Veja a Estação Espacial passando na frente do Sol em registro incrível

ROTANEWS176 04/07/2024 09h22                                                                                                                                Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares

A série de fotos mostra, inclusive com detalhes, a Estação Espacial Internacional (ISS), em branco, atravessando na frente do Sol.

 

Reprodução/Foto-RN176 Imagem: 3Dsculptor/Shutterstock

Uma série de imagens espetaculares foi captada pelo fotógrafo Miguel Claro. Embaixador Fotográfico do Observatório Europeu do Sul, ele conseguiu registrar o momento em que a Estação Espacial Internacional (ISS) cruza em frente ao Sol.

  • As imagens mostram a silhueta da ISS a uma distância de 441,5 km do Sol e a uma velocidade de cerca de 7,31 km/s.
  • A foto foi tirada de Figueira da Foz, na costa norte de Portugal, em 2 de junho deste ano.
  • No total, foram quase 200 imagens captadas em cerca de dois segundos.
  • As informações são do Space.com.

A passagem da Estação Espacial Internacional em frente ao Sol não é algo fácil de ser registrado, mesmo com um telescópio especial equipado com filtros de hidrogênio. O fotógrafo só conseguiu capturar esse momento raro com uma câmera de vídeo rápida da Player One Astronomy, a Apollo-M Max, com seu obturador definido para uma taxa de quadros de alta velocidade de 109 imagens por segundo.

Imagens mostram detalhes do Sol

As imagens foram processadas individualmente. É possível ver a ISS em branco, por causa da técnica de inversão usada para processar as imagens da cromosfera do Sol com mais profundidade.

Também é possível reconhecer as distintas estruturas da Estação Espacial Internacional, incluindo seus painéis e módulos solares. A imagem também mostra jatos de gás na atmosfera externa do Sol, uma mancha solar, além de algumas proeminências solares.

 

RN176 Uma fotografia única da Estação Espacial Internacional cruzando na frente do sol

A ISS completa uma órbita inteira ao redor da Terra a cada 90-93 minutos. O laboratório orbital tem cerca de 109 metros de largura. Embora seja bastante grande visto do céu com um diâmetro angular de 62,58″, a estrutura parece muito pequena quando comparada com o tamanho do Sol, que tem um tamanho angular de 31,6′. Isso faz com que o Sol pareça cerca de 30,3 vezes maior do que a Estação Espacial na foto.

RN176; Assista ao vídeo, e fique sabendo qual o proposito da missão deste de 20 novembro de 1998 na Estação Espacial Internacional=EEI, e um esforço conjunto de cinco agências espaciais e tem sido o palco de mais de três mil pesquisas científicas em seu laboratório de microgravidade para um objetivo e implantação do bem comum. Deixe sua opinião?  

FONTE: OLHAR DIGITAL E RN176