ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/05/2023 16:20 DISCURSO DO PRESIDENTE DA SPKA GAKKAI MIRORU HARADA Por Minoru Harada
Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 13ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai comemorando o Dia 3 de Maio, Dia da Soka Gakkai e Dia das Mães da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 3 de maio de 2023.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa na 13a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai.
Sinceros parabéns pela realização da 13ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai que celebra o glorioso 3 de maio, o Dia da Soka Gakkai e o Dia das Mães da Soka Gakkai!
No dia de hoje, estamos recebendo 37 membros representantes da SGI de oito países e territórios, pela primeira vez, desde janeiro de 2020, três anos e quatro meses depois. Sejam bem-vindos, e muito obrigado por terem viajado de tão longe para este encontro.
Certa vez, Ikeda sensei nos orientou:
Toda sensei me ofereceu o seguinte poema: “A vitória ou a derrota são constantes na vida / Porém, a vitória final só pode ser alcançada com a oração ao Buda”. Em um mundo degenerado, talvez a pessoa astuta que contorna habilmente a vida possa ser adulada por algum tempo pelos outros. Entretanto, a pessoa que se esforça honesta e persistentemente é aquela que vence no final. De fato, quem deve vencer infalivelmente, não importando o que aconteça, é a pessoa íntegra.
Não se esqueçam de que o nosso movimento pelo kosen-rufu existe exatamente para construirmos esse tipo de sociedade.
Tanto na batalha da vida como na luta pelo kosen-rufu, os elogios e as críticas são uma constante. Por isso, sem jamais oscilarmos entre alegrias e tristezas, devemos sempre criar as causas da vitória, independentemente de vencermos ou perdermos — esse é o espírito Soka.
Para que pessoas honestas consigam construir uma sociedade vitoriosa, desejamos iniciar sucessivos avanços do kosen-rufu, fazendo arder ainda mais as chamas do espírito invencível do conde de Monte Cristo que persevera no caminho de mestre e discípulo Soka. Penso dessa maneira, e os senhores, o que acham?
Hoje, quando a sociedade se encontra diante de uma questão crucial, começando pelo avanço acelerado do declínio da taxa de natalidade e do envelhecimento da população, a chave de máxima importância para a promoção do kosen-rufu são os “valores humanos”. Ikeda sensei nos incentiva:
O mais importante, em primeiro e em segundo lugares, é unir-se para criar bons “valores humanos”. O ato de criar bons “valores humanos” corresponde a criar uma boa organização. Tudo se define com as pessoas. Não haverá vitória sem descobrir e sem criar bons “valores humanos”, e desenvolver e expandir os talentos.
Então, quais são os pontos essenciais para criar “valores humanos” para o kosen-rufu? Com base na própria luta, Ikeda sensei nos indica que são o “ponto fundamental” e o “entendimento convincente”.
Reprodução/Foto-RN176 Aspecto da Reunião de Líderes da Soka Gakkai realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, na capital japonesa – Foto: Seikyo Press
Quando assumiu a liderança de Katsushika como primeiro responsável pelo Bloco Geral dessa localidade, o que Ikeda sensei clamou e pôs em ação foi a dedicação direta nos pontos fundamentais, em especial a prática diligente do gongyo, a mais básica de todos os fundamentos. Na reunião de fundação do Bloco Geral, sensei bradou:
O que faremos para construir um bloco exemplar? Antes de qualquer coisa, devemos nos esforçar para que todos os membros consigam recitar firmemente o gongyo. (…) Mesmo que se fale em transformação do carma ou em revolução humana, a fonte de tudo nada mais é que a recitação do gongyo e do daimoku.
Além disso, quando sensei realizou a expansão dos “valores humanos”, triplicando-os em um ano, como responsável pelo Primeiro Distrito da Divisão Masculina de Jovens, ele mostrou que a chave para a criação de novos “valores humanos” se encontrava no ato de “deixar claro os motivos para se empenhar na prática da fé”:
Por que recitar gongyo? Por que realizar shakubuku? Por que é possível conquistar a vitória na vida por meio da prática da fé? Se a pessoa conseguir entender, de forma convincente, esse fundamento, ela se envolverá como protagonista e não por ter sido direcionada por alguém. É assim que se manifesta a verdadeira força.
Devemos, então, nos dedicar inteiramente aos pontos fundamentais, a começar pela prática do gongyo. Ensinando, de forma polida e cortês, os motivos para pôr em prática cada um desses pontos fundamentais, proporcionaremos um entendimento convincente para as pessoas. Gostaria de lembrar que a verdadeira criação de “valores humanos” só será possível com a realização consistente desse árduo trabalho.
E o alicerce dessa inspiração está em conhecer a outra pessoa. O ponto comum dos grandes veteranos, que podem ser considerados experts na criação de “valores humanos”, está em colocar máxima ênfase em conhecer a pessoa, desde as circunstâncias que envolvem a família, o trabalho, sua origem e seu crescimento até as comidas e os passatempos favoritos.
Em uma ocasião, visitando Betsukai, em Hokkaido, ao ser apresentado a um jovem da comissão, Ikeda sensei disse imediatamente, sem pausa:
Obrigado! Conheço-o bem. Sei tudo a seu respeito. Afinal, é um desbravador do kosen-rufu de Betsukai. Há cerca de três ou quatro anos, seu relato de experiência foi publicado no Seikyo Shimbun, não é? Eu o li. Era um conteúdo maravilhoso.
Reprodução/Foto-RN176 Apresentação conjunta da orquestra de sopros Soka Gloria e banda Soka Shining Spirit durante o evento – Foto: Seikyo Press
Eu, que acompanhava Ikeda sensei, fiquei assustado. Desnecessário dizer quanto a própria pessoa foi envolvida por uma grande emoção naquele momento.
Seja num encontro com o líder de um país, seja no contato com um jovem, Ikeda sensei é sempre o mesmo. Procura conhecer a pessoa por completo a ponto de os outros admirarem: “Tudo isso?”. Ele age assim porque o ato de conhecer a pessoa é uma expressão de respeito a ela.
Ikeda sensei nos orienta:
Quanto mais conhecer a pessoa, mais animada será a conversa. Por isso mesmo, não se deve poupar esforços para conhecê-la. Depois, basta conversar com honestidade de forma natural sendo você mesmo.
A partir de junho, será realizada a série contínua de “Seminários Soka” [no Japão]. E a começar pelo diálogo com cada pessoa, vamos aumentar o número de membros que se envolvam como protagonistas na fé, na prática e no estudo, e, ainda, construir uma organização repleta de emoção da prática budista.
Rumo ao 10º aniversário de inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, vamos entoar altivamente a canção triunfal da expansão do kosen-rufu com a oração do juramento seigan de cada pessoa.
.No topo: Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa na 13a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai.
Fotos: Seikyo Press