ROTANEWS176 10/05/2025 10:45 MENSAGEM DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS Por Ricardo Miyamoto
Queridos e estimados leitores, membros e líderes da BSGI!
Reprodução/Foto-RN176 Ricardo Miyamoto
É com profunda emoção e imensa gratidão que me dirijo a todos nesta data tão significativa: a do 60º aniversário da Editora Brasil Seikyo e do nosso querido jornal Brasil Seikyo.
Parabenizo, de coração, a cada leitor, membro, assinante, coordenador de periódicos e Mensageiro da Esperança. Os senhores são os verdadeiros protagonistas desta grandiosa trajetória, que teve início com um modesto boletim em 3 de maio de 1965, trazendo mensagens, relatos e incentivos do nosso eterno mestre, Dr. Daisaku Ikeda.
Ao longo dessas seis décadas, a partir desse boletim, a Editora se transformou e passou a ser reconhecida pela excelência em seus trabalhos, com uma variedade de jornais, revistas, livros e publicações digitais.
Porém, mais que a expansão de formatos ou o crescimento institucional, há algo que jamais mudou: o fio invisível e poderoso que conecta todas as edições — a indestrutível relação de mestre e discípulo. Essa essência é a alma do Brasil Seikyo.
Na minha infância e juventude, lembro-me com carinho de quando recebia, com minha família, o Brasil Seikyo em casa. Por muitas vezes, suas páginas se tornaram fonte de orientação, de coragem e de esperança. Recordo-me ainda das manhãs de sábado em que, ainda jovem, percorria as ruas do meu bairro para entregar os exemplares aos membros do distrito.
Essas experiências marcaram minha vida e moldaram minha convicção.
Assim como foi comigo, tenho a convicção de que cada leitor, ao longo dessas seis décadas, construiu a própria história com o Brasil Seikyo. Cada exemplar foi testemunha ocular da jornada do kosen-rufu no Brasil e da vida de milhares de pessoas que encontraram nas palavras do nosso mestre coragem para transformar a própria realidade. O Brasil Seikyo é um farol de esperança que ilumina o coração de todos que o recebem.
Em 2019, ao lançarmos a “rede da felicidade”, Ikeda sensei nos enviou uma significativa mensagem, por meio da qual ele declarou:
Soube que, especialmente agora, estão desenvolvendo e utilizando o BS+ para expandir amplamente a rede de incentivos e de esperança.1
O Mestre ainda afirmou resoluto:
À luz do Gosho e da tradição da Soka Gakkai, o shakubuku e a expansão do Seikyo são a base do caminho certo pelo kosen-rufu e a correnteza principal da batalha das palavras. Aos senhores coordenadores de periódicos que estão na vanguarda desta luta, solicito uma nobre e renomada liderança ainda mais resoluta daqui para a frente, fazendo dos numerosos esforços o próprio orgulho.2
Essas palavras renovam nosso espírito de luta e reafirmam nossa missão: “Que possamos, a partir de agora, expandir ainda mais os raios de esperança contidos em cada edição, transformando e iluminando a sociedade com a benevolência, a sabedoria e os ensinamentos do nosso eterno mestre!”.
Muito obrigado, e parabéns a todos pelos sessenta anos da Editora Brasil Seikyo e do jornal Brasil Seikyo!
Vamos juntos abrir as portas para o futuro!
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.544, 19 dez. 2020, p. 3.
- Ibidem.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO