ROTANEWS176 E POR IG CARROS 31/10/2020 06:05
Do europeu CrossPolo ao indiano Ameo: confira algumas das variações do compacto da marca alemã que nunca chegaram ao mercado brasileiro
O Volkswagen Polo surgiu em 1975 como uma versão mais modesta do Audi 50, um hatch compacto criado naquele mesmo ano para ocupar uma posição abaixo do Golf no mercado. Atualmente, o modelo está em sua sexta geração e segue como um dos mais vendidos pela marca no mundo. Além da Europa, é produzido atualmente também em países como Brasil, China e África do Sul.
No mercado brasileiro, o Volkswagen Polo chegou pela primeira vez apenas em 1996, na terceira geração. Importado da Argentina na versão sedã Classic, veio para ocupar o espaço deixado pelo Voyage , que saiu de cena com a chegada do Gol “bolinha”. Aqui, era equipado inicialmente com o motor 1.8 AP brasileiro, tendo recebido já perto do final da sua vida, em 2001, uma variação com motor 1.0 16V.
O primeiro Polo brasileiro (4ª geração na Europa) nasceu em 2002 e seguiria em produção até 2014, já que a Volkswagen escolheu não comercializar por aqui o Polo de 5ª geração. O modelo só voltaria ao Brasil em 2017, com o lançamento do carro atual, de 6ª geração. Confira abaixo algumas variações do compacto que nunca tivemos por aqui.
1 – CrossPolo
Reprodução/Foto-RN176 VW CrossPolo: versão com apelo aventureiro, mas de um jeito mais sofisticado, o que inclui opção de motor a diesel – Divulgação
O Polo de quarta geração foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP) nas versões hatch de cinco portas e sedã. Mas embora os carros com visual aventureiro já fizessem sucesso no Brasil dos anos 2000, uma variação que nunca tivemos por aqui foi a CrossPolo , que também era conhecido no exterior por nomes como Polo Dune e Polo Soho.
Como o nome deixa claro, esse CrossPolo cumpria na Europa o papel que era do CrossFox no Brasil, apostando na mesma receita de suspensão elevada e apliques plásticos na carroceria. Só não trazia o estepe na tampa do porta-malas.
2- Volkswagen Polo R WRC
Reprodução/Foto-RN176 VW Polo R WRC: com 220 cavalos foi uma versão lançada em alusão ao modelo do Campeonato Mundial de Rali – Divulgação
O Polo de 5ª geração marcou o retorno da Volkswagen para o WRC. Para se adequar às regras do Grupo N, a marca alemã teve que produzir um lote de 2.500 unidades de uma versão de rua do seu carro de rali.
Foi assim que surgiu o Polo R WRC . Além do visual marcado pelos elementos de estética esportiva, trazia sob o capô um motor 2.0 TSI de 220 cv, que era combinado a um câmbio manual de seis marchas. Essa cavalaria permitia ao hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e atingir 243 km/h de velocidade máxima.
3 – Polo “Ameo”
Reprodução/Foto-RN176 VW Ameo era uma espécie de notchback, meio termo entre sedã e hatch, que também não tivemos no Brasil – Divulgação
Assim como a legislação brasileira cobra impostos menores dos carros com motores até 1.0, na Índia a taxação beneficia os carros com menos de quatro metros de comprimento.
Isso deu espaço para a criação de uma categoria de inclui até sedãs “cortados” para caber na medida. Um desses modelos era o Volkswagen Ameo , modelo que era um Polo hatch de 5ª geração que foi adaptado para receber uma curtíssima traseira sedã.
4 – Polo russo
Reprodução/Foto-RN176 VW Polo com estilo mais arrojado, vendido na Rùssia, é outra variação do modelo que não vimos no Brasil – Divulgação
Enquanto aqui no Brasil a Volkswagen usou a base MQB-A0 do Polo de 6ª geração para desenvolver o Virtus, na Rússia a marca alemã optou por criar uma solução de custo mais baixo.
Chamado apenas de Polo por lá, esse carro usa a base PQ25 do hatch de 5ª geração, combinada com uma carroceria exclusiva, do tipo liftback, que traz elementos dos Volkswagen mais atuais combinada com uma tampa do porta-malas que abre até o teto.
5- Polo GTI
Reprodução/Foto-RN176 VW Polo GTI europeu é mais sofisticado e rápido que o GTS que temos hoje em dia no Brasil – Divulgação
A versão mais potente do Polo no Brasil é a GTS , que está equipada com um motor 1.4 TSI de 150 cv e permite atingir os 207 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0-100 km/h em 8,4 segundos.
Já na Europa, a variação mais apimentada do Volkswagen Polo é a GTI, que é equipada com o mesmo motor 2.0 TSI que era visto nos últimos Golf GTI nacionais, mas calibrado para desenvolver 200 cv. Com este propulsor, que é combinado com um câmbio automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem. O Polo GTI vai a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge os 238 km/h de máxima.