Triunfar é dar o melhor de si

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 07:00                                                                        NOTÍCIA DA REDAÇÃO

BSGI promove 6a Reunião Nacional de Líderes comemorando jovialmente os trinta anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil. Líder da SGI envia mensagem de congratulações

 

Reprodução/Foto-RN176 Reunião Nacional de Líderes da BSGI

Um vibrante encontro repleto de gratidão, esperança, alegria e decisão. Essa foi a 6a Reunião Nacional de Líderes (RNL) da BSGI, realizada no dia 5 de fevereiro, no Auditório da Paz do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP, com a participação presencial de aproximadamente 450 representantes e com transmissão ao vivo pela internet assistida por aproximadamente 10 mil pessoas.

A atividade teve diversos e importantes significados: encontro de ano novo dos líderes da BSGI com o Mestre que norteia 2023, “Ano dos Jovens e do Triunfo”; partida do movimento da Juventude Soka rumo a 16 de março, Dia do Kosen-rufu; e comemorações dos trinta anos da quarta visita do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, ao Brasil e da instituição do Dia da Divisão Feminina da BSGI.

Após a recitação do gongyo, vídeos mostraram, com criatividade e dinamismo, as ações de integrantes da Juventude Soka de diversas localidades do país. E Camila Akama, coordenadora da Divisão dos Estudantes (DE) da BSGI, apresentou novos líderes da DE-Futuro.

Momentos marcantes da visita de Ikeda sensei ao Brasil em 1993 foram retratados de forma audiovisual, reconfirmando a missão dos membros da BSGI com base na unicidade de mestre e discípulo.

A apresentação da Canção para a Paz Mundial, com um arranjo inovador, feito por integrantes do Coral Esperança do Mundo, empolgou os presentes, que foram incentivados, a seguir, pelos relatos de comprovação dos jovens líderes de Região Metropolitana (RM), Naiane Seno e Alon Coutinho.

Sem perder o “pique”, foi a vez dos coordenadores da Juventude Soka do Brasil, Monique Tiezzi, Edjan Santos, Livia Endo e Camila Akama, falarem sobre o movimento rumo ao dia 16 de março, objetivando alcançar 100 mil jovens humanistas que contribuam para a felicidade das pessoas com base no espírito de compaixão budista.

Soraia Cruz de Oliveira, responsável pela Divisão Feminina (DF) de distrito, relatou seu encontro com o presidente Ikeda ao recepcioná-lo no Centro Cultural da BSGI do Rio de Janeiro, em 1993, e falou sobre o desenvolvimento que conquistou desde essa ocasião em diversos aspectos de sua vida.

Recentemente, a Sra. Kaneko Ikeda dedicou uma mensagem às integrantes da Divisão Feminina e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do mundo [veja nas p. 8 e 9 desta edição] e Livia Endo apresentou trechos desses preciosos incentivos. Também citando passagens dessa mensagem e de orientações recentes do presidente Ikeda, Meiry Hirano, coordenadora da DF da BSGI, expressou sua gratidão pelo empenho das integrantes da divisão e solicitou amplo apoio aos jovens, sucessores do futuro. Também comentou sobre o lançamento do volume 2 do livro Flores da Felicidade, de autoria de Ikeda sensei e dedicado a todas as mulheres.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, incentivou todos a manifestar seu ilimitado potencial por meio da prática budista para suplantar quaisquer desafios e dificuldades, levando a luz da esperança para a sociedade a partir dos núcleos de base da organização. Ao apresentar a mensagem enviada pelo presidente Ikeda especialmente para a atividade [leia íntegra no quadro], Shiratori conclamou aos participantes: “Vamos compartilhá-la em nossas visitas e encontros porque representa o mais elevado sentimento de Ikeda sensei e de sua esposa de prezar cada pessoa que veio se dedicando durante esses trinta anos e também é nossa diretriz daqui para a frente, por todo o futuro”.

Concluindo magistralmente a 6a RNL, a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) apresentou a obra A Longa e Distante Correnteza do Amazonas e o Coral Esperança do Mundo entoou Saudação a Sensei, contagiando os participantes.

Mensagem de congratulações do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda

Saudosos amigos tão preciosos da BSGI, sinceros parabéns por este radiante encontro comemorativo!

Mesmo diante das provações que persistem na sociedade, vocês vieram orando vigorosamente pela paz e expandindo a rede de solidariedade do reavivamento e do encorajamento, dia após dia, em união harmoniosa de “diferentes em corpo, unos em mente”.

Nichiren Daishonin afirma:

Esses grandes bodisatvas [que emergiram da terra] são particularmente adequados para beneficiar as pessoas nos Últimos Dias da Lei, tais como os peixes que estão familiarizados na água ou pássaros que voam livremente pelos céus.1

Mais que nunca, vamos manifestar livremente a força latente dessa vida dos “emergidos da terra” e expandir o diálogo de coragem e de esperança aos amigos que aguardam ansiosos para formar conosco um vínculo com o budismo.

Meu venerado mestre, Josei Toda, disse: “A prática da fé significa dar o melhor de si em cada situação. Isso expandirá amplamente a condição de vida e abrirá de forma majestosa a vitória do kosen-rufu e da vida”.

Por favor, coroem com vitória este glorioso ano do triunfo, sempre com harmonia e alegria.

Minha esposa e eu estamos enviando daimoku que possa alcançar cada um de vocês, queridos companheiros do Brasil.

Em fevereiro de 2023

Daisaku Ikeda

Presidente da Soka Gakkai Internacional

Nota: 1. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 551.

 Participantes compartilham sua decisão

“Amei a atividade! Foi grandioso estar aqui hoje neste momento de retomada das atividades presenciais. Saio revigorada e pronta para pôr em ação em meu distrito o que ouvimos hoje.”

Lilian Figueirêdo, responsável pela DFJ de distrito

**

“O conteúdo da atividade e a energia das pessoas foram fantásticos! É uma renovação, ouvimos sobre assuntos muito importantes e refletimos a respeito dos nossos esforços. Também, hoje atuei pelo grupo Sokahan na atividade e fiz a decisão de desenvolvê-lo ainda mais em minha localidade.”

Airton da Silva Júnior, responsável pela DMJ de distrito

**

“Foi uma atividade esperançosa e empolgante. Minha decisão é de não perder tempo, recitar daimoku e aproveitar ao máximo as atividades e visitas, sempre lado a lado com os jovens para que eles levem avante a bandeira Soka com orgulho, amor e paixão no coração.”

Rosa Cristina de Almeida, responsável pela DF de comunidade

**

“Fiquei deslumbrado com os relatos, o desafio das pessoas que nos trazem grande emoção. Às vezes, em algum momento da vida, podemos achar que não conseguiremos ultrapassar uma circunstância, mas, ao ouvirmos relatos como os que foram apresentados, vemos que tudo é possível quando nos desafiamos a vencer.”

Carlitos de Souza Braga, responsável pelo bloco

Fotos: BS