ROTANEWS176 26/04/2025 12:05 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Juramento selado com orgulho na Convenção dos jovens do dia 3 de maio de 2009, em São Paulo, SP — Foto: BS
“Que haja glória nas pessoas de esforço! / Que haja vitória nas pessoas de coragem! / Que haja felicidade nas pessoas de esperança!” O ano era 1999. Esse foi o clamor de Ikeda sensei em sua mensagem para a Convenção Cultural da Divisão dos Jovens da BSGI, conhecida como “Convenção da Chuva”, no dia 17 de outubro daquele ano, evento divulgado na edição 1.528, de 23 outubro de 1999. O aspecto de cada um dos 10 mil jovens herdeiros que se reuniram no Campo Esportivo Diamante, do Centro Cultural Campestre (CCCamp) da BSGI, refletia o comprometimento de um futuro glorioso.
Dez anos depois, veteranos e a nova geração comprovavam a força daquelas palavras do Mestre, protagonizando a Convenção Cultural dos Jovens Monarcas da Nova Era, reunindo 15 mil jovens, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, no mesmo local em que 25 anos atrás selou a terceira visita do presidente Ikeda ao Brasil. Caderno especial da edição 1.986, de 9 de maio de 2009, trouxe os bastidores do encontro, assistido ao vivo pelo Mestre no Japão, dedicando-lhes encorajamentos e denominando-os “Grupo Justiça da Unicidade de Mestre e Discípulo”. Eles despontaram com seu bailar imponente empunhando alto a bandeira do solene juramento pelo kosen-rufu, e a BSGI entrou na rota de um crescimento inigualável.
Vieram as academias e os cursos de aprimoramento, e a Juventude Soka do Brasil se vestiu multicor. Inesquecível também é a Convenção dos Jovens da Nova Era, em maio de 2024, que fez do Ginásio do Ibirapuera palco de vibração, alegria e juramento renovado dos jovens humanistas. A edição 2.659, de 31 de maio de 2024, acompanhou toda a atividade. Momento marcante de uma nova correnteza de jovens rumo a 2030.
BS junto com a BSGI
Foram muitos os eventos em que a BSGI se fez presente, fortalecendo os laços de humanismo na sociedade brasileira. Entre eles, nos últimos 25 anos, a edição 1.945, de 28 de junho de 2008 trouxe as celebrações dos 100 Anos da Imigração Japonesa (Imin 100) no Brasil.
Na edição 2.442, de 3 de novembro de 2018, publicou-se a criação do Núcleo de Pesquisa Daisaku Ikeda pela Paz, pelo Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), no Rio de Janeiro. Tem como finalidade estudar a obra filosófica, pedagógica, poética e artística e as ações de Ikeda sensei em defesa dos direitos humanos, do desarmamento nuclear, do meio ambiente e da paz mundial. O Dr. Daisaku Ikeda é homenageado pela Universidade Federal de Pernambuco. Título de doutor honoris causa soma 398 distinções acadêmicas recebidas pelo líder da SGI, notícia veiculada na edição 2.591, de 11 de dezembro de 2021, ainda no período de pandemia. Os trinta anos da posse do presidente Ikeda como sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL) são homenageados pela instituição com uma aula magna de humanismo. Os destaques constam da edição 2.638, de 8 de julho de 2023.
Esses são alguns dos vários momentos de participação da BSGI, que também se envolveu no apoio direto aos membros por ocasião de tragédias naturais, como as ocorridas no litoral paulista e no sul do país.
Juventude antenada
Reprodução/Foto-RN176 Acima, na fileira de trás, da esq. para a dir., está o jovem Gabriel, com os companheiros locais
“O Brasil Seikyo me acompanha desde criança, quando ia com a minha mãe fazer a entrega dos periódicos. Em todos os momentos, a leitura sempre foi importante para superar desafios, incentivar e orientar novos membros. O BS é muito mais que uma assinatura, é instrumento valioso!
Além disso, o BS+ veio para ficar. Acesso na palma da mão. Por isso, o BS+ é e continuará sendo uma grande referência, tendo em vista a época em que vivemos, de muitas informações que moldam formas de pensar de uma geração. Ele fará com que a história da Soka Gakkai e dos nossos mestres seja sempre lembrada, mantendo os membros na órbita Soka. Então, está nas mãos de nós jovens a decisão de ler e incentivar os membros cada vez mais.”
Gabriel de Souza Ribeiro, 26 anos, vice-responsável pela Juventude Soka de distrito, João Pessoa, PB, CRE Leste
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO