ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 04/05/2022 18:14 CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Aguardando o tempo”, volume 30
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI
PARTE 43
Iniciou-se o ano de 1980 que marcaria o 50o aniversário de fundação da Soka Gakkai. Na página 3 do jornal Seikyo Shimbun de Ano-Novo, foi publicada uma foto recente de Shin’ichi Yamamoto e dois poemas compostos por ele comemorando a chegada da nova primavera:
No início de um novo ano,
na eterna jornada pelas
três existências.
Coração livre e sem limites.
Oro com nova determinação
e caminho adiante.
Vamos cruzar, uma vez mais,
montanhas e vales,
juntos,
portando solenemente
a bandeira da
ampla propagação.
Muitos membros da Soka Gakkai, que viram essa matéria, enviaram cartas expressando sua alegria por Shin’ichi, pela organização e também pelo Seikyo Shimbun.
Um homem de Kyushu escreveu para Shin’ichi:
“Eu pensei que não encontraria mais a foto do senhor na edição de Ano-Novo do Seikyo Shimbun. Porém, ao ver seu aspecto de completa disposição e ler seus poemas, senti-me repleto de coragem. Na localidade em que moro, há um clérigo que, como sempre, fala muito mal da Soka Gakkai. Mas tenho a convicção de que o bem e o mal sem falta serão claramente revelados. Este ano também, com ardente orgulho de ser membro da Soka Gakkai, eu me dedicarei com todo ânimo e avançarei pelo kosen-rufu”.
Uma mulher de Kansai registrou em sua carta:
“Sinto sua forte decisão nas palavras ‘Vamos cruzar, uma vez mais, / montanhas e vales’. Elas me deram força. Eu também, com nova determinação, retornarei ao meu espírito primordial e me esforçarei até o fim, sem jamais ser derrotada, aconteça o que acontecer. Nós da ‘Kansai Invencível, de Contínuas Vitórias’ sem falta venceremos a tudo, como dignos discípulos de sensei”.
Quão admiráveis eram esses nobres leões Soka! Eles permaneceram fiéis e firmes à sua fé, mesmo sofrendo repetidos e constantes ataques dos perversos reverendos e de parte da mídia sensacionalista.
Ao ler as cartas, Shin’ichi podia sentir a força do poderoso compromisso dessas pessoas, tão inabalável quanto uma grande montanha.
PARTE 44
A nova década surgiu em meio a um período de turbulência em muitas partes do mundo.
Em abril de 1979, após a queda da dinastia Pahlavi no início daquele ano, a nova República Islâmica do Irã foi estabelecida com o aiatolá Ruhollah Khomeini como líder supremo.
Em dezembro de 1979, a União Soviética invadiu o Afeganistão, onde a guerra civil estava em andamento. Parecia provável que se tornasse um conflito demorado e dispendioso, que poderia piorar ainda mais as tensões entre Estados Unidos e União Soviética.
Enquanto isso, o agravamento da situação no Oriente Médio resultaria em uma crise do petróleo que poderia provocar um caos na economia global. Era extremamente difícil visualizar o que viria pela frente, e o ano começou envolto em incertezas.
Na manhã de 1o de janeiro, Shin’ichi Yamamoto orou profundamente no Centro de Treinamento de Shizuoka, jurando em seu coração iniciar a partir daquele momento ações concretas para abrir o caminho da paz e do avanço do kosen-rufu mundial.
Antes do meio-dia de 14 de janeiro, Shin’ichi e sua esposa, Mineko, estavam em uma sala no Centro Cultural de Kanagawa olhando para o porto.
Nuvens brancas flutuavam no céu azul e o mar brilhava em azul profundo. Através de binóculos, Shin’ichi viu um navio branco avançando em direção ao cais. Um sol laranja brilhante estava estampado no casco e havia pessoas no convés. Era o grande navio de passageiros Sunflower 7. Fazendo lentamente uma curva que levantou ondas, ele seguiu em direção ao píer de Osambashi, em Yokohama.
Naquele dia, cerca de oitocentos membros de Shikoku [a menor das quatro principais ilhas do Japão] chegaram ao Centro Cultural de Kanagawa para ver Shin’ichi depois de um dia inteiro de viagem em navio fretado.
Na data anterior, o tempo piorou e havia nevado tanto em Tóquio como em Yokohama. A baixa pressão atmosférica se movia em direção à costa leste do Japão e havia a previsão de mares agitados. Falou-se até em cancelamento dessa viagem.
Entretanto, os companheiros de Shikoku disseram: “Iremos de qualquer jeito!”. Assim zarparam em direção às ondas furiosas.
Na noite da partida, Shin’ichi orou daimoku com toda a seriedade para que todos chegassem sãos e salvos. Ele queria que eles criassem uma alegre história do kosen-rufu.
Ter histórias pessoais ligadas ao grande drama do kosen-rufu enriquece nossa vida.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.