Um tributo aos entes queridos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/11/2022 10:23                                                                          NOTÍCIA DA REDAÇÃO

BSGI realiza cerimônia de finados em homenagem a familiares e amigos falecidos

 

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da BSGI, Miguel Shiratori – Fotos: BS

Certa ocasião, ao acalentar o coração dos membros que perderam algum familiar, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, incentivou:

Quando nos esforçamos para superar a dor e a tristeza causadas pela morte, tornamo-nos mais conscientes da dignidade da vida e desenvolvemos o sentimento de compartilhar os sofrimentos de outros como se fossem nossos próprios sofrimentos.1

Para celebrar a vida de familiares e amigos que faleceram, foi rea­lizada a cerimônia de finados, no dia 2 de novembro, na Sala Mestre e Discípulo, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda da BSGI, em São Paulo, SP, com transmissão simultânea pela internet, assistida em todo o Brasil e em paí­ses como Estados Unidos, Japão e de algumas regiões da Europa.

As orações pelos falecidos foram conduzidas pelo presidente da BSGI, Miguel Shiratori.

Em seguida, foram proferidos cumprimentos por líderes da organização, a começar por Edjan Santos, coordenador da Divisão Masculina de Jovens (DMJ). Em suas palavras, ele trouxe exemplos do buda Shakyamuni e de Nanjo Tokimitsu, discípulo de Nichiren Daishonin, e refletiu sobre a natureza da morte. Edjan enfatizou: “É um nobre ato oferecer orações aos nobres guerreiros do kosen-rufu e para os nossos entes queridos. É maravilhoso praticar o Budismo Nichiren, pois encontramos significado para tudo. Hoje é mais um dia para orarmos daimoku a eles com o sentimento de profunda gratidão”.

A coordenadora da Divisão Feminina (DF), Meiry Hirano, compartilhou incentivos do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. Ela disse: “Desejo que todos estejam desfrutando excelente saúde, coragem e forte disposição. Estamos juntos, orando pela iluminação e felicidade eterna de todos. Hoje, nossa missão é nos tornarmos mais felizes. Viver dia a dia, um passo de cada vez, mas sempre com o pensamento de que um verdadeiro buda vive entre as pessoas”.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da cerimônia dedicam suas orações aos falecidos – Fotos: BS

Por fim, o presidente Miguel Shiratori destacou que vida e morte são unas e expressões da Lei Mística, conforme expõe o presidente Ikeda. “Nichiren Daishonin ensina que a perda de uma pessoa querida faz parte do sofrimento humano, mas que o daimoku recitado atinge a vida de ambos [a vida do falecido e a nossa] e isso faz com que manifestemos as quatro virtudes2 do Buda”. Shiratori também incentivou sobre as nossas ações, como praticantes budistas, e salientou que o estudo do budismo faz com que ultrapassemos esse momento de dor. Ele disse: “O presidente Ikeda ensina que os laços de vida a vida não são cortados com a morte. Esses laços duram eternamente”.

Reprodução/Foto-RN176 Cerimonia de Finados –  Fotos: BS

O Quinteto de Madeiras da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) enalteceu a cerimônia com a canção Praia de Morigasaki.

 

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.471, 1º ago. 1998, p. 3.
  2. As “quatro virtudes” são as características dos bodisatvas e budas: eternidade (jo, em jap.), felicidade (raku), verdadeiro eu (ga) e pureza (jo).

Recordação

 

A BSGI oferece a todos os membros um cartão, em dois modelos, como lembrança da cerimônia. Para fazer o download, acesse: https://extra2.bsgi.org.br/palacio/cerimonia_finados/)

Fotos: BS