ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 08:00 Por Minoru Harada
Discurso Do Presidente Da Soka Gakkai, Minoru Harada.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente Harada discursa na 12a Reunião de Líderes da Soka Gakkai – Fotos: Seikyo Press / BS
Do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 12ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai rumo ao Centenário em 2030, realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, no dia 7 de janeiro de 2023. A reunião foi a partida de 2023, “Ano dos Jovens e do Triunfo”, em que se celebra o 10º aniversário da inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu.
Sinceros parabéns pela realização da 12ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai que descortina o “Ano dos Jovens e do Triunfo”!
Inicialmente, expresso os profundos agradecimentos aos membros do Departamento de Contribuições (Kofu) pela nobre e sincera contribuição financeira realizada em meio à rigorosa situação econômica na qual o preço das mercadorias sofre forte alta diante da pandemia da Covid-19 que se prolonga. Muitíssimo obrigado.
Eu próprio estarei orando diariamente com total seriedade para todos acumularem, cada vez mais, extraordinária virtude e boa sorte indestrutíveis pelas “três existências” — passado, presente e futuro.
Em um diálogo com representantes da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, o analista de marketing Yohei Harada, considerado um dos principais pesquisadores sobre a juventude, menciona duas características dos jovens nascidos em meados da década de 1990, ou seja, a Geração Z, da perspectiva da propaganda.
A primeira característica é o “desejo pela verdade”. Em comparação com as outras gerações, a Geração Z é exposta a uma quantidade muito maior de informações e anúncios. Por esse motivo, as pessoas da Geração Z têm forte senso de desconfiança com relação aos anúncios, são sensíveis à credibilidade da informação e detestam a mentira. Esse é o “desejo pela verdade”.
Assim, nas recentes propagandas, observam-se, por exemplo, inserções ativas de cenas de fracasso ou de improvisos nos comerciais que criam um clima mais natural. Além disso, ousam se referir às dúvidas e às desconfianças da Geração Z, tentando persuadir, mais uma vez, as pessoas dessa geração. Diz-se que é uma forma de expressão sem precedentes.
A segunda característica é a “comunicação suave”. Na comunicação da Geração Z, há a preferência por uma linguagem que evita as negações. Comenta-se que, nos comerciais mais recentes, se notam técnicas que evitam argumentações combativas com base na negação e se buscam linguagens que possam ser interpretadas de forma mais favorável.
Como transmitir o espírito Soka do humanismo e do rissho ankoku para persuadir a Geração Z “que possui sensibilidade para discernir se algo é verdadeiro ou falso, honesto ou desonesto, confiável ou não”?
Por um lado, as pessoas dessa geração não gostam de falas que usam a negação. Em outras palavras, como fazer com que as pessoas da Geração Z, as quais não gostam da autoafirmação, para evitar confrontos com outros, se coloquem ao lado daqueles que transmitem algo como protagonistas do kosen-rufu?
Desse ponto de vista, penso que nós, das gerações mais antigas e intermediárias, tenhamos de rever cada um dos sensos comuns vigentes até hoje.
Naturalmente, o caminho soberano do kosen-rufu é eternamente imutável. Porém, é necessária a sabedoria para desenvolver esse caminho soberano de acordo com a realidade atual, dando nova vida à forma de expressão, regenerando-o como algo que combine com a nova geração.
Onde se encontra tal sabedoria? Não é em outro local a não ser na juventude.
Certa vez, Ikeda sensei nos orientou com base em três pontos principais enfatizados pelo falecido primeiro-ministro Zhou Enlai, da China, para desenvolver os jovens:
O primeiro-ministro Zhou foi um grande líder que acalentava os jovens. Ele enfatizava três pontos importantes para desenvolvê-los e extrair seu potencial: 1) respeitá-los; 2) valorizá-los e dar-lhes responsabilidade; e 3) aprender com eles. (…) A Soka Gakkai também deu prontamente a responsabilidade aos jovens e aprendeu com eles. Foi por isso que se tornou possível esse fenomenal desenvolvimento. Eu me dediquei consistentemente à criação dos jovens. Uma organização que não valoriza os jovens inevitavelmente entrará em declínio. Isso nunca deve acontecer na Gakkai. Declaro isso pelo bem do futuro”.1
Estou convicto de que nessa orientação reside o ponto essencial do “Ano dos Jovens e do Triunfo”. De acordo com essa orientação do Mestre, gostaria que neste momento possamos respeitar os jovens, valorizá-los e dar-lhes responsabilidade, e aprender com eles.
Reprodução/Foto-RN176 Participantes do encontro realizado no Auditório Memorial Toda de Tóquio (7 jan. 2023) – Fotos: Seikyo Press / BS
Por outro lado, Ikeda sensei orientou os jovens da seguinte maneira: “Agora, nesta era dos jovens, quero que se conscientizem de que na atitude de convencer sem falta as pessoas e de avançar em direção à própria vitória, assumindo a responsabilidade de realizar o kosen-rufu, emerge a mais aprimorada sabedoria. Por favor, com a capacidade de persuadir e de expressar-se para tocar o coração de muitos amigos, provoquem ondas de refrescante sabedoria em meio à sociedade complexa e à realidade da vida”.
Exatamente de acordo com essa orientação do Mestre, solicito do fundo do coração que os companheiros e as companheiras da Divisão Masculina de Jovens, da Divisão dos Universitários, da Geração das Jovens Lírio-Branco [Geração Jovem da Divisão Feminina] e do Ikeda Kayo Kai abram o novo desenvolvimento do kosen-rufu como protagonistas.
O “Ano dos Jovens e do Triunfo” é o ano para todos se superarem, dia após dia, com o coração jovem, tendo os jovens na vanguarda.
A partir de hoje, vamos iniciar, mais uma vez, o grande avanço da Soka Gakkai Jovem.
No topo: Presidente Harada discursa na 12a Reunião de Líderes da Soka Gakkai.
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 1.659, 13 jul. 2002, p. A3.