ROTANEWS176 08/02/2025 11:50 JUVENTUDE SOKA DIRETA DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Desenho humano de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES
Na matéria da Juventude Soka da edição passada, perguntamos: “Você é feliz?”. Essa pergunta é muito íntima, pois cada pessoa possui uma resposta. Entretanto, o mais importante é ter convicção naquilo que você acredita. Porém, imagine a seguinte cena. Você recebe uma mensagem pelo WhatsApp de uma pessoa muito querida convidando-o(a) para comer uma pizza. Você aceita e, chegando ao local, encontra pessoas que não via há muito tempo.
Essa sensação, ao receber o convite (ou fazer o convite para alguém), de encontrar pessoas que você admira faz um bem danado, certo?! Lendo assim, podemos imaginar que é muito fácil criar essa situação ou ter um relacionamento assim. Então, a sugestão da matéria desta edição é “Sou um bom amigo?”.
“Uma mão lava a outra”
“A solidão é uma fonte de estresse”,1, afirma Robert Waldinger, psiquiatra e pesquisador da Universidade Harvard. A conclusão do estudo indicou que não conseguimos viver sozinhos e as relações interpessoais nos ajudam a viver melhor.
O que significa consideração?
Ikeda sensei, no livro Juventude: Sonhos e Esperanças2 apresenta o significado para “consideração”:
A palavra “consideração” em japonês é composta pelos ideogramas “pessoa” e “preocupação”. Assim, pode-se dizer que ter consideração é preocupar-se com os outros. É compreender a tristeza, o sofrimento e a solidão das outras pessoas compartilhando com elas aquele momento. Esses ideogramas também significam “excelente”. Uma pessoa de genuína consideração é alguém que realmente compreende o sentimento das outras pessoas, é um ser humano extraordinário; é um nobre estudante da vida. Possuir tal consideração pelos outros é viver da maneira mais humana; é um sinal de notável caráter.
Joia rara
Já ouvimos dizer que “os diamantes são lapidados por outros diamantes”, porque os diamantes são as únicas matérias que podem lapidar e polir outros diamantes. Como o diamante é o material mais duro que se conhece na natureza, lapidá-lo não é nada fácil, além do alto risco de estragar essa pedra caríssima. Depois do corte, vem a etapa do bloqueamento, em que o diamante é raspado em outro até que se aproxime do formato desejado. As facetas do diamante são feitas na etapa seguinte, chamada abrilhantamento. A pedra é encaixada na ponta de uma vareta e pressionada contra um disco giratório forrado de pó de diamante. O processo lembra um pouco o de uma agulha riscando um disco de vinil na vitrola.3
Assim como somos incentivados por Ikeda sensei de que a amizade é o tesouro mais belo, pois aprendemos a ouvir, a dialogar e a expandir nosso horizonte com infinitas possibilidades (reais) de avanço. O que importa é o primeiro passo dado por nós. Afinal, o que torna uma pessoa grandiosa?
“Certa ocasião, quando eu ainda era jovem, perguntei ao presidente Josei Toda: ‘O que torna uma pessoa grandiosa?’. Com um sorriso, ele respondeu: ‘Ter convicção. Na vida e em tudo, a convicção é fundamental’”.4
Notas:
- Leia matéria disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2022/05/nao-nascemos-para-viver-sozinhos-diz-psiquiatra-de-harvard.ghtml. Acesso em: 4 fev. 2025.
- IKEDA, Daisaku. Juventude:Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 146, 2020.
- Cf. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-sao-lapidados-os-diamantes/. Acesso em: 4 fev. 2025.
- IKEDA, Daisaku. A Essência Real de Todos os Fenômenos é a Sabedoria para Compreender a Verdade da Vida. Sutra do Lótus: Preleção dos Capítulos “Meios Apropriados” e “A Extensão da Vida”. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2025.
Ilustração: GETTY IMAGES
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO