ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/12/2020 07:40
EDITORIAL
O correio é um dos meios de comunicação mais antigos do mundo. Os egípcios já o utilizavam para envio de documentos; e antes disso as aves eram usadas na troca de mensagens. Em plena era digital, na qual a comunicação é instantânea, principalmente por meio das redes sociais, há quem ainda recorra à velha e boa carta.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Se você, leitor, pudesse escrever uma carta para o ano de 2020, o que contaria para ele?
Os desafios sem precedentes fazem com que alguns digam que este ano poderia ser apagado de sua vida, como se não tivesse existido, parecendo não ter valido a pena. Convidamos, então, você a pensar sobre o significado da expressão “valer a pena”.
Esse termo, muito comum entre os brasileiros, é usado para indicar uma situação que apesar do dissabor, da dificuldade, ainda assim faz jus ao sacrifício, ao esforço desempenhado por ela.
Por exemplo, ser um atleta de alta performance exige renúncia a muitos prazeres da vida, e em suas declarações muitos esportistas afirmam valer a pena se dedicar a uma carreira como essa. Educar uma criança impõe intensos e complexos desafios; apesar disso, papais e mamães se derretem dizendo que faz todo sentido ter filhos.
E você, diria na sua carta para 2020 que este foi um ano que valeu a pena?
Ao lado das reflexões sobre o tempo passado, há de se preparar para o que está por vir — 2021, “Ano da Esperança e da Vitória”.
No escrito Abertura dos Olhos, Nichiren Daishonin faz a conhecida afirmação: “Se deseja saber as causas que foram feitas no passado, observe os efeitos que se manifestam no presente. E se deseja saber os efeitos que se manifestarão no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente” (CEND, v. I. p. 292).
Sendo assim, que tal também escrever uma carta para 2021? Sua mensagem pode ser feita de desejos, aspirações e sonhos. Mais que isso, pode expressar sua mais profunda crença de que será capaz de vencer com o mesmo espírito incentivado por Ikeda sensei: “Orem incansavelmente ao Gohonzon como se estivessem numa importante batalha da vida. No final, congratulem-se mutuamente: ‘Valeu a pena!’” (Brasil Seikyo, ed. 1.998, 8 ago. 2009, p. A2).
O famoso poeta português Fernando Pessoa, de quem Ikeda sensei gosta muito, escreveu um icônico verso que traduz em poucas palavras o que esta carta quis lhe dizer, leitor: “Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena”. Mas foi nosso mestre que, parafraseando esse poeta em outro de seus poemas, conseguiu expressar o que desejamos que o inspire nos próximos 365 dias:
“Navegar é preciso; viver não é preciso.”
Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para casar com o que eu sou:
“Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
(Brasil Seikyo, ed. 1.353,3 fev. 1996, p. A4)
Que as páginas seguintes desta edição façam você escrever sua história do próximo ano, mais do que vivendo, criando. Depois da leitura, certamente sua carta para 2021 estará comprometida com “esperança e vitória” e bradará: “A despeito de qualquer desafio, será um ano que valerá a pena!”.
Feliz ano novo!
Ótima leitura!