ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 15/05/2021 06:27
INCENTIVO DO LÍDER
Olá, estimados companheiros!
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O mês de maio é muito importante para todos nós, praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin. Especialmente o Dia 3 de Maio, considerado o ano-novo da nossa vida e, dentre as inúmeras comemorações, trago a seguinte reflexão: “Qual o significado do mês de maio para mim?” “O que determinarei a transformar?”.
Antoine-Laurent de Lavoisier, famoso químico francês e considerado o pai da química moderna, constatou que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Isso explica que as substâncias, quando reagem, têm seus átomos rearranjados e se convertem em outras substâncias.
Tive a grande oportunidade de, junto com milhares de jovens, participar do inesquecível 3 de maio de 2009 e de poder externar o juramento de cumprir o kosen-rufu da localidade. Naquela ocasião, Ikeda sensei em sua mensagem1 compartilhou as seguintes palavras que marcaram meu coração:
O Dia 3 de Maio é o alvorecer do ano-novo da família Soka. É o dia em que, tal como o vigor ascendente do sol da manhã, assinalamos um novo ritmo de alegria e de vitória com ardente decisão rumo ao grande desejo do kosen-rufu. (…) O mundo enfrenta atualmente uma severa crise econômica, além de outras provações. No entanto, quanto mais profunda a escuridão que paira sobre a sociedade, mais fortemente brilharão os raios de luz emitidos pelo Budismo de Nichiren Daishonin. Isto está em exato acordo com o sagrado ensino que diz: “Um grande mal prenuncia a chegada de um grande bem. Se todo o Jambudvipa fosse atirado ao caos, não há dúvida de que [este sutra] seria ‘propagado amplamente em todo o Jambudvipa’”.2
Creio que o grande desafio de aprendizado que estamos vivenciando hoje é a compreensão de que “um grande mal prenuncia a chegada de um grande bem”, que indica fundamentalmente o princípio budista da “transformação de veneno em remédio” (hendoku iyaku, em japonês).
Na área em que atuo como engenheira química, os processos de transformação são a base para podermos usufruir desde as roupas, grande parte do que consumimos, até a água que bebemos. Mesmo a água mais turva de um rio possui o potencial de se tornar límpida e potável por meio de transformações, sejam processos naturais ou industriais. O ponto é o que queremos mudar e no que queremos transformar.
A principal característica de um verdadeiro ensinamento está em seu poder de ajudar as pessoas a converter um grande mal em um grande bem, movendo-se na direção da esperança, felicidade, segurança e paz. No budismo, encontramos, de forma detalhada por meio de exemplos, o caminho correto a se percorrer para isso, imbuídos do espírito de unicidade de mestre e discípulo.
O maravilhoso da fé no Budismo Nichiren é a sua capacidade de transformar o maior sofrimento da vida de uma pessoa na sua maior felicidade, e de tornar os problemas mais difíceis em fontes de crescimento e em uma base para a grandiosidade humana.3
Ótima leitura e forte abraço.
Luana Freitas
Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens de coordenadoria
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.986, 9 maio 2009.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 390, 2017.
- Juventude — Sonhos e Esperanças São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 132, 2017.