Vanguardistas

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 16/05/2020 08:28

Capítulo “Frescor”, volume 29

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

PARTE 59

A reunião de líderes comemorativa de Kyushu iniciou-se um pouco depois das 13 horas. No salão principal constava uma faixa com os dizeres: “Sensei, boa viagem à Índia”. Os membros ali reunidos se sentiam felizes e orgulhosos pelo fato de Shin’ichi partir das terras de Kyushu para essa significativa viagem à Índia.

Ele entrou no auditório pela parte da frente e foi recebido com calorosa salva de palmas. Então, caminhou pela parte central da plateia e se dirigiu até o fundo do salão sentando-se próximo à janela.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

 

— Hoje, gostaria de ouvir a todos neste lugar. Quero partir rumo à Índia, gravando no meu coração o aspecto de avanço radiante e vigoroso dos senhores, unidos como os “Vanguardistas de Kyushu”.

A programação da reunião prosseguiu com as palavras do coordenador da província de Kagoshima, dos líderes da região de Kyushu e dos vice-presidentes. Sentado na parte de trás do local, Shin’ichi voltava os olhos para as pessoas que estavam próximas a ele. Um dos rostos familiares era o de Yuki Fujine, da província de Miyazaki. Era uma senhora que, desde os tempos iniciais de Miyazaki, veio se dedicando à fé com toda a sinceridade, atuando como líder de comunidade e, mais recentemente, como responsável pela Divisão Feminina de regional. Shin’ichi também havia se encontrado com ela diversas vezes.

Em 1974, a Sra. Fujine perdeu o esposo com quem dividia tristezas e alegrias. Era a pessoa que mais a compreendia e um companheiro com quem podia compartilhar quaisquer assuntos da vida. Foi com ele que lutara para abrir o caminho do kosen-rufu da localidade. Ela ficou completamente sem ânimo, como se tivesse aberto enorme lacuna no coração.

Em dezembro do ano seguinte, ela teve a oportunidade de se encontrar e de conversar com Shin’ichi no Centro de Treinamento de Kyushu. A Sra. Fujine relatou-lhe então sobre o falecimento do seu querido esposo.

Shin’ichi a incentivou:

— A senhora deve estar triste, mas não se deixe ser derrotada pela tristeza. Mesmo sozinha, continue a batalhar pela felicidade eterna, esforçando-se e incluindo a parte do seu esposo. Afinal, ele ainda está vivendo dentro do seu coração que luta arduamente.

Com essas palavras, ela recuperou a disposição para viver.

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

 

PARTE 60

Fazia um pouco mais de três anos desde que Shin’ichi incentivara Yuki Fujine. Observando o aspecto radiante dela, ele lhe disse:

— Sra. Fujine, que bom que recuperou o entusiasmo.

— Sim, na verdade, no ano passado passei para o departamento de orientação e me tornei orientadora da regional.

— Por favor, sem exageros, empenhe-se nas atividades com flexibilidade, cuidando bem da saúde.

— Sim, acontece que estou mais atarefada do que quando atuava como responsável pela regional. Minha agenda está totalmente tomada com orientações individuais, todos os dias. Mas fico muito feliz pela confiança que depositam em mim.

— É maravilhoso. O fato de continuar atarefada, mesmo depois de deixar a função executiva, é prova de que a organização é harmoniosa e unida. Esse é meu ideal.
Fico muito feliz. Além disso, é sinal de que a senhora está se empenhando nas atividades com iniciativa, determinada a realizar qualquer coisa em prol do kosen-rufu, protegendo seus sucessores. É fruto de sua nobre personalidade. Se for uma veterana que vive reclamando, as pessoas não lhe darão mais atenção. Por isso, o importante é o aspecto depois de deixar a função executiva. Se cair numa posição em que ninguém mais a consulte, é realmente triste. As funções na organização estão sempre em constante mudança. Porém, a postura na fé com disposição de lutar pelo kosen-rufu nunca deve mudar.

Fujine meneou a cabeça e consultou:

— Mas Yamamoto sensei continuará sempre como presidente da Soka Gakkai, não é?

— Não. Estou pensando em deixar a presidência. Atualmente, na sede da Soka Gakkai chegam grande número de companheiros do mundo todo. Corresponder às pessoas importantes do exterior também tem se tornado relevante. Por essa razão, estou pensando em deixar a presidência e atuar em prol do mundo.

Fujine se assustou e não acreditava no que ouvia.

— Sensei, isso é totalmente inconveniente.

Esquecendo-se que estava no meio da reunião, ela declarava aflita.

Com sorriso no rosto, Shin’ichi lhe disse:

— Já entendi.

Ela nem sequer podia imaginar que três meses depois essas palavras se tornariam realidade.

 

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.