Único operador chinês do A380, China Southern confirma fim dos voos com o “Superjumbo”

ROTANEWS176 01/09/2023 12:07                                                                                                                                  Por Thiago Vinholes

Maior companhia aérea chinesa, China Southern Airlines confirmou a saída de serviço de seus dois últimos Airbus A380.

 

Reprodução/Foto-RN176 A China Southern Airlines foi o único operador do A380 no mercado chinês; empresa teve cinco aeronaves (Airbus)

Fim da linha para o Airbus A380 na China. Maior companhia aérea do país, a China Southern Airlines confirmou a saída de serviço de seus dois últimos “Superjumbos”. A informação consta do relatório financeiro semestral da empresa divulgado nesta quinta-feira (31).

A China Southern foi a única empresa chinesa que adotou o A380. A primeira das cinco aeronaves do tipo que serviram com as cores da companhia entrou em operação em 17 de outubro de 2011. A despeito do anúncio da retirada completa dos aviões gigantes, a transportadora realizou o último voo comercial com o quadrimotor da Airbus em 6 de novembro de 2022.

Os A380 eram empregados pela companhia chinesa principalmente em voos transpacíficos com destinos nos Estados Unidos. As aeronaves também serviam em trechos para a Europa, Japão e Austrália.

RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) Foto: Wikimedia Foto: Airbus

 

Com o início da pandemia de Covid-19, a empresa deslocou parte da frota para trechos domésticos e voos de repatriação, enquanto outros aparelhos foram armazenados no deserto de Mojave, nos EUA.

Com um custo operacional altíssimo, o A380 se tornou uma aeronave inviável na China durante a pior parte da pandemia. Para conter a disseminação do vírus, o país manteve suas fronteiras fechadas por mais de dois anos. Apesar da retomada dos voos internacionais ao país, o ritmo não foi suficiente para a China Southern manter as atividades com a aeronave.

A retirada dos A380 afeta pouco a frota de longo alcance da China Southern, embora nenhuma outra aeronave a companhia embarque tantos passageiros – os modelos da empresa eram configurados com 505 assentos).

Reprodução/Foto-RN176 Quatro A380 da China Southern estacionados no deserto de Mojave, nos EUA (Tedder/Creative Commons)

A transportadora chinesa possui atualmente uma centena de widebodies, incluindo 30 Airbus A330, 18 A350, 14 Boeing 777 e 27 787 Dreamliner.

Southern podiam transportar até 506 passageiros (Allen Zhao/Creative Commons)

A China Southern é a quinta companhia aérea que retirou o A380 de serviço, seguindo o exemplo de Air France, Thai Airways, Malaysia Airlines e a empresa de wet-lease Hi Fly.