“Um único discípulo verdadeiro”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  29/01/2022 10:33

APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

HIROMASA IKEDA

VICE-PRESIDENTE DA SGI

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Os capítulos conclusivos do volume 30 da Nova Revolução Humana mostram o desenvolvimento do kosen-rufu de 1981 a 2001, um período de vinte anos no qual Shin’ichi Yamamoto se dedica a incentivar e treinar os jovens e a construir os alicerces para o kosen-rufu mundial.

O capítulo “Brado da Vitória” inicia-se com Shin’ichi enviando uma mensagem de congratulações para a Convenção da Divisão dos Jovens celebrando o 30º aniversário de fundação da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), logo após voltar de uma viagem de orientações de 61 dias pelo hemisfério norte. E o capítulo final, “Juramento Seigan”, termina com a cena da Reunião Nacional de Líderes comemorando o 50º aniversário dessas divisões. O fato de os dois últimos capítulos da série como um todo começarem e terminarem com um incentivo de Shin’ichi para os jovens demonstra claramente o profundo compromisso dele com a criação dos jovens durante esse período de vinte anos.

Em novembro de 1981, Shin’ichi visita a região de Shikoku, onde os membros haviam sofrido intensamente com comentários ofensivos dos reverendos da Nichiren Shoshu desde o início da primeira problemática do clero. Por solicitação da DMJ de Shikoku, ele aceita revisar e propor modificações na letra de uma canção que eles haviam composto. Finalmente, após reformulá-la cerca de vinte vezes, conclui-se a canção Kurenai no Uta [Canção do Carmesim].

Em dezembro, Shin’ichi visita a província de Oita, onde os membros também tinham suportado grandes provações diante das constantes conspirações e intrigas dos reverendos da localidade. Numa reunião de líderes da Divisão dos Jovens (DJ) de província, ele apresenta o poema Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21!, que compusera para a ocasião. Nessa atividade, ele declara que seus esforços até 3 de maio de 2001 determinarão o resultado da segunda etapa do kosen-rufu. Com esse propósito, exorta-os a prosseguir se empenhando com seriedade na prática budista.

No decorrer de 1981, Shin’ichi lança uma série de profícuas iniciativas para acelerar o progresso do kosen-rufu mundial, não obstante e em resposta aos ataques descabidos da Nichiren Shoshu à Soka Gakkai. “Para criar o amanhecer de uma nova era, ele aguardou o momento e criou a época”,1 sempre concentrando sua atenção e energia no desenvolvimento dos jovens.

Em julho de 2021, celebramos o 70º aniversário das Divisões Masculina e Feminina de Jovens. Na mensagem enviada para os respectivos encontros comemorativos, o presidente Ikeda pede aos membros da DMJ que ampliem sua rede de pessoas que incorporam o princípio “do índigo, um azul ainda mais forte” e incentiva as integrantes da DFJ a expandir sua rede solidária assim como o sol nascente.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

No capítulo “Brado da Vitória”, Shin’ichi clama aos jovens em seu coração: “Oh, jovens! Delego-lhes a Soka Gakkai. Delego-lhes o kosen-rufu. Delego-lhes o mundo. Delego-lhes o século 21!” (p. 134) Seguindo o exemplo dos jovens que estão abrindo uma nova era na história do nosso movimento, respondamos ao chamado do nosso mestre, fortalecendo a união entre as quatro divisões e nos empenhando juntos para cuidar da Divisão dos Jovens e da Divisão dos Estudantes (DE), originando uma robusta rede de jovens Soka.

Construindo alicerces sólidos como rocha

As duas décadas descritas em detalhes na segunda metade do volume 30 também são um perío­do no qual a Soka Gakkai realiza grandes avanços como movimento religioso global. Como presidente da SGI, Shin’ichi viaja ao redor do mundo, reunindo-se com os membros e estreitando laços de mestre e discípulo no budismo.

Além disso, recebe vários prêmios e condecorações, entre os quais títulos de Poeta Laureado, da World Academy of Arts and Culture (Academia Mundial de Arte e Cultura), em 1981, e da World Poetry Society Intercontinental (Sociedade Intercontinental de Poesia Mundial), em 1995; várias homenagens nacionais, bem como títulos honorários de universidades e instituições do mundo. Para Shin’ichi, tudo isso se tratava de “elevado reconhecimento do movimento pela paz, cultura e educação da SGI, como também o testemunho do louvor e da confiança à contribuição social dos membros de cada país” (p. 183).

Ao longo desses vinte anos, Shin’ichi também canaliza suas energias à realização de encontros e diálogos com líderes de diversos países. Está convicto de que tais ações não apenas ajudarão a assentar o caminho para a concretização da paz mundial e para promover a compreensão sobre a Soka Gakkai, mas também servirão para proteger os membros que vivem nesses países.

Conforme a correnteza do kosen-rufu mundial vai ganhando impulso, a Soka Gakkai se depara com a segunda problemática do clero. Mesmo no período subsequente ao primeiro incidente, Shin’ichi permanecera firme em seus esforços para promover relações harmoniosas entre a Gakkai e o clero, e dedicou-se de todas as maneiras possíveis para apoiá-los pensando no bem do kosen-rufu. No entanto, apesar desse empenho, a Nichiren Shoshu continuou personificando a passagem do Sutra do Lótus “demônios malignos se apossarão”,2 e revelando sua atitude prepotente em relação aos praticantes leigos; no fim, “afastou por si só da Soka Gakkai” (p. 259).

Os membros da Soka Gakkai, por sua vez, foram capazes de perceber, com serenidade, os estratagemas inescrupulosos do clero. Com a ardente paixão de refutar o errôneo e revelar o verdadeiro, eles se desafiaram intrepidamente na prática budista. Acredito que isso se deva, em parte, aos esforços de Shin’ichi para continuar lhes enviando incentivos. Ele estava pronto a dar a vida pelos membros.

O capítulo “Juramento Seigan” descreve como, após a primeira problemática do clero, Shin’ichi se devota a “construir, mais uma vez, uma sólida Soka Gakkai unida pelos laços de mestre e discípulos que vivem pela missão em prol do kosen-rufu” (p. 239). Ele prossegue: “Como resultado desses esforços, os jovens sucessores se desenvolveram de forma esplêndida, edificando o grande castelo Soka unidos pelos laços diamantinos e indestrutíveis de mestre e discípulo” (p. 239-240).

Essa relação de mestre e discípulo passou a ser abraçada não somente pelos membros do Japão, mas do mundo inteiro.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Este ano assinala o 30º aniversário de nossa independência espiritual do jugo da Nichiren Shoshu, quando a Soka Gakkai se livrou das correntes do autoritarismo do clero. Hoje, nossa rede Soka abarca 192 países e territórios. Diante das múltiplas crises globais, como epidemias e mudanças climáticas, chegou a hora de os membros do mundo todo “se unirem em um movimento de base para promover uma nova e grandiosa correnteza da paz” (p. 346).

Um único discípulo verdadeiro

A cena final do volume 30 retrata o momento em que Shin’ichi, durante a Reunião Nacional de Líderes de novembro de 2001, clama aos jovens em seu coração: “Vamos partir juntos! Enquanto houver vida, vamos lutar! Tocando altivamente o segundo ciclo dos ‘Sete Sinos’, vamos avançar imponentemente” (p. 349).

No mesmo capítulo, também consta o seguinte: “O grande empreendimento do kosen-rufu não pode ser concretizado em uma única geração. Ele só pode ser alcançado quando houver a contínua transmissão do mestre para os discípulos, e, então, para sucessivos discípulos das futuras gerações” (p. 347).

Como sugerem essas linhas, acredito que o presidente Ikeda conclua o romance confiando a seus jovens discípulos a missão de concretizar a concepção de kosen-rufu apresentada no segundo ciclo de “Sete Sinos”.

O primeiro ciclo indica os sete períodos consecutivos de sete anos no desenvolvimento da Soka Gakkai, a partir de sua fundação em 1930 até 1979. Nesse intervalo, Shin’ichi consegue tornar realidade os ideais dos presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, assinalando marcos significativos no progresso da Soka Gakkai a cada sete anos.

O segundo começa em 2001. Nesse período [que vai de 2008 a 2014], o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu é concluído (em 2013) e os discípulos do presidente Ikeda em todo o globo se unem com o espírito de construir a nova era do kosen-rufu mundial.

Durante o terceiro período de sete anos [de 2015 a 2021], a Soka Gakkai consolida sua estrutura organizacional como religião mundial e o presidente Ikeda finaliza a redação da Nova Revolução Humana (2018).

O próximo ano, 2022, marcará o início do quarto período de sete anos, e 2050 — quando a Soka Gakkai celebrará seu 120º aniversário — assinalará a conclusão de todo o segundo ciclo de “Sete Sinos”. A meu ver, o segundo ciclo proporciona um ideal comum e um direcionamento em torno dos quais os discípulos do presidente Ikeda podem se unir e avançar.

No capítulo final do volume 30, Shin’ichi cita as seguintes palavras do seu mestre, presidente Josei Toda: “Se houver um núcleo de jovens, ou melhor, se houver um único discípulo verdadeiro, o kosen-rufu pode ser realizado infalivelmente” (p. 347). Todo empreen­dimento começa com uma única pessoa séria e dedicada. Rumo ao centenário da Soka Gakkai em 2030, vamos ampliar o nosso potencial como “um único discípulo verdadeiro” e registrar uma esplêndida história pes­soal de revolução humana.

Principais trechos

Pessoas que se tornam meras espectadoras ou críticas da organização, em vez de viverem como protagonistas que assumem sua responsabilidade são covardes. E quem logo critica a Soka Gakkai seguindo sem reflexão o que a sociedade diz é escravo das críticas e opiniões públicas. (Brado da Vitória)

As portas da nova era são abertas pelos jovens. Quando jovens talentos se desenvolvem em sucessão e exercem sua capacidade, há o eterno progresso da organização, da sociedade e do país. (Juramento Seigan)

As pessoas só conseguem sentir e tomar profunda consciência da natureza aterrorizante das armas nucleares ao ouvirem diretamente a voz dos sobreviventes da bomba atômica que vivenciaram os dolorosos e terríveis efeitos colaterais e verem com seus próprios olhos as consequências das explosões em imagens de vídeo e de artefatos reais da destruição. (Juramento Seigan)

Reprodução/Foto-RN176 Retratos de ilustração  dos três primeiros presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi (acima, à esq. ), Josei Toda (acima, à dir.) e Daisaku Ikeda entre os dois presidentes. Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

A divisão estimula divisões. Por isso, é importante estabelecer uma filosofia unificadora que visa retornar ao denominador comum universal do ser humano. (Juramento Seigan)

É natural que ocorram vários tipos de adversidades ao longo da caminhada do kosen-rufu. Entretanto, a verdadeira fé nos capacita a vencer quaisquer obstáculos, sem medo ou dúvida, e perceber profundamente a verdadeira natureza de cada evento doloroso com os olhos da fé. (Juramento Seigan)

Sino do Alvorecer — Parte 2

Shin’ichi visita os Estados Unidos e o Canadá.

Brado da Vitória

Shin’ichi compõe a canção Kurenai no Uta [Canção do Carmesim]. Também compõe o poema Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21!, em Oita, Kyushu. Membros de Kumamoto, Akita e de todo o Japão exultam de alegria.

Juramento Seigan

Shin’ichi mantém uma série de diálogos com líderes mundiais e intelectuais. A Soka Gakkai se prepara para o século 21, com a perspectiva de se desenvolver de fato como um movimento religioso de âmbito global.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-I, p. 415, 2020.
  2. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras[O Sutra do Lótus e seus Sutras de Abertura e Encerramento]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 13, p. 233.
    Traduzido do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai, edição de 28 de julho de 2021.