Trump diz que nenhum norte-americano morreu em ataque

ROTANEWS176 E POR REUTERS 08/01/2020 16h44

“Nossas grandes forças norte-americanas estão preparadas para qualquer coisa. O Irã parece estar recuando”, disse o presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (8) que nenhum norte-americano morreu nos ataques iranianos a bases militares que abrigavam tropas norte-americanas no Iraque, e que Teerã parece estar recuando.

SAIBA MAIS

“Não tive escolha”, diz Ghosn sobre fuga do Japão

Irã tem maior arsenal de mísseis do Oriente Médio

Papa expressa ‘profunda tristeza’ por queda de avião no Irã

Ataques do Irã: quais bases dos EUA foram alvo dos mísseis

 

Reprodução/Foto-RN176 Presidente dos EUA, Donald Trump, faz pronunciamento na Casa Branca 08/01/2020 REUTERS/Kevin Lamarque Foto: Reuters

“Nenhum norte-americano ficou ferido no ataque da noite passada pelo regime iraniano. Não tivemos vítimas”, disse Trump em pronunciamento na Casa Branca. “Nossas grandes forças norte-americanas estão preparadas para qualquer coisa. O Irã parece estar recuando”, acrescentou.

Apesar de sinalizar que não pretende aprofundar confrontos militares com o país persa, o republicano anunciou que vai impor ainda mais sanções econômicas ao Irã e que vai pedir para a Alemanha, Rússia, França e China abandonarem o acordo nuclear firmado com os iranianos em 2015.

Na noite de terça, o Irã lancou mísseis contra duas bases que abrigam tropas americanas no Iraque. Segundo os EUA, pelo menos 12 de mísseis foram lançados a partir do Irã contra as bases de Al Assad e Erbil.

O anúncio do ataque foi originalmente divulgado pela imprensa estatal do Irã. Segundo o governo iraniano, a operação faz parte de uma campanha de retaliação contra os EUA pelo ataque que matou o general Qassim Soleimani na semana passada.

A operação, segundo a imprensa iraniana, foi batizada como “Mártir Soleimani” e está sendo conduzida pela divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária, que teria lançado mísseis superfície-ar contra as bases.

“A vingança feroz da Guarda Revolucionária já começou”, disse a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em um comunicado no canal Telegram, segundo o jornal The New York Times.

Segundo a rede CNN, um comandante de força paramilitar sunita iraquiana relatou que foguetes atingiram a base aérea de Al Asad, que fica a 120 quilômetros a oeste de Bagdá. Já a base de Erbil fica no norte do Iraque.

*Com informações da Deutsche Welle

Reuters – Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservado