“Vamos irradiar a brilhante luz da esperança na sociedade e na comunidade local!”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  10/03/2022 22:40

DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI, MINORU HARADA

Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 7a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em conjunto com a Convenção de Hyogo, no Centro Cultural Ikeda de Hyogo, localizado em Kobe, província de Hyogo, região de Kansai, no dia 6 de fevereiro de 2022.

MINORU HARADA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da 7a Reunião de Líderes realizada em Hyogo e transmitida simultaneamente para todo o Japão. Abaixo, presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa durante a atividade – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Sinceros parabéns pela realização da 7ª Reunião de Líderes e da Convenção de Hyogo! (…)

Em 1995, Ikeda sensei visitava os Estados Unidos em sua jornada pela paz e, pensando nos companheiros de Kansai que haviam acabado de sofrer o grande terremoto de Kobe (ou grande terremoto Hanshin), afirmou: “Nossos grandiosos amigos de Kansai, apesar de sua própria situação difícil, estão indo ao encontro das pessoas e oferecendo contínuos incentivos”. “Ninguém supera uma pessoa que cuida de outra e con­tinua incentivando os amigos.”

De fato, o aspecto invencível dos amigos de Hyogo e de Kansai resplandece hoje como a esperança do mundo. Sinceros parabéns, companheiros de Hyogo!

Este ano marca o 70º aniversário da Campanha de Fevereiro que deu origem ao “tradicional mês do shakubuku”. Passados nove meses da posse de Toda sensei como segundo presidente da Soka Gakkai, quando lançou o desafio de concretizar 750 mil famílias, a propagação não avançava como esperado e o máximo de conversões de um distrito não passava de cerca de cem famílias por mês. Com o intuito de abrir o caminho da ampla propagação, quem assumiu a liderança como consultor do Distrito Kamata, em fevereiro de 1952, foi Ikeda sensei, que estava com 24 anosEle concretizou efetivamente a conversão de 201 famílias no distrito e rompeu de forma extraordinária a barreira que impedia o avanço, acelerando o progresso dinâmico da Soka Gakkai rumo às 750 mil famílias.

De que modo essa luta histórica que marcou os anais do kosen-rufu foi promovida? Um líder do Distrito Kamata, que lutou junto com Ikeda sensei na época, deixou seu depoimento.

Para promover o shakubuku, o presidente Ikeda ensinou três pontos fundamentais aos companheiros de Kamata.

  1. Shakubukucomeça com a oração.
  2. Shakubukucomeça pela vizinhança.
  3. Shakubukué realizado compartilhando relatos de experiência.

Todos esses pontos foram postos em ação pelo próprio Ikeda sensei. Quando analisamos mais profundamente cada um desses três itens, não podemos deixar de ficar impressionados por condensar claramente a essência da “prática da fé da revolução humana” e da “prática da fé do kosen-rufu”.

Além disso, quando sensei anunciou a meta de concretizar duzentas famílias naquele mês, esse companheiro imaginou ser um número inalcançável e acabou afirmando que isso não era possível. Então, nosso mestre imediatamente respondeu de forma calorosa: “Deixe que eu realize!”. Assumir para si a responsabilidade e não delegar a alguém são o ponto de partida de todas as lutas.

Dentre os membros, houve aqueles que debocharam dizendo que Ikeda sensei estava lançando algo fora da realidade. Contudo, ao ouvir isso, afirmou serenamente: “Deixe que eu tornarei isso rea­lidade!”. Ele efetivamente o fez, demonstrando a prova real por meio de resultados. Que firmemos mutuamente a decisão de aprender e seguir os passos dessa luta exemplar do presidente Ikeda.

Passados setenta anos, nós estamos enfrentando agora uma barreira chamada pandemia do coronavírus.

Certa vez, antecedendo o descortinar da nova era do kosen-rufu mundial, Ikeda sensei proferiu a seguinte orientação: “Peço que, expandindo a condição de vida de forma grandiosa e profunda, rea­lizem, de maneira estrondosa, o hosshaku kempon, ‘abandonar o transitório e revelar o verdadeiro’ de sua vida e da Soka Gakkai”.

Nos escritos de Nichiren Dai­shonin consta: “Harmonizando causas e condições para utilizar o poder da compaixão transcendental e livremente exercido para conceder benefícios irrestritos aos seres vivos de todas as partes”.1

Quando a missão dos emergidos da terra, inerente à “causa” em nossa vida, entra em harmonia com a “condição” da grande adversidade ou provação, manifesta-se livremente o poder da compaixão para salvar as pessoas.

Em outras palavras, este é justamente o momento de “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” de forma estrondosa em nossa própria vida e na Soka Gakkai. Determinando isso no coração, vamos romper resolutamente as barreiras diante de nós e alcançar um corajoso progresso dinâmico como a Soka Gakkai, a religião mundial. Os senhores concordam?

O espírito que permeia a Campanha de Fevereiro é o sincero sentimento de saldar as dívidas de gratidão celebrando o mês natalício do venerado mestre com a expansão do kosen-rufu. Para nós, discípulos, a luta para quitar as dívidas de gratidão consiste do ato de proteger e continuar desenvolvendo a Soka Gakkai construída ao custo da própria vida por Ikeda sensei.

Certa ocasião, ele proferiu uma importante orientação:

Toda sensei disse: “A união harmoniosa da Ordem budista já constava nas escrituras budistas. Nos tempos atuais, significa valorizar a organização visando ao desenvolvimento e ao progresso como entidade religiosa. Prezar a organização que representa a Ordem budista harmoniosa é, na atua­lidade, o exercício budista mais elevado dedicado à edificação do kosen-rufu.” “Protejam a união harmoniosa da Ordem budista em prol do kosen-rufu!”. Jamais nos esqueçamos deste brado do mestre.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa durante a atividade – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Afastando-se da Soka Gakkai não existe relação de mestre e discípulo, nem kosen-rufu nem revolução humana. A boa sorte acumulada pelos líderes, que, apesar de enfrentarem as próprias dificuldades em meio à situação sem precedentes da pandemia do coronavírus, estão promovendo as atividades com criatividade e incentivando os companheiros com o desejo de cumprir dignamente sua responsabilidade, é incalculável.

Nichiren Daishonin observou, de forma pertinente, a essência daqueles que, diante das perseguições, se afastaram das fileiras do kosen-rufu, advertindo-os que são pessoas perversas que acreditaram ser sábias o bastante,2 ou seja, são pessoas com pensamentos distorcidos que julgam ser mais sábias que as outras.

Aqueles que têm gratidão são humildes. Os ingratos são arrogantes.

Observando a rigorosidade da lei de causa e efeito, renovemos o sentimento de gratidão a Ikeda sensei e aos companheiros, e avancemos na luta para saldar as dívidas de gratidão.

Na Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda nos ensina, por meio da história da Campanha de Fevereiro: “Quando o discípulo procura o mestre e decide atuar junto com ele, a vibração da vida do mestre que vive pelo kosen-rufu também é transmitida na vida do discípulo”.3

Vamos procurar o mestre e atuar junto com nosso mestre, e, a partir do nosso “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”, irradiar a brilhante luz da esperança na sociedade e na comunidade local!

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Harada incentiva os participantes da atividade e de todo o Japão: “Renovemos o sentimento de gratidão a Ikeda sensei e aos companheiros” – Editora Brasil Seikyo – BSGI

No topo: participantes da 7a Reunião de Líderes realizada em Hyogo e transmitida simultaneamente para todo o Japão. Abaixo, presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa durante a atividade

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 860.
  2. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 322, 2020.
  3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 3, p. 239.