ROTANEWS176 E POR CNN 14/07/2022 18:25 Por Gabby Orr
Em entrevista à New York Magazine, ex-presidente falou sobre a próxima disputa presidencial nos EUA
Reprodução/Foto-RN176 Ex-presidente dos EUA Donald Trump 18/06/2022REUTERS/Karen Pulfer Focht
Talvez no sinal mais forte até agora de que Donald Trump está planejando outra candidatura à Casa Branca, o ex-presidente disse à New York Magazine em uma nova entrevista que ainda está decidindo quando – e não se – deve anunciar uma campanha em 2024.
“Eu diria que minha grande decisão será se vou antes ou depois”, disse Trump em entrevista publicada nesta quinta-feira (14), aparentemente se referindo às eleições de meio de mandato em novembro.
“Vou antes ou depois? Essa será minha grande decisão”, acrescentou Trump, depois de confirmar que “já tomou essa decisão” quando perguntado se planeja concorrer.
Esses últimos comentários confirmam reportagens anteriores da CNN sobre as deliberações nos bastidores consumindo o círculo íntimo de Trump enquanto o ex-presidente e seus principais assessores ponderam quando ele deve pular para as primárias presidenciais republicanas de 2024 para maximizar o impacto de seu anúncio – e dissuadir potenciais rivais do Partido Republicano de desafiá-lo.
“Acho que muita gente nem concorreria se eu fizesse isso porque, se você olhar para as pesquisas, elas nem se registram”, disse Trump.
Um desses republicanos é o governador da Flórida Ron DeSantis, um herói emergente entre os conservadores de base cujas próprias ações – incluindo sua recusa em descartar publicamente um desafio primário a Trump – indicaram fortemente que ele também pode estar de olho na Casa Branca.
Trump disse anteriormente a conselheiros que acredita que derrotaria facilmente o republicano da Flórida em uma primária, além de destacar sua própria popularidade duradoura entre a base do Partido Republicano em declarações recentes e postagens em seu site Truth Social.
Dentro da órbita de Trump, os conselheiros estão divididos sobre se um anúncio pré-intermediário poderia enfraquecer as chances republicanas no meio do mandato, reorientando a conversa política dominante em Trump – uma figura profundamente divisiva cujas contínuas alegações falsas sobre a eleição de 2020 podem comprometer candidatos vulneráveis do Partido Republicano que desejam manter os eleitores focados em seus problemas econômicos atuais.
Embora os assessores acreditem que ele está apostando em concorrer novamente, a CNN informou anteriormente que a indecisão de Trump sobre o momento de um anúncio de campanha classificou alguns assessores.
“Cada dia é diferente. Dizem-nos que ele vai anunciar em breve, e à tarde, isso mudou”, disse uma fonte com conhecimento.
Enquanto isso, uma pessoa próxima a Trump disse que, se ele não anunciar este mês, a alternativa mais provável seria o lançamento de uma campanha em setembro, próximo ao Dia do Trabalho.