Um gesto de amor

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 15/07/2023 13:25                                                                        INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                Por Mario Marcio Leite da Silva

Reprodução/Foto-RN176 Queridos companheiros da BSGI,

Sou Mario Marcio e é um prazer dialogar com todos vocês!

Gostaria de realizar algumas reflexões sobre as minhas experiências ao longo desses anos em que pratico este extraordinário budismo.

Fui criado pela minha avó, uma mulher sem escolaridade, mas de grande sabedoria e coragem. Lembro-me muito bem do quanto ela desafiava a recitação do daimoku. Acredito que esta prática gerou a condição para que criasse inúmeros “valores humanos”, atraindo mais e mais pessoas com o modo carinhoso e humano com que ela tratava a todos. Nunca vou me esquecer disso! Ela era uma verdadeira rainha do kosen-rufu!

Minha avó sempre tinha a preocupação de me conectar com as atividades da organização. Tenho o orgulho de falar que cresci nos jardins da Soka Gakkai, construindo uma relação pura e verdadeira com o Mestre.

Quando iniciei minha atuação na Divisão Masculina de Jovens (DMJ), havia um líder de comunidade que aos sábados vinha me visitar. Recitávamos gongyo e daimoku e estudávamos orientações de Ikeda sensei. Após isso, ele me levava para visitar os membros. Confesso que não entendia muito aquele esforço, mas sempre o recebia e atendia à sua convocação.

Hoje, sei que aquela dedicação e o exemplo da minha avó fizeram com que eu me tornasse um ser humano que tem como base prezar cada pessoa. Mas como seria realmente prezar cada pessoa? Penso: “Até que ponto, na prática, eu consigo prezar as pessoas?”. É uma ação que realmente necessita da nossa benevolência, do esforço de olhar além de nós mesmos, de criar o tempo e o momento de estar com as pessoas, porque não sabemos se será a última vez.

Nesse sentido, tive a oportunidade de viver uma experiência única. Ao saber da enfermidade de um nobre companheiro, veterano dos tempos da banda masculina Taiyo Ongakutai, criei uma condição de prontamente visitá-lo, pois ele estava em processo de conclusão de sua missão. Assim, junto com a esposa dele e outro companheiro da fé, recitamos daimoku com a firme determinação de que sua existência se tornasse repleta da iluminação do estado de buda. Foi um momento muito emocionante!

Na mensagem de Ikeda sensei para convenção comemorativa dos trinta anos de sua última visita ao Brasil, ele diz:

No capítulo 25, “Portal Universal”, do Sutra do Lótus, consta: “Contempla os seres vivos com olhar compassivo. O mar de seus benefícios acumulados é imensurável”.1

Daishonin demonstra por meio desse trecho do sutra que, ao incorporar a benevolência da Lei Mística, imensuráveis boa sorte e sabedoria, tal como o vasto mar, se manifestam na própria vida e na vida dos outros, na sociedade e na nação. Nas atividades diárias da Gakkai, preza-se com carinho a pessoa que se encontra à frente, conversa-se com a natureza de buda dela e, assim, cria-se os nobres laços budistas com ela. Esse sublime trabalho do Buda somente pode ser cumprido por nós.2

Então, queridos companheiros, neste momento de reconstrução da vida e da organização, após o drama da pandemia, vamos nos levantar com a mais sublime benevolência do Buda e prezar a cada pessoa que se encontrar diante de nós.

Este é o desejo de Ikeda sensei de que possamos juntos construir uma nova época de respeito à diversidade humana, um mais um, expandindo a grande esperança do kosen-rufu pelas terras do nosso amado Brasil.

Forte abraço a todos e muito obrigado!

Mario Marcio Leite da Silva

Vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Ilustração: GETTY IMAGES

Notas:

  1. Lotus Sutra and its Opening and Closing Sutras[Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 25, p. 306.
    2. Brasil Seikyo, ed. 2.636, 10 jun. 2023, p. 3.