Tudo se transforma

ROTANEWS176 08/12/2022 10:05                                                                                                                              INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                  Por Roseli Barbosa

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria –  Ilustração: GETTY IMAGES

Queridos companheiros e companheiras, desejo de coração que estejam bem de saúde, manifestando grande disposição e coragem para continuar avançando rumo à vitória!

Chegamos em dezembro, último mês do “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, o qual foi e ainda está sendo um ano de inúmeros desafios para todos nós, não é mesmo?

Quero aproveitar esta oportunidade para externar meus sinceros sentimentos de profundo pesar aos que perderam entes queridos durante a jornada deste ciclo e reconfirmar que estamos juntos no desafio de muito mais daimoku pela iluminação e pela felicidade dos que partiram, bem como pela superação e vi­tória dos que permanecem aqui cumprindo sua nobre missão.

Faltam poucos dias para entrarmos no “Ano dos Jovens e do Triunfo” e, é claro, se analisarmos os fatos da perspectiva de um ano inteiro, um período de menos de um mês talvez nos traga a sensação de que não há mais tempo para nenhuma mudança significativa, seja ela em qual campo for. Porém, aprendemos com nosso mestre, presidente Ikeda, com base na profunda filosofia do Budismo Nichiren, que um único momento da vida é crucial e suficiente para criarmos a causa da transformação, mudando tudo. Sendo assim, independentemente do que estejamos enfrentando agora, nossa prática da fé nos capacita a transformar qualquer sofrimento em felicidade e todos os desafios em vitórias.

No livro Flores da Esperança consta a seguinte orientação de Ikeda sensei:

Cada um de nós, não importando quais dificuldades encontremos ou em que circunstâncias possamos estar, possui uma nobre missão que apenas nós podemos realizar. Quando reconhecemos isso profundamente, tudo se transforma. Nós nascemos neste mundo, nesta época, para realizar o grande juramento que fizemos no remoto passado. Nosso carma é nossa missão; é o palco no qual desempenhamos nosso magnífico drama da transformação da adversidade em triunfo. Não importa o quão difícil ou desafiador a realidade de nossa vida possa ser, não há nenhum outro local onde podemos atingir a felicidade. Eis a importância de triunfarmos no local onde estamos agora.

Quão encorajadoras são estas preciosas palavras do Mestre. Elas possuem o poder de fazer o sol da esperança brilhar no coração da gente, deixando-o quentinho novamente!

Então, por que não aproveitarmos estes dias de dezembro que temos pela frente para empreendermos poderosos e verdadeiros esforços, como nunca fizemos até hoje, para que possamos triunfar no palco em que atuamos neste momento? Que tal iniciarmos aquela prática de exercícios ou aquela prometida caminhada que está sendo ensaiada há meses e nunca começamos?

E aquele amigo ou aquela amiga que desejamos convidar para participar da reunião de palestra, apresentando ao budismo, hein? Por que não agora? “Demorô!” Já os cuidados com a saúde, que prometemos um dia pôr em prática, tendo uma alimentação mais saudável e regrada, será que os iniciaremos agora? Ah, é fundamental não nos esquecer daquele curso que há muito queremos fazer e dizemos que não conseguiremos porque não temos tempo.

Nossa, eu poderia passar horas aqui citando vários itens de uma lista enorme de coisas que poderíamos executar ainda neste ano, neste curto prazo que temos antes de ele (2022) sair de cena. Mas prefiro deixar esta importante tarefa para cada um de nós, pois ninguém melhor que nós mesmos definirmos e sabermos onde podemos empreender e aprimorar nossos esforços, não é?

Dessa forma, vou aproveitar as poucas linhas que me restam para desejar a todos que consigam fazer destes últimos dias os melhores deste ano.

Vamos lá! Acordemos de bem com a vida, almejemos um bom-dia com entusiasmo e vivamos cada momento com uma alegria contagiante, expressando gratidão própria de quem recita o poderoso Nam-myoho-renge-kyo. Vamos viver sem arrependimentos, declarar amor a quem amamos e não deixar nada para depois, porque o dia, o mês, o ano e a vida passam num piscar de olhos. Por isso, façamos o que precisa ser feito agora.

Sejamos felizes e compartilhemos felicidade. Não vamos passar pela vida simplesmente, mas escrevamos uma história com letras douradas e deixemos nosso legado!

Um forte e caloroso abraço!

Roseli Barbosa

Vice-coordenadora da Divisão Feminina da BSGI

 Ilustração: GETTY IMAGES

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO