atividades.
- Estuda-se o budismo para avançar e crescer dia após dia.
- Estuda-se o budismo para cultivar a capacidade de orientação e para prestar incentivos a todos os companheiros.4
Dica de leitura
Veja sobre o tema “Fé, Prática e Estudo” no Guia para a Vitória que acompanha esta edição do Brasil Seikyo.
Ouça
Podcast da série Conheça o Budismo com o tema “Fé, Prática e Estudo”. Acesse clicando aqui.
No topo: Getty Images
Fontes:
Os Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2016. 78 p.
Brasil Seikyo, ed. 2.025, 6 mar. 2020, p. A8.
Idem, ed. 2.026, 13 mar. 2010, p. A8.
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Vanguarda. Nova Revolução Humana, v. 2. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 25-26.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 405-406, 2017.
- Brasil Seikyo, ed. 1.549, 25 mar. 2000, p. A3.
- Idem, ed. 1.610, 7 jul. 2001, p. A5.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO