ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 14/04/2022 19:09
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Aguardando o Tempo”, volume 30
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ginastica humana de ilustração da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI
PARTE 41
Agora, mais de um ano depois, Shin’ichi estava ouvindo uma vez mais o poema sinfônico Minshu na 3a Convenção da Kotekitai.
Nesse evento da Kotekitai, os corais da Divisão Sênior, da Divisão Feminina, da Divisão Masculina de Jovens e da Divisão Feminina de Jovens se tornaram um só cantando a sinfonia Minshu. Era, de fato, a união da força de diversos povos, de idades e de origens para fazer ecoar a canção da vitória.
Em seu poema Minshu, Shin’ichi escreveu:
Tanto a ciência
como a filosofia,
as artes e também a religião,
todas as coisas
devem ser direcionadas para as pessoas do povo.
A ciência, sem você, é gélida e desumana;
a filosofia, sem você,
é improdutiva;
as artes, sem você, são frívolas;
a religião, sem você,
é impiedosa.
Menosprezem aqueles que
franzem os olhos para você…
Ouvindo a sinfonia, Shin’ichi ponderou profundamente sobre o significado da missão da Soka Gakkai. Ele pensou: “A missão da Soka Gakkai é libertar as pessoas das correntes de toda forma de opressão e do carma! Essa é a essência do nosso humanismo! Eu vou lutar! Vou lutar resolutamente, pelo povo e pelo kosen-rufu! Aconteça o que acontecer, ficarei do lado do povo e abrirei a era do povo!”.
A Convenção da Kotekitai chegou ao fim. As integrantes desfilaram na borda do campo e subiram ao palco para cantar juntas a canção Anjos da Paz.
Anjos da Paz,
companheiras koteki…
Lágrimas de emoção brilhavam no rosto das jovens que cantavam com todas as suas forças. Eram a cristalização do seu espírito juvenil de coração puro.
Shin’ichi havia sido convidado a proferir algumas palavras. Ele também queria incentivá-las, transmitindo seus agradecimentos e sua gratidão pelos sinceros e dedicados esforços.
Ao se levantar da plateia com um microfone na mão, irromperam estrondosos aplausos e ovações.
— O desempenho de todas foi realmente maravilhoso e impressionante. Uma convenção magnífica. Fiquei profundamente emocionado! — disse Shin’ichi.
PARTE 42
Era a voz enérgica de Shin’ichi Yamamoto que os participantes ouviam depois de algum tempo. Todos prestaram atenção às suas palavras:
— Posso imaginar quão árduos devem ter sido a dedicação e os treinos para o maravilhoso desempenho de vocês, além da determinação e da perseverança com as quais vocês se exercitaram e aprimoraram suas habilidades. Na vida também, qualquer bela realização tem por trás um tenaz esforço. A convenção de hoje, assim como expresso no tema, foi de fato o descortinar da “grandiosa marcha da esperança rumo ao século 21”. Eu também darei início à minha jornada de esperança rumo a 2001. Vamos avançar juntos! Muitos de vocês são membros da segunda ou terceira gerações da Soka Gakkai. Vocês, meus jovens amigos, terão de passar por tempestades violentas em meio às duras realidades da vida neste mundo humano. Sem dúvida, vários problemas e provações os aguardam, seja nos estudos, no trabalho, nos relacionamentos ou com a saúde. Mas saibam que somente experimentando essas dificuldades e superando-as é que consolidarão sua marcha de avanço de esperança em relação a 2001. Lembrem-se sempre deste dia e nunca se esqueçam da determinação e da perseverança que vocês demonstraram. Meu desejo é que todos, com forte fé, escalem sem falta até o topo do século 21, uma nova e brilhante era da felicidade. Muito obrigado pelo maravilhoso desempenho de hoje. Estarei orando de todo o coração pela sua felicidade e vitória na vida.
O local novamente foi envolvido por uma empolgante salva de palmas.
Shin’ichi sentiu profundamente que as gerações dos jovens sucessores estavam se desenvolvendo vibrantemente em direção ao grande céu do século 21 e foi tomado por imensa alegria. Ele sentiu uma onda de insuperável esperança.
A Convenção da Kotekitai foi o último grande evento do marcante ano de 1979, uma fanfarra que anunciou uma nova partida rumo ao século 21.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ginastica humana de ilustração da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Um ano dramático — assinalado por turbulências, revolta e, por fim, renovação — chegava ao fim. Na véspera de Ano-Novo, Shin’ichi estava no Centro de Treinamento de Shizuoka. Pensando no primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, que foi preso nessa província de Shizuoka, ele sentiu que sua nova luta estava prestes a se iniciar. A escuridão ainda era profunda.
Shin’ichi se lembrou das palavras do escritor chinês Lu Xun: “A luz sempre surge. Assim como não se pode evitar o romper da manhã”.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.