ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/03/2022 22:45
ESPECIAL
Jovem de esperança rumo a 2030
Reprodução/Foto-RN176 Representantes da DJ em atividade no Centro Cultural Campestre da BSGI (foto tirada antes da pandemia da Covid-19) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Reconfirmando o espírito do Dia 16 de Março, líderes da Divisão dos Jovens (DJ) da BSGI respondem a perguntas de representantes da juventude Soka brasileira com o objetivo de construir seu futuro e o da BSGI a partir de agora
Líderes participantes:
Monique Tiezzi, coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI; Edjan Santos, coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI; Livia Endo, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI e Camila Akama, coordenadora da Divisão dos Estudantes da BSGI
Carla Lorena, Amazonas: Livia, como nós, jovens líderes, podemos incentivar os membros e amigos mesmo lutando contra nossas próprias frustrações? E como podemos usar as redes sociais para conscientizar as pessoas sobre o futuro 2030 sem banalizar os temas?
Livia: Suas perguntas são ótimas e de muita relevância para a época atual. Muito obrigada! Ikeda sensei compara o coração dos jovens à sensibilidade de um termômetro. Às vezes, os jovens sentem uma alegria imensa e acham que tudo à sua volta é maravilhoso. Em outros momentos, caem em profunda tristeza e chegam a pensar que são inadequados. Isso é mais comum na juventude, mas a verdade é que a vida das pessoas é feita de altos e baixos, com momentos de felicidade e de tristeza. Já a nossa decisão de atuar em prol da felicidade de todos, ou seja, cumprir nosso juramento, é constante e sólida.
Ikeda sensei nos incentiva:
Ao contribuir para a felicidade de outras pessoas, nós nos tornamos felizes. Este também é um princípio da psicologia. Como aqueles que estão sofrendo nas profundezas do inferno, a ponto de perder a vontade de viver, podem se levantar novamente? Se ficarem apenas pensando em seus próprios problemas, mergulharão ainda mais no desespero. Porém, o simples ato de ir ao encontro das pessoas que também estão sofrendo e oferecer apoio possibilita-lhes reaver a vontade de viver. A ação que empenhamos para ajudar o outro nos permite fortalecer nossa própria vida.1
Agora, vou responder à segunda pergunta. As redes sociais são um efetivo meio de comunicação e podem contribuir para o desenvolvimento humano, pela quantidade de conteúdo, abrangência e velocidade com que as ideias e opiniões chegam às pessoas. Por outro lado, pelas mesmas razões, podem ser fonte de disseminação de desinformação e até de discriminação. Acredito que a melhor forma de lidarmos com as redes sociais como ferramenta para a conscientização sobre temas que achamos importantes é fazer tudo com responsabilidade, perguntando a nós mesmos se aquilo que vamos postar ou compartilhar contribuirá para a vida daqueles que verão a mensagem. Esse não é um comportamento diferente do que deveríamos ter fora do mundo virtual. Ikeda sensei ensina sobre esse comportamento com seu exemplo. Ele conta que um dos fatores que fizeram com que ele tivesse sucesso em uma luta foi se perguntar “O que Toda sensei faria, o que diria se me visse agora?”, “Estaria me comportando de uma maneira que ele pudesse se orgulhar de mim, caso estivesse me observando?”.2
Vamos, juntas, rumo a 2030, nos perguntar constantemente se estamos deixando Ikeda sensei orgulhoso com nosso comportamento.
Gabriel Miranda, Rio de Janeiro: Ikeda sensei fala muito sobre 2030, confiando principalmente na Divisão dos Jovens. Quando olhamos para a sociedade atual, vemos várias questões negativas. Pensando nisso, pergunto como e qual seria a forma ideal de aplicarmos na prática os incentivos do Mestre visando esse futuro?
Edjan: Agradeço sinceramente à pergunta. Como um círculo vicioso, o que vem ocorrendo na sociedade causa angústias e aflições em nossa vida. Esses sentimentos parecem nos levar a um poço sem fundo em que acreditamos não ter como mudar. Entretanto, praticamos a filosofia do ilimitado potencial humano e quando conseguimos mudar a nós mesmos, de forma genuína, visualizamos transformar a sociedade e todo o mundo.
No capítulo “Coragem e Sabedoria”, da Nova Revolução Humana, Ikeda sensei orienta:
[…] O movimento da Soka Gakkai conecta a busca individual da felicidade com os ideais da revolução, de forma harmoniosa e sem contradições, assim como a Terra faz a rotação em torno de seu próprio eixo ao mesmo tempo em que realiza a translação em torno do Sol.3
Exatamente um ano atrás, Ikeda sensei nos orientou, em mensagem alusiva à reunião de partida da Divisão dos Jovens da BSGI:
Cada dia vivido com esse nobre desafio se tornará o drama da juventude da nossa revolução humana. Tenham a absoluta convicção de que este desafio se expandirá como uma rede solidária de jovens capaz de transformar até mesmo a história do mundo.4
Acredito que a forma ideal de aplicar os incentivos do Mestre na prática visando 2030 é vencer em nossa revolução humana, diariamente, por meio de uma luta coletiva em nossa organização de base, transformando o próprio núcleo familiar, o bairro, a cidade e toda a sociedade. Onde existe um jovem com esse coração, existe esperança.
Carlos Eduardo, Minas Gerais: Camila, nossos pais e líderes falam muito sobre a relação de mestre e discípulo. Como tornar realidade essa relação tanto em minha vida como na organização? E qual o seu sonho para a Divisão dos Estudantes?
Camila: Carlos, obrigada pela pergunta. Tudo o que foi construído na Gakkai teve como base a relação do discípulo com seu mestre. Quando nosso Ikeda sensei conheceu Josei Toda, ele não sabia nada sobre a filosofia budista em si, mas vendo a postura e o ideal de vida dele e ser humano de grande integridade, sentiu que poderia confiar nele.
O primeiro encontro de Josei Toda com o presidente Ikeda completa 75 anos em 2022. Posso dizer que foi um marco que mudou o rumo da humanidade, Carlos. Hoje, nós, como discípulos de Ikeda sensei, podemos seguir nesse caminho junto com ele. Respondendo à sua questão, acredito que podemos tornar real essa relação de mestre e discípulo nos tornando pessoas de caráter excepcional, inspirando e influenciando positivamente outras pessoas ao redor. Não só as pessoas da nossa localidade, como todas aquelas com as quais nos relacionamos e que ainda não conhecem a filosofia budista, a Soka Gakkai e os Três Mestres Soka.
E respondendo à sua última pergunta, meu sonho para Divisão dos Estudantes é que cada um, o Sucessor Ikeda 2030 deste Brasil, cresça de forma íntegra, muito feliz e forte junto com sua família e seus amigos, enquanto cria sonhos para o futuro. E que desfrute grande boa sorte pelo aprendizado com Ikeda sensei, que sempre nos incentiva a viver com o espírito de jamais sermos derrotados, dedicando-nos à recitação do gongyo e daimoku todos os dias.
Eduarda de Oliveira, Paraná: Monique, o dia 16 de março marca o ponto primordial da Divisão dos Jovens. Como manter vivo, no dia a dia, o espírito de juramento dessa data tão especial? E como transmitir esse sentimento para as futuras gerações?
Monique: Duda, quero agradecer à pergunta e a necessária reflexão que ela nos provoca neste significativo mês de março. Muito obrigada! O dia 16 de março é uma data histórica da Soka Gakkai e representa a transmissão do bastão espiritual do kosen-rufu do mestre para seus discípulos.
Ikeda sensei afirma:
O propósito do kosen-rufu (…) é uma batalha espiritual fundamentada no diálogo para unir pessoas, construir redes de esperança e do bem entre cidadãos do mundo e concretizar assim o ideal de uma família humana global pacífica.5
Nesse sentido, o 16 de Março representa o levantar das pessoas comuns, em especial dos jovens, com o compromisso de combater os males da época e promover a paz a partir de uma ação embasada no humanismo budista, no exato local em que se encontram. E essa é a essência a ser transmitida às futuras gerações.
Mais que uma data a ser comemorada, é o momento de realizar uma profunda reflexão sobre as ações cotidianas e renovar o juramento pelo kosen-rufu. Conforme aprendemos com os Três Mestres Soka, a força desse juramento é capaz de não apenas transformar o mundo, mas ser a fonte de energia, coragem e esperança tão necessária para que cada um de nós conduza o dia a dia com significado, produzindo valor em direção a uma mudança positiva da humanidade. Esse é o espírito que Ikeda sensei nos ensina ao longo de seus 94 anos: todos os dias são 16 de Março! Com esse mesmo espírito, chegou a vez de a geração atual da juventude Soka do Brasil se levantar e cumprir seu juramento ao mestre!
Por isso, convido você e aos jovens de cada canto do país a se unir a nós nesse movimento, levantando-nos no exato local em que estamos para despertar as pessoas ao redor para o caminho da felicidade. Vamos, juntos, escrever as próximas páginas da história da Divisão dos Jovens do Brasil?
Bruno Gujev, São Paulo: No ano que Ikeda sensei denominou “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, como o jovem de 2022 pode se inspirar a ter esse progresso dinâmico em sua vida?
Monique: Excelente pergunta, Bruno! Como jovens, é muito importante refletirmos sobre como encarar cada dia deste ano de profundo significado. A vida de Nichiren Daishonin e a luta dos Mestres Soka nos ensinam que o progresso dinâmico acontece quando superamos grandes dificuldades. Se refletirmos sobre a situação da maioria das pessoas, em especial dos jovens em decorrência do cenário atual, viver cada dia é uma grande batalha contra impasses e preocupações. Acredito que a denominação “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” seja exatamente por essa razão, pois os incomparáveis desafios da época são o combustível necessário para avançarmos grandes distâncias em nossa vida e na sociedade.
Reprodução/Foto-RN176 Reconfirmando o espírito do Dia 16 de Março, líderes da Divisão dos Jovens (DJ) da BSGI respondem a perguntas de representantes da juventude Soka brasileira com o objetivo de construir seu futuro e o da BSGI a partir de agora – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Em resumo, acredito que promover o progresso dinâmico, enquanto jovens, é dar significado a cada novo dia, manifestando a decisão de lutar contra as dificuldades, sem recuar um único passo, com base na prática da fé e nos incentivos de Ikeda sensei. Assim, nossos dias se tornam passos concretos para expandir nosso potencial ilimitado da vida e garantir a vitória em todos os aspectos.
Desejo que possamos viver este “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” de forma intensa e com grande significado, fazendo dele o melhor ano da nossa vida.
No topo: representantes da DJ em atividade no Centro Cultural Campestre da BSGI (foto tirada antes da pandemia da Covid-19)
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 540, ago. 2013, p. 14)
- Brasil Seikyo, ed. 2.410, 10 mar. 2018, p. B3.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 14, p. 73, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 2.556, 20 mar. 2021, p. 3.
- Idem, ed. 2.394, 4 nov. 2017.