Um encontro muda a vida

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  12/08/2022 17:04                                                            ESPECIAL DA REDAÇÃO 

Confiança, amizade e um nobre propósito dão renovado sentido ao coração

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Foto: Getty Images

A vida é feita de encontros. Bastam poucos minutos para a men­te recordar de algum episódio. Representam o início de uma nova amizade, um reencontro de cora­ções e o despertar de propósitos. Cada pessoa tem certamente guardado um momento marcante desses no coração. Neste especial, Brasil Seikyo aborda alguns aspectos que formam essa preciosa teia do diálogo de vida a vida, da sinergia que envolve sentimentos como verdadeira amizade, confiança, estudo e um real propósito. Sentidos que alteram rumos e criam um renovado percurso. Pode bem ser a sua história a começar por esta leitura e reflexão.
Encontros são místicos.

Eles são decisivos.

Jamais me esquecerei,

por toda a eternidade,

do meu encontro

com Toda sensei.

Foi nele que minha vida

foi decidida.1

O trecho acima é de um denso poema do presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, ao trazer a emoção do encontro que teve, aos 19 anos, com o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Esse é o pano de fundo de um exercício de observação, das possibilidades que se abrem no ato de aproximação entre as pessoas. Convidado por amigos para uma atividade que parecia ser de “estudo de filosofia”, em agosto de 1947, o que viu e ouviu em sua primeira reunião de palestra mudou o rumo de sua jornada.

Nascido numa família muito humilde, Ikeda chegou àquele encontro com o coração jovem e já sofrido pelos horrores impostos pela Segunda Guerra Mundial, pela tuberculose que limitava sua expectativa de vida e pela tristeza do falecimento do irmão mais velho. “Minha intuição de jovem dizia-me que podia seguir com segurança aquele homem que havia sido preso durante a guerra em defesa da paz e do budismo.”3

Após o memorável encontro com Toda sensei, a decisão de segui-lo mudou a trajetória de sua vida e a de toda a humanidade. Durante dez anos acompanhou de perto os bastidores de luta de Josei Toda pela reconstrução da Soka Gakkai no pós-guerra. Depois, com a morte do seu mestre, assumiu para si a missão e os sonhos dele e erigiu a maior organização de pessoas comuns, unidas com um ideal único: levar esperança e felicidade às pessoas, a partir da própria comprovação da prática do Budismo Nichiren. Ele havia encontrado um verdadeiro propósito para a sua juventude.

Como resultado da dedicação de Daisaku Ikeda num ambiente de aprimoramento e de oportunidades de encontros revigorantes, hoje isso é realidade para mais de 12 milhões de pessoas em 192 países e territórios onde a Soka Gakkai mantém representação.

É possível medir o grau de confiança entre duas pessoas do momento em que o sonho de uma pessoa é abraçado por outra, sem interrupção, sem medo do que ocorra nesse caminho. Ikeda sensei venceu a doença, as injustiças e prova com a vida a força da determinação. Em janeiro do próximo ano, completa 95 anos. Um mestre da sabedoria humanística. Não importando se são intelectuais ou pes­soas comuns, ele se exercita continuamente a criar um “encontro ideal” com cada pessoa que dialoga. A verdadeira amizade é aquela gerada pela comunicação do coração, essa que é alimentada pela sinceridade, respeitando as diferenças e fortalecendo o incentivo mútuo. Sobre esse tema, ele nos direciona:
A amizade é o laço que une o coração intangível de uma pessoa com a outra. Não se trata de interesse nem de posição social. Não são estratégias ou interações superficiais. São relações humanas genuínas construídas com base na sinceridade de ambas as partes.

A amizade é o tesouro mais belo, poderoso e valioso da vida. Ela é sua riqueza. Por mais alta que seja a posição social conquistada ou por mais rica que se torne, uma pessoa sem amigos é triste e solitária. Um jovem sem amigos tende a conduzir uma vida egocêntrica e desequilibrada. Não existe nada mais nobre e encantador que as amizades da juventude.4

Viver com sentido

A trajetória de vida do nosso mestre é um retrato fiel de quem encontrou e vive por um nobre propósito. Em suas orientações, o reforço dessa máxima:
A grandiosidade de uma pessoa não é definida pela fortuna ou título. É definida pelo ideal que possui e pela ação que pratica com base nesse ideal. Avaliação superficial tem pouca importância.5

Como ele construiu essa fortaleza interior? Ikeda sensei constantemen­te escreve sobre o orgulho de ter se formado na “Universidade Toda”, período em que recebeu treinamento direto do seu mestre, o qual o orientou a ler clássicos, absorvendo conhecimento da história e dos conceitos daqueles que vieram antes. Fortaleceu a prática da fé e se aprofundou nos escritos de Nichiren Daishonin, sendo braço presente na histórica reedição da publicação, ao lado do seu mestre, propiciando-nos ter acesso a esse material precioso. O encontro com a leitura e o estudo, portanto, nos proporciona amadurecimento e visão de mundo. Em livro recentemente lançado e dedicado aos jovens, nos encoraja:

Quanto mais se estuda,

mais os sonhos se agigantam.

Cria-se a capacidade de se tornar alguém

que possa servir as pessoas,

extrair o sorriso delas

e conceder-lhes alegria.6

Essa visão de futuro do presiden­te Ikeda sela sua confiança de que, assim como ocorreu com ele, uma vigorosa onda de expansão humanística seja possível a partir de encontros de vida a vida, permeados de sinceridade e seriedade. Um oásis de esperança.

Assim, ao comemorarmos em agosto a data do “encontro ideal” de Daisaku Ikeda com seu mestre, voltamos os olhos, orgulhosos, para nossa organização, criada por Ikeda sensei. Junto com a celebração do Dia da Divisão Sênior (DS) no Brasil, da qual muitos de seus integrantes certamente são frutos do aprimoramento vivido na Divisão dos Jovens (DJ), criam-se oportunidades para que, nas reuniões de palestra e visitas individuais revigorantes, “encontros ideais” sejam uma realidade para mais e mais pessoas. Com a pandemia da Covid-19, nunca foi tão importante reconhecer o papel desse abraço, que, mesmo de forma vir­tual, tem sido capaz de transformar corações aflitos em esperança de futuro. Tudo depende de um sincero coração. A Soka Gakkai existe para isso.

Aos jovens, em especial, um inspirador chamado do Mestre, que ele traduz em título Formem suas Fileiras e me Sigam:
Vocês, membros da Divisão dos Jovens, são os protagonistas da era do respeito à dignidade da vida.

Diretamente ligados a Nichiren Daishonin, amplifiquemos nossas fileiras indo ao encontro de outras pessoas para dialogar com elas e propagar nossa grande filosofia de paz e humanismo, pela qual as pessoas tanto anseiam.7

Para ler e se inspirar

Diário da Juventude

Registros de sentimentos e reflexões de Ikeda sensei, desde os seus 21 anos, acerca de inúmeras questões da existência — saúde, família, trabalho, fé, amizade e a vida em si. A obra é um tocante relato de seus reveses e triunfos, momentos de aflições cotidianas pelas quais passam jovens de sua idade, até maio de 1960, quando se torna presidente da Soka Gakkai sucedendo o mestre Josei Toda.
Juventude — Sonhos e Esperanças, v. 1 e 2

Em formato de perguntas e respostas, o autor responde a perguntas relacionadas às principais preocupações, dúvidas e desafios enfrentados pelos jovens. Liberdade, individualidade, relacionamento humano, estudos e vida e morte são alguns dos temas abordados nesse volume.
Pode Haver uma História mais Maravilhosa do que a Sua?

Cem passagens foram cuidadosamente selecionadas dos trinta escritos do buda Nichiren Daishonin indicados para as integrantes do Ikeda Kayo Kai, da Divisão Feminina de Jovens da Soka Gakkai. Cada trecho destaca pontos-chave, e as palavras do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, oferecem orientações claras para se pôr em prática nos dias de hoje.

Seja a Esperança

Recente obra apresentada no Clube de Incentivo à Leitura (CILE), da Editora Brasil Seikyo (EBS), o livro contempla a visão de Ikeda sensei sobre diversos temas como estudo, felicidade, gratidão, caráter, amizade, bullying, trabalho, amor, sonhos. O olhar também se volta para o passado — com singelas e marcantes histórias da juventude — e para o futuro — falando a respeito de direitos humanos, pobreza, armas nucleares e a força da mulher.

E mais:

Encontro ideal

Tudo sobre o primeiro encontro de Ikeda sensei com seu mestre. Leia na edição especial Brasil Seikyo com os bastidores dos dias 14 e 24 de agosto de 1947! . Ed. 2.615, 16 jul. 2022, p. 8 e 9.

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.388, 23 set. 2017, p. B4.
  2. Ibidem.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2615, 16 jul. 2022, p. 8-9.
  4. IKEDA, Daisaku. Juventude — Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 59, 2020.
  5. Brasil Seikyo, ed. 2.345, 29 out. 2016, p. A2.
  6. IKEDA, Daisaku. Seja a Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 17.
  7. Brasil Seikyo, ed. 2.394, 4 nov. 2017, p. B4.

Foto: Getty Images