ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/03/2023 09:00 DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Com o desejo de oferecer o melhor ambiente para aqueles que fossem assistir aos seus treinos, os jogadores do time de beisebol da Universidade Soka recolhiam o lixo ou as folhas secas que estavam ao redor do campo. Eles tinham a mesma atitude pelo bairro, no campus da universidade ou quando iam jogar em outros campos.
O espírito com que se dedicavam dentro e fora dos jogos foi ensinado pelo fundador da equipe, Daisaku Ikeda, nosso mestre, que os incentivava a jamais se esquecer de que há pessoas que os apoiam. Eles mantinham o espírito do “beisebol humanístico”. Com essa conduta, o vitorioso time carregava o título de quarenta vezes campeão da Liga de Outono ou de Primavera e 29 participações em campeonatos nacionais.
Com mais uma conquista, eles comunicaram a Ikeda sensei, que lhes respondeu: “Vencendo ou não, tenham sempre um vasto coração e ajam com tranquilidade”.
Nos quatro anos que se seguiram, eles amargaram duras derrotas. Apesar de treinarem com empenho, não venceram nem uma partida sequer. O coração deles foi tomado de dúvida e de ansiedade.
Ikeda sensei, nesse período, enviou-lhes muitas mensagens de incentivo e tirou fotos comemorativas com o time. Certa vez, chegou a preparar curry e oferecer aos jogadores com a seguinte orientação: “Sofram o que tiver de sofrer enquanto jovem. Agora é o momento para treinar física e espiritualmente”.
Ele também enviou considerações ao treinador:
— Cuide dos jovens com o coração. É natural existirem vitória e derrota, pois se trata de uma competição. Não estou preocupado com o resultado, o importante é o valor humanístico de cada um. Meu desejo é que treinem o ser humano por meio do beisebol.
Os integrantes da Juventude Soka do Brasil, com o mesmo espírito de se treinarem ultrapassando suas questões, reuniram-se nos dias 18 e 19 de março para a 2ª Academia Índigo. Nesta edição do Brasil Seikyo, saiba tudo o que aconteceu com jovens de todo o país nessa atividade no Centro Cultural Campestre, em Itapevi, SP. Esse encontro só foi possível graças ao incondicional apoio dos veteranos e o treinamento de Ikeda sensei, que é quem mais acredita no valor humanístico dos jovens.
Em 2 de abril de 1989, o fundador do time de beisebol dedicou aos seus integrantes o seguinte poema:
Vença em primeiro lugar
com o coração;
em seguida, com a técnica.
Portanto,
o treino é a prática,
e a prática é o treino.
Os jogadores decidiram se tornar indivíduos repletos de humanismo e polir seu comportamento diário. No ano seguinte, eles voltaram ao pódio, vencendo um importante campeonato pela primeira vez desde a fundação do time.
Ikeda sensei então lhes escreveu: “Continuem desafiando a vencer na próxima disputa. Estou muito feliz com o esforço de vocês. Devemos continuar com nossos desafios para vencermos na próxima vez. Assim deve ser tanto no beisebol quanto na vida diária”.
Com a leitura desta edição, vamos decidir, com humanismo, polindo nosso comportamento diário e criando valor em nossa vida, vencer na próxima disputa.
Ótima leitura!
Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.252, 22 nov. 2014, p. B2.