ROTANEWS176 E POR FORBES 12/04/2022 20:10 Por Jamie Carter
Imagem foi tirada por orbitador solar da Agência Espacial Europeia e possibilita ver detalhes impressionantes da estrela.
Reprodução/Foto-RN176 Orbitador solar da Agência Espacial Europeia enviou imagem incrível do Sol – Foto: ESA/ATG MEDIALAB
Se você olhar apenas uma “foto espacial” este ano, então tem de ser esta.
Disponível para download neste link, a nova imagem mostra o Sol em impressionantes 83 megapixels. Você pode ampliá-la como nunca pôde antes para ver de perto os filamentos e chamas da estrela.
LEIA MAIS: Conheça a galáxia mais distante já encontrada, com 13,5 bilhões de anos
Tirada no meio do caminho entre a Terra e o Sol, a foto foi registrada em 7 de março de 2022 pela câmera a bordo da espaçonave Solar Orbiter, da Agência Espacial Europeia.
Um mosaico de 25 exposições individuais de 10 minutos tiradas uma após a outra, que fez a nave espacial levar quatro horas para criar.
Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
A imagem mede 9148 x 9112 pixels. São 83 megapixels. Para comparar e entender, uma TV 4K tem 3840 x 2160 pixels, ou seja, 8 megapixels.
Aqui está a imagem (no entanto, você precisa baixar a versão maior para apreciar o quão detalhada ela é).
Reprodução/Foto-RN176 Uma versão em baixa resolução da imagem de alta resolução do Sol do orbitador solar
Não surpreendentemente, esta é a imagem de maior resolução de todo o disco do Sol já tirada, embora câmeras especiais tenham sido usadas para também incluir a atmosfera externa e mais quente, a coroa solar, que normalmente só é visível na Terra durante um eclipse solar total.
A foto foi tirada com uma câmera sensível apenas à região ultravioleta extrema do espectro eletromagnético.
Outras câmeras do Solar Orbiter conseguiram medir a temperatura do Sol enquanto o mosaico estava sendo montado, produzindo esta animação:
Elas foram tiradas pelo instrumento Spectral Imaging of the Coronal Environment (SPICE) da espaçonave em vários comprimentos de onda do espectro ultravioleta. Roxo é gás hidrogênio a uma temperatura de 10.000°C, azul é carbono a 32.000°C, verde é oxigênio a 320.000°C e amarelo é neon a 630.000°C.
Lançado no início de 2020, o Solar Orbiter possui um conjunto de 10 instrumentos científicos diferentes que estão fazendo muitas observações pela primeira vez.
Reprodução/Foto-RN176
Eles incluem as primeiras observações de telescópio de perto do Sol, as primeiras imagens dos polos norte e sul do Sol e a primeira observação completa do vento solar.
Agora, o Solar Orbiter está dentro da órbita de Mercúrio, o mais próximo que chegará do Sol, a cerca de 50 milhões de quilômetros. Este é um dos principais eventos da missão. A nave está em ressonância orbital com Vênus, então, está usando o planeta rotineiramente para alterar sua trajetória. Seu próximo sobrevoo de Vênus será em 3 de setembro de 2022.