“Vamos expandir a sólida rede da amizade como bons cidadãos e o belo jardim de flores da confiança”

ROTANEWS176 27/04/2024 10:50                                                                                                                                MENSAGEM DO SR. MINORU HARADA                                                                                                                    Por Minoru Harada

Mensagem do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, para as atividades comemorativas do Dia 3 de Maio.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

Sinceros parabéns pela realização do encontro comemorativo do 3 de Maio, repleto de esperança.

O dia 3 de maio é o ponto primordial da Soka Gakkai, a mais importante data para a organização. É o dia em que Toda sensei tomou posse como segundo presidente da Soka Gakkai e declarou seu objetivo de vida de concretizar 750 mil famílias. É também o dia em que Ikeda sensei assumiu a terceira presidência, dando o primeiro passo para construir a história sem precedentes do kosen-rufu mundial de hoje. Esse é o dia da partida rumo à vitória, com o ardente sol do tempo sem início em nosso coração, herdando o espírito do Mestre.

Gostaria que construíssemos juntos a Soka Gakkai de Força Jovem Mundial, com a vitalidade juvenil, fortalecendo cada vez mais a decisão de incentivar os jovens, com o sentimento de saldar as dívidas de gratidão no coração.

Na mensagem para a Reunião de Líderes comemorativa do Dia 3 de Maio do ano passado, Ikeda sensei apresentou a caligrafia “Montanha Mestre e Discípulo” e clamou: “Os três primeiros presidentes da Soka Gakkai [Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda], unidos pelos laços de mestre e discípulo e compartilhando o juramento seigan pelo kosen-rufu, diretamente ligados ao buda Nichiren Daishonin, não se abalaram diante de quaisquer tempestades, assim como o Himalaia que se ergue ‘imperturbável e imponente em toda a sua estatura sobre a terra’”.1

Quando abraçamos a inabalável montanha chamada justiça de mestre e discípulo no coração, não somos derrotados por nada. Ikeda sensei afirmou que a fé imbuída da unicidade de mestre e discípulo Soka, que vive em prol do juramento seigan pelo kosen-rufu, é a fonte para que qualquer um consiga conquistar a felicidade vitoriosa na vida. Além disso, ele declarou que essa fé é o poder invencível e ilimitado capaz de realizar o kosen-rufu que é, em si, a paz mundial, com a união de “diferentes em corpo, unos em mente”.

Acredito que, por serem pioneiros do kosen-rufu mundial, com profunda missão, todos sejam extremamente atarefados e realizem árduos esforços. Além disso, muitas pessoas devem estar enfrentando os mais variados desafios. Nichiren Daishonin afirma solenemente em seus escritos: “Embora possamos sofrer por algum tempo, no final, a felicidade nos aguarda”.2 Com toda a certeza, há significado nas dificuldades e nos sofrimentos do momento presente. Pelo princípio budista de “desejos mundanos são iluminação”, não há a menor dúvida de que, com a perseverança na fé, sem abandoná-la, todas essas circunstâncias se transformarão em nutrientes para o próprio desenvolvimento, brilharão como a vida de um monarca a conduzir e a encorajar os amigos e levarão a uma condição de vida de máxima satisfação.

No próximo ano, celebram-se os cinquenta anos de fundação da SGI. Exatamente agora, nós, a quem Ikeda sensei confiou o bastão do kosen-rufu, vamos trilhar até o fim o grande caminho da missão, evidenciando a força fundamental de um emergido da terra, pelo bem das pessoas, da sociedade, da paz e do futuro.

Falando incessantemente sobre o grandioso budismo, vamos expandir a sólida rede da amizade como bons cidadãos e o belo jardim de flores da confiança a partir da nossa amada terra do juramento seigan para todo o mundo!

Juntos, vamos avançar radiantemente com os laços da harmoniosa família Soka!

Minoru Harada

Presidente da Soka Gakkai

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.634, 13 maio 2023.
  2. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 882.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO